quinta-feira, 24 de março de 2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

QUANDO DEUS OUVE UMA ORAÇÃO

Texto Áureo (1 Samuel 1-19)

      Ana tinha um grande desejo: ter um filho; era uma mulher humilhada e se sentia a mais infeliz detodas as mulheres; talvez se sentisse até amaldiçoada, porque uma mulher judia sem filhos não era bem vista na sociedade; mas Ana tinha uma esperança e confiança em Deus.

      E qual atitude tomou diante de Deus e dos homens? OROU.

      Mas por que Deus ouviu sua oração e muitas vezes não ouve a nossa oração? O que foi diferente na oração de Ana? O que barra a nossa oração? Por que muitas vezes ela não chega ao trono de Deus? Será que alguma coisa está errada conosco, ou não sabemos pedir?


      Em Tiago 4. 3 está escrito: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.

MAS AFINAL, QUAL FOI A BASE DA ORAÇÃO DE ANA?

1- ANA NÃO ESCONDEU SEU CORAÇÃO DE DEUS.

      Ela esvaziou-se na presença de Deus, se humilhou em sua presença, não escondeu sua amargura, sua aflição, também não escondeu de Deus sua irritação ao ser apontada por Penina, seu desejo de dar a luz suplantou o de ser mãe, de criar o filho, ela não encobriu seu desejo, foi totalmente transparente com Deus.

      E quantas vezes oramos pedindo algo, mas temos uma terceira intençao? quantas vezes pedimos uma benção só para afrontar alguém que nos humilhou, ou que foi contra nós? quantas vezes oramos sem termos o discernimento das consequências que virão se Deus responder com o que queremos? É preciso orarmos com transparência com Deus, pois ele sonda os nossos pensamentos e coração.

2- ELA TOMOU UMA ATITUDE, NÃO FICOU SÓ SE MALDIZENDO OU MURMURANDO.

“Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, o sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente”. (1º Samuel 9-10)

     Ao levantar-se, venceu a si mesma e foi ao templo orar, ela venceu o medo, a sua timidez, a sua dor, a sua insatisfação e a sua humilhação, ela resolveu partir para o tudo ou nada e sabia qual era a chave para vitória.

“E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca”.( 1ºSamuel 1:12)

      Ela entrou em profunda intimidade com Deus, orou a Deus como se o estivesse vendo face-a-face, ela venceu o gigante que estava barrando sua oração – ‘que era o sentimento de autopiedade’. Naquela hora ela não se sentiu mais a coitadinha, a humilhada, mas sentiu-se como verdadeira filha do Deus Altíssimo, do Deus Todo-Poderoso.

“E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.(1º Samuel 1:11)

      Como tem sido nossa oração? Oramos confiando nos propósitos de Deus ou não temos confiança que Deus responda nosso pedido? Temos orado com intimidade ou mais parecemos estrangeiros para Deus? É tempo de orarmos como verdadeiros servos de Deus; sabendo que na hora certa; se for de sua vontade; Deus responderá positivamente; E caso não responda é porque não é a hora certa ou oração certa. Precisamos entender que Deus é soberano sobre nossas vidas e quer o melhor para seus filhos.

3- ANA FEZ UMA ORAÇÃO CURTA, MAS SINCERA

      Ela foi direta, não fez arrodeios para falar com Deus. O que ela sentia falou para Deus; Aprendemos aqui que o importante não é o tempo que passamos orando, mas o fato de que esvaziemos o nosso coração perante Deus; De nada vai adiantar passarmos duas ou três horas orando se não tivermos sinceridade no coração; Oração com muito arrodeio sem um objetivo, não chega a Deus; Lembram-se de Daniel, no capítulo 9? Ele orava intercedendo pelo seu povo; esse era o alvo da oração:

      Daniel capítulo 9. 18 “Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias”.

4- ANA COLOCOU O REINO DE DEUS ACIMA DOS SEUS DESEJOS

      Ana glorificou a Deus, pois seu filho foi prometido a Deus: verso 11 “E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filhovhomem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.

      O Reino de Deus estava acima de tudo para Ana. Ela não colocou seus desejos terrenos a frente de Deus. E a nossa oração? Será que temos sido egoístas? Será uma oração para subir na vida? Ter bom emprego? Ter sucesso? Será que Deus tem concordado com nossas orações? Que nota será que Deus dá para nossas orações? Será que nossa oração é para termos mais unção e intimidade com Deus? Sabe como Davi orou: 

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. - E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”.( Salmos 139:23-24)

      É tempo de rasgarmos nosso coração para Deus; É tempo de quebrarmos as máscaras; É tempo de abandonarmos nossas hipocrisias; É tempo de sermos crentes verdadeiros, sem disfarces; É tempo de arrependimento; Jesus está vindo nos corredores da eternidade buscar um povo santo, fiel e verdadeiro; Um povo de coração limpo, translúcido; É tempo de provarmos que realmente amamos a Deus.

Sem fonte

quarta-feira, 16 de março de 2011

I Samuel - 7: 2



7. E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo SENHOR.







II SAMUEL 6: 1 a 10



1. E TORNOU Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.



2. E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.



3. E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.



4. E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.



5. E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.



6. E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.



7. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.



8. E Davi se contristou, porque o SENHOR abrira rotura em Uzá; e chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.



9. E temeu Davi ao SENHOR naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR?



10. E não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.







Ø INTRODUÇÃO



Prepare o seu coração para esta mensagem, pois ela tocará o mais intimo de seu interior espiritual. Esta mensagem irá mudar sua vida. A importância da Shekinah de Jeová em nossas vidas, algo que muito falamos e poucos buscam. Mas se ao ler esta mensagem você abrir seu coração, a Shekinah de Deus entrará em sua vida e você nunca mais será a mesma pessoa.



Esta mensagem veio a mim, quando buscava eu uma palavra para levar para as ovelhas num domingo de adoração, e então o próprio Jeová me deu esta palavra que quero compartilhar com todos vocês e antes que alguém me remeta um e-mail, para que não perca nenhum tempo, quero lhe pedir que preguem esta mensagem, divulguem este conteúdo, pois ela é a palavra do Senhor.



O que me chamou a atenção foi quando o rei Davi disse: “Como virá a mim a arca do Senhor?”.



Ø A CONFECÇÃO DA ARCA DO SENHOR



No livro de Êxodo (Ex 37:1) a bíblia relata que um artista de nome Bezalel foi chamado por Moisés para construir a arca do Senhor, e segundo a Sagrada Escritura, Bezalel a fez de madeira de Acácia, que era uma madeira nobre e de muita durabilidade, onde nenhum cupim conseguia devora-la. E após feita a arca nas medidas dadas por Deus, Bezalel cobre a arca de ouro puro. Depois ele faz também dois varais de Acácia, também cobertos de ouro puro para condução da arca do Senhor. Faz também Bezalel a tampa da arca chamada de a Tampa do Propiciatório, também coberta de ouro puro com dois querubins ajoelhados onde a ponta de suas azas tocavam uma nas outras, simbolizando os guardiões da presença de Jeová.



Deus diz a Moisés que esta arca representaria a sua presença, que no hebraico de pronuncia SHEKINAH, e onde a arca estivesse ali também estaria a presença do Senhor Jeová. E também diz que somente os levitas deveriam conduzir a Arca do concerto, arca da aliança, arca do Senhor, como queira.



Eu aprendo aqui que a presença de Deus é incorruptível, imutável, e que sua presença esta coberta de glória, pois se a Acácia é a madeira mais nobre e o ouro é o metal mais precioso, então assim é a presença do Senhor Jeová.







Ø POR QUE OS LEVITAS?



Leia este versículo “Dt 10:8-No mesmo tempo o SENHOR separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para servi-lo, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje”.



Deus separou os filhos de Levi para conduzirem a sua presença, mas se examinarmos a história vermos que Levi era mal, pois a bíblia relata que certa ocasião um homem de Siquém veio a Jacó e desejou casar-se com sua filha Diná (Gn 34), porém Levi e Simeão acordaram pela madrugada e mataram todo o povo de Siquém a espada, tendo o velho Jacó que fugir pela madrugada. Que coisa terrível. Também quando Josué vai dividir as terras de Canaã, ele chama todo mundo e dá a parte de Rubem, Issacar, Simeão, Aser, Judá, Zebulon, José, Benjamim, Dã, Nafitali e Gade, porém a tribo de Levi não teve parte na herança.



Parece triste, pois a bíblia nos relata que Deus não faz acepção de pessoas, e agora Levi não tem terra. Eu vejo o meu Deus mostrando mais alguns de seus atributos ao chamar os Levitas para conduzirem a arca, pois eles não teriam porção de terra, eles serviriam seus irmãos, vejo o meu Deus mostrando sua humildade, ao escolher a tribo de Levi que trazia o desprezo, Vejo a Misericórdia de Jeová em chamar o pecador, condenado ao serviço braçal, vejo a graça de Jeová ao buscar por a condução de sua presença em alguém que não merecia. Por isso Deus chamou os Levitas para que levassem a arca e fizessem os serviços no santuário.







Ø O COCHEM GADOL – SUMO SACERDOTE



Aos olhos dos povos, a arca do Senhor era a marca da vitória de um povo humilde, que parecia mais um bando de mendigos perdidos no deserto, e que tinham com eles um Deus que era, é, e sempre será, o Deus dos deuses, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis. E este artefato divino era o móvel que ficava no Santuário, na parte mais santa, ou seja, o santo dos santos.



Uma informação importante. O sumo sacerdote o “cochem Gadol”, era o único que poderia entrar naquele local, porém antes de entrar ele teria que se vestir com uma vestimenta que continha pequenos sinos em sua bainha, e também ter amarrado em sua cintura uma corda caso morra naquele local, os outros sacerdotes o puxariam para fora, pois se lá entrassem também morreriam. E ainda saiba você que o Sumo Sacerdote, antes de entrar no Santo dos Santos, ele ficava no átrio e queimava incenso em oração, enchendo o local de fumaça, porém após algum tempo ele olhava para seus pés, e se visse alguma parte ainda não era hora de entrar. Mais algum tempo então com seus pés cobertos pela fumaça, já com todo o corpo coberto ele olhava para a ponta de seu nariz, e se ele estivesse inteiramente coberto, agora era hora de entrar.



Por isso dentro das igrejas têm hoje muitos doentes fisicamente e pior, espiritualmente, pois entram na presença de Deus de qualquer forma e cheios de pecados, sem antes buscarem o perdão e a purificação destes. Devemos levar mais a sério as celebrações no santuário, pois então eu penso se os Sumos Sacerdotes assim procediam, era porque talvez alguém tenha morrido em fazer a coisa errada. Mas como traremos para nós a presença de Deus? Essa é a nossa necessidade.







Ø ICABÔ – FOI-SE A GLÓRIA DO SENHOR



Porém, muito tempo depois, devido a negligência de alguns, chegamos no tempo em que o líder do Santuário era um Sumo Sacerdote chamado Eli, e seus filhos, Hofni e Finéias (I Sm-1:9). Estes começaram a relaxarem com a divina obra santa do Senhor, ou você nunca leu Jeremias 48:10, ENTÃO LEIA AGORA.



Mas chega um dia em que Hofni e Finéias, levam a arca do Senhor para a batalha de forma, se incluindo ao versículo de Jr-48:10, e ali morrem e a arca do Senhor é levada pelos Filisteus.



Talvez você esteja pensando como os Filisteus pegaram na arca e não morreram, e eu te digo que antes eles tivessem morrido. Mas Deus assim permitiu que acontecesse, pois também seria mais uma oportunidade de mostrar que só Jeová é Deus. Então levaram a arca e a colocaram dentro do templo de Dagon, o deus dos Filisteus, e diz a bíblia que houve festa no arraial dos Filisteus. Porém, no meio do povo de Deus havia choro e tristeza.



Alguém Chega para Eli e lhe dá a notícia, e Eli cai para traz, quebra o pescoço e morre, naquele momento nasce uma criança que passou a se chamar Icabô, que significa “foi-se a glória do Senhor”.



No arraial dos Filisteus alguém escuta um estrondo dentro do templo de Dagon, e pensam eles que a estátua de Dagon, que era de bronze, levantou a perna e esmagou a Arca do Senhor. Então todos correm para ver a tragédia de Deus. Mas no momento em que eles abrem as portas, Dagon esta dobrado, se curvado, de cara no chão diante da arca do Senhor, e todos são acometidos de terríveis hemorróidas. Então eles colocam a arca em alguns bois juntamente com uma oferte de desculpas e mandaram a arca embora de lá. E os bois pararam em Quiriate-Gearim, e foi recolhida na cassa de um homem chamado Abinadabe, que traduzido é “Meu pai é nobre”.



Os tempos se passam, Deus chama um jovem profeta para ser o próximo sacerdote, que também seria juiz e profeta no meio de seu povo, seu nome, Samuel, que significa “ouvido de Deus”, mas um povo que havia perdido o maior artefato espiritual da História da humanidade, a arca do Senhor. Samuel é fiel ao primeiro rei de Israel, chamado Saul, e depois Samuel tendo recebido a ordem de que vai ungir um outro rei para Israel, e o profeta vai à casa de Jessé, e ungi um jovem chamado Davi que significa “amado de Deus”.







Ø DAVI, UM NOVO REI EM ISRAEL.



Davi é ungido rei em Hebrom, e ali governa fielmente sobre aquele pequeno povo, e como a palavra de Deus nos relata que aquele que é fiel no pouco, Deus o colocará no muito, então logo após a morte de Saul, chega à vez de Davi ser colocado no muito, então ele é ungido rei sobre todo o Israel (aguarde a mensagem AS TRÊS UNÇÕES DE DAVI), e logo quando chega ele chama o profeta Abiatar que significa “Deus é pai”, e pergunta: Abiatar, onde está a Arca do Senhor? E Abiatar lhe respondeu que a muitos anos ela foi tomada do meio do povo de Israel.



Então Davi resolve buscar a Arca do Senhor e trazer de volta a presença de Deus. E Davi reúne a elite da igreja para trazer de volta a arca que estava na casa de Abinadabe.



Olhando claramente a intenção de Davi, ela parece ser louvável, e até acreditamos que Deus ficou muitíssimo feliz, mas quero lhe dizer uma coisa, Deus não se alegra com nossas intenções, ele quer que tomemos a atitude certa, pois a boa intenção de Davi o conduziu ao erro.



Chegando à casa de Abinadabe, este oferece um carro novo e bois novos para que se transportassem a arca do Senhor, e assim se fez, porém no meio do caminho um dos bois tropeça e o carro cambaleia, mas um homem da tribo de Judá, chamado Uzá, que era filho de Abinadabe tenta segurar a arca, e no mesmo instante a irá de Deus se acendeu contra Uzá e ele foi morto, e ainda a bíblia que Deus abriu um buraco em Uzá, dava para ver de um lado ao outro. E naquele momento todos para e o rei Davi, creio eu em prantos de desespero, grita em temor o descrito no versículo nove, “COMO TRAREI A MIM A PRESENÇA DE DEUS?”. Então no vr.10, Davi resolve deixar a Arca do Senhor é deixada na casa de Obede-Edom, que traduzido é servo-vermelho. Então Davi volta para casa, triste, cabisbaixo, envergonhado, frustrado, e chorando, e o pior de tudo, sem a SHEKINAH, sem a presença de Deus.



Eu creio que virá um tempo novo para aquele que todo o povo buscará realmente a SHEKINAH DE DEUS, um tempo que a presença de Deus fará a diferença. Hoje temos visto um povo relaxado, pessoas que vão para as Igrejas e ficam olhando o relógio para chegarem em casa e assistir o “fantástico”, pessoas que vão a igreja só para beber água, ou usar o banheiro. Realmente, estamos perdendo a reverência para com a SHEKINAH DE DEUS. E pior do que isto, pastores que sobem nos púlpitos e dizem coisas absurdas, como eu vejo o anjo, eu vejo uma nuvem, eu vejo fogo. Mentirosos, só estão tentando mexer com a emoção do povo, e emoção não traz a presença de Deus.



Como trarei a mim a Shekinah de Deus?



Então o rei Davi busca as escrituras e lá ele lê como se fazia. Davi volta à casa de Obede-Edom e novamente toma a arca do Senhor, só que agora da maneira certa, sem boas intenções e pressa, pois de “boas intenções o inferno está cheio” e a “pressa é inimiga da perfeição”, essa é a maneira errada, mas a bíblia lhe mostra a maneira certa.



A Shekinah de Deus, não pode ser levada em uma carroça, e muito menos levada por animais, Deus não tem prazer em ver um povo ignorante. Aprenda que uma coisa, os levitas simbolizam os filhos de Deus, que são pecadores mas tem o sangue do cordeiro para purifica-los, representa aqueles que não tem herança na terra mas tem a presença de Deus, representa os humilhados que serão exaltados, representa a elite da terra, a noiva do cordeiro, pois eu sempre digo, e aprenda outra coisa, o Cordeiro Santo não vem buscar a Igreja, e sim a Noiva, senão veja: Eram dez virgens, cinco loucas, irresponsáveis, imprudentes e cinco prudentes, preparadas, apaixonadas. As loucas representam a parte que não leva a Shekinah de Deus, mas a esperam ser trazidas por animais. Mas as cinco prudentes representam a verdadeira noiva do cordeiro, que o espera com azeite reserva.



Como trarei a mim a Shekinah de Deus?



Leia I Coríntios 3:16, talvez você não leia e eu não quero que seja ignorante, então eu lhe mostrarei o contexto.



“16-Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17-Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”



Esta é a intenção real de nosso Deus, que nós levemos a sua Shekinah para toda a humanidade.



Ø CONCLUSÃO



Note o contexto que irei lhe mostrar através das pessoas inseridas nesta mensagem e veja a verdade das escrituras.



Bezalel, que significa “na sombra de Deus” constrói a Arca do Senhor, que é a Shekinah do Senhor, e o próprio Jeová escolhe os Levitas, para a conduzirem, nome que traduzido é “unido”, ou seja, um só povo que irá morar no céu. Depois vem Hofini e Finéias, que traduzido é Hofini, “cavidade da mão” representando um povo que só vê Deus como aquele que prospera e são corruptos, e Finéias um nome de origem Egípcia que significa “o negro”, que representa aqueles que estão no meio da igreja, mas tem suas almas escuras de pecados, e ainda não deixaram sua origem mundana para traz, e estes dois irmãos perdem a Shekinah do Senhor. Os Filisteus, que traduzido é “imigrantes, forasteiros, nômades” sendo penalizados mandam a Shekinah embora que fica na casa de Abinadabe, que traduzido é “meu pai é nobre”, representando a misericórdia de Deus para aqueles que perderam a sua Shekinah.



Então vem o profeta Samuel, que traduzido é “ouvido de Deus”, representando pastores que ainda tem compromisso com a palavra e ainda ouvem a voz de um Deus verdadeiro, e não vivem na teoria da prosperidade “universal”, e Samuel ouvindo a Jeová ungi a Davi, que traduzido é “amado de Deus”, também chamado “homem segundo ao coração de Deus” representando um povo que mesmo cheio de falhas são os amados do Senhor. Davi vai à busca da Shekinah do Senhor, mas de forma errada custando à vida de um homem que pensou ser importante e quis meter a mão onde não era chamado, Uzá, que traduzido é “força”.



Diante desta catástrofe, Davi resolve deixar a Shekinah do Senhor na casa de um homem chamado Obede-Edom, que traduzido é “servo-vermelho” representando que primeiro deveria vir um que mesmo sendo filho de Deus se fez servo, e derramou seu precioso sangue para que muitos pudessem ter de volta a Shekinah do Senhor.



Agora que o sangue do servo foi derramado, o amado de Deus vai até o local onde está a Shekinah do Senhor e a leva para casa e a devolve a toda a Israel, que em hebraico traduzido é Is-homem, El-Deus, “HOMEM DE DEUS”. Por isso que eu amo a bíblia, ela é divina, espetacular, extraordinária, e magnífica, acima de tudo ela é a palavra de Deus.

sexta-feira, 11 de março de 2011

1º Crônicas-13.0-1:14

Lições da Morte de um “Bom Homem” – 1 Crônicas 13:1-14



Era um dia de grande alegria em Israel. “Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas” (1 Crônicas 13:8). Depois de mais de 40 anos de desprezo, a arca de Deus estava voltando para ficar novamente no meio do povo de Israel (1 Crônicas 13:1-3; 1 Samuel 4:1-11). Mas, no pique da celebração e festim, os bois que puxavam a arca em seu carro novo tropeçaram. Para evitar que a santa arca caísse no chão, Uzá estendeu a mão e a segurou. Com isso, ele morreu, castigado pela ira do Senhor. O dia de alegria tornou-se em dia de grande tristeza e luto.



O que aconteceu de errado para que se acendesse a ira do Senhor contra este “bom homem” que simplesmente tentava proteger a santidade da arca de Deus?



Um Começo Errado



A busca da arca era, na verdade, a busca da presença de Deus (1 Crônicas 13:6; Êxodo 25:17-22). Isto é a coisa certa a se fazer. Mas, será que existe uma maneira certa de buscar a presença de Deus? Será que existe um jeito certo de louvá-lo?



Vamos analisar como Davi começou errado na sua busca da presença do Senhor:



1. Davi chamou primeiramente as pessoas importantes de Israel. “Consultou Davi os capitães de mil, e os de cem, e todos os príncipes” (1 Crônicas 13:1). As pessoas “importantes” – os ricos, os políticos, e outros de alguma influência entre o povo – freqüentemente são as menos interessadas em fazer a vontade do Senhor, pois acham que já têm tudo de que precisam sem o Senhor. Por exemplo, um jovem rico perguntou a Jesus o que era necessário para ele ser salvo. Quando Jesus mandou que ele tomasse uma decisão entre seguir Jesus ou seguir a riqueza, o jovem decidiu ficar com sua posição e seu dinheiro (Lucas 18:18-23). Devemos consultar primeiramente o Senhor – não há ninguém mais importante do que ele!



2. Davi queria saber a opinião da congregação do povo. Disse Davi, “Se bem vos parece” e depois, “Se vem isso do Senhor…tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela” (1 Crônicas 13:2-3). Davi colocou a opinião do povo acima da opinião do Senhor. Na verdade, se a coisa “vem do Senhor”, já não é preciso mais saber “se bem vos parece”. Uma vez que o Senhor falou sobre a coisa, é a opinião dele que devemos seguir.



3. Davi se agradou com a opinião do povo. “Toda a congregação concordou” e “isso pareceu justo aos olhos de todo o povo” (1 Crônicas 13:4). Quando o povo deu seu apoio, Davi não queria saber mais “se vem isso do Senhor”. Infelizmente, quando vêem que algo agrada “toda a congregação” ou “todo o povo”, muitos líderes esquecem do que agrada ao Senhor! Muitas igrejas de hoje erram da mesma maneira, fazendo de tudo para agradar a congregação, mas nada fazendo para agradar ao Senhor.



Em todos estes casos, Davi errou porque ele começou buscando pessoas em vez de buscar o Senhor. Devemos começar sempre com o Senhor. Deus procura pessoas que o adorarão “em espírito e em verdade” (João 4:23-24). Deus revelou esta verdade na sua palavra, a fim de santificar e unir os seus adoradores (João 17:17-21). Então, para buscar o Senhor devemos consultar a palavra dele, ouvir a opinião dele, e fazer o que lhe é agradável.



Duas Decisões Erradas



“Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro” (1 Crônicas 13:7). O zelo de Davi e do povo não faltava. Fizeram todas as preparações para que a arca fosse trazida à Jerusalém em toda a sua glória. Mas, no seu ânimo de “glorificar o Senhor”, esqueceram da própria vontade dele! Pois, Deus havia dado instruções explícitas sobre como se deve carregar a sua arca: “Farás também varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro; meterás os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca. Os varais ficarão nas argolas e não se tirarão dela” (Êxodo 25:13-15). Era a vontade de Deus que a maneira certa de carregar a arca fosse pelos varais. Quando decidiram colocar a arca num carro novo, desprezaram o mandamento do Senhor.



“Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram” (1 Crônicas 13:9). A arca de Deus era uma das coisas sagradas que pertenciam ao santuário do tabernáculo. O Senhor proibiu fortemente que alguém além dos consagrados sacerdotes a tocasse ou até olhasse para ela: “Havendo, pois, Arão e os seus filhos…acabado de cobrir o santuário e todos os móveis dele, então, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas, nas coisas santas, não tocarão, para que não morram… Arão e seus filhos entrarão e lhes designarão a cada um o seu serviço e a sua carga. Porém, os coatitas não entrarão, nem por um instante, para ver as coisas santas, para que não morram” (Números 4:15-20). Porém, quando os bois tropeçaram, Uzá viu a arca, com toda a sua glória e santidade, caindo para o chão onde seria profanada! Então, a reação natural dele era de estender a mão e segurá-la para proteger a santidade dela. Mas quando ele decidiu tocar na arca, Uzá desprezou o mandamento de Deus.



Estes homens tomaram decisões sem pensar na vontade do Senhor. Davi estava preocupado mais com a aprovação do povo do que com a vontade de Deus. A reação de Uzá mostra que ele estava preocupado mais com a arca (um objeto) do que com a vontade de Deus (um ser divino). Quem busca a Deus tem que estar preparado para tomar decisões baseadas na palavra dele, as quais muitas vezes não vão agradar aos outros (Gálatas 1:10-12). Quem busca a Deus tem que cultivar pelo estudo da sua palavra uma mente renovada, a qual vai agir de acordo com os desejos do Senhor em vez de reagir de acordo com as circunstâncias do momento (Romanos 12:1-2).



A Lição de Autoridade



“Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus. Desgostou-se Davi, porque o Senhor irrompera contra Uzá… Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus?” (1 Crônicas 13:10-12). O jovem rei estava arrazado. Deus havia tomado a vida de um dos seus servos, e a arca do Senhor ainda jazia no caminho para Jerusalém, sem ter como avançá-la. Se é tão duro buscar a presença de Deus, quem jamais conseguirá? Na morte de Uzá, Davi aprendeu uma forte lição sobre autoridade.



Autoridade é o poder de mandar. Por causa do eterno poder e sabedoria de Deus, a palavra dele é autoridade suprema. O motivo de Davi em buscar a arca era nobre, mas ele violou a autoridade de Deus quando ele mudou a maneira de carregá-la. Davi achou que sua maneira de carregar a arca era tão boa quanto usar os varais. Porém, nem todo o seu poder em Israel como o rei escolhido de Deus concedeu a Davi o direito de mudar a lei do Senhor. Este pecado de Davi criou a situação que levou até a morte do seu servo Uzá.



A autoridade de Deus se baseia naquilo que ele nos revela na sua palavra. Ele vai julgar o mundo de acordo com a palavra revelada (João 12:48). Note que não estava escrito na lei que eles não poderiam carregar a arca num carro novo. Isto nem tampouco precisava estar escrito, porque quando Deus revelou a maneira certa de carregá-la, ele já deixou fora todas as outras possibilidades. A autoridade de Deus funciona desta maneira: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor…porém as reveladas nos pertencem…para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29:29). Quem quer agir de acordo com a autoridade de Deus tem que saber o que Deus revelou, e não o que ele não revelou! A palavra revelada de Deus nos habilita para fazermos “toda boa obra” com a autoridade dele (2 Timóteo 3:16-17).



Aplicações Para os Dias Atuais



Hoje em dia, muitas pessoas com ainda menos poder do que Deus concedeu a Davi guardam e ensinam suas próprias maneiras e doutrinas como se fossem iguais às do Senhor. Negando e às vezes contrariando a própria palavra de Deus, muitos líderes religiosos seguem a sua própria autoridade, mudando a lei de Deus para seu próprio benefício, e enganando um povo simples que não tem a prática de buscar a vontade e a autoridade do Senhor nas Escrituras. Mas o erro de Davi e Uzá nos ajuda a ver algumas aplicações práticas:



1. Líderes erram: Até líderes bons que realmente desejam fazer a vontade do Senhor são capazes de errar. Davi era um homem “segundo o coração de Deus” (Atos 13:22). Todos confiavam na grande visão dele para trazer de volta a arca do Senhor. Mas ele deixou de confirmar na palavra de Deus o que estava fazendo, e seu erro levou até a morte de Uzá. Sabendo que líderes erram ou até enganam, devemos sempre confiar no Senhor e na palavra dele em vez de nas pessoas e nas suas interpretações (1 João 4:1).



2. O que parece certo nem sempre é: Toda a congregação se alegrava e dançava ao lado da arca no carro novo. Mas Uzá morreu por causa da falta de respeito pela palavra do Senhor. Ou ninguém sabia (porque não estudavam a palavra) ou ningúem ousava dizer que era errado levar a arca daquela maneira. Muitos hoje procuram uma igreja onde se sentem bem, onde tudo parece ser paz e alegria no Senhor. Mas se a palavra de Deus não está sendo ensinada e obedecida e ninguém tem a coragem de cobrar os líderes por isso, a situação só vai acabar em tristeza e almas mortas.



3. Devemos respeitar a autoridade de Deus: Davi e Uzá conheceram a palavra de Deus, mas deixavam de segui-la à risco. Assim, num momento de pânico, Uzá reagiu errado e morreu. Muitos seguem a palavra de Deus somente nas coisas “convenientes”, e não terão a resposta firme no momento crítico. Mas quem realmente respeita a autoridade de Deus entenderá as palavras do salmista: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmo 119:11; Colossenses 3:16-17)



Jesus Cristo tem toda autoridade hoje. Ele mesmo disse, “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28:18-20). Os servos de Deus em Cristo devem “guardar todas as coisas” que ele ensinou. A autoridade de Cristo foi nos revelada no evangelho, pelos profetas e apóstolos dele (Efésios 3:3-5). Por causa da sua autoridade, a palavra de Cristo é o poder de Deus para salvação (Romanos 1:16-17). Se quisermos buscar a presença de Deus para obtermos a salvação, havemos de buscá-lo somente de acordo com a sua palavra.



Davi aprendeu a lição dura, e mais tarde levou a arca à Jerusalém sobre os ombros dos levitas, como a palavra do Senhor ordenou (1 Crônicas 15:1-15, 25-28). A morte de Uzá testifica que há uma maneira certa de buscar e de louvar a Deus. Vamos buscar e servir a Deus de acordo com a palavra dele, para que não morramos, mas pela obediência obtenhamos vida eterna (João 5:24).
“Texto: I CRÔNICAS 13: 7-14”


Introdução: Jesus está voltando, você crê? E o que ele vem buscar? Será que ele achará fé na terra? Efésios 5: 27 – Igreja madura sem rugas, nem máculas nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Essa igreja ainda não existe !”mas esta sendo preparada EFES 4. 11-16 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

Davi começa a Reinar e quer a presença de Deus

Nada subsiste sem a presença de Deus, pode subsistir na terra, mas não na eternidade.

Ele organizou um grande evento Chegaram a eira de Quidon.

Eira = Porção de terreno duro e liso

Os bois tropeçaram, (tipologia)

I Coríntios 9: 9 – Não ata a boca do boi que debulha, Paulo diz. Porventura está Deus cuidando dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto.

Davi organizou tudo, mas nisto ele não tinha controle.

É o mesmo que acontece hoje (o boi está tropeçando).

Há pessoas que preferem perder o Espírito Santo desde que não toquem em sua programação.

Olhe para Jesus, ele não fazia as mesmas coisas todos os dias. Estava atento pra voz de Deus Mateus 4: 23-25 – Numa vila ele curava, na outra ensinava, na outra pregava, na outra expulsava demônios e na outra curava. Era novidade de vida todos os dias.

Como trarei de volta para mim a glória de Deus?

ele deixou a arca a onde os bois tropeçaram (talvez isso já aconteceu com você.)

A arca foi para a casa de Obede Edon enquanto Davi ferido retorna

E para se perguntar: “Como posso ter a glória de Deus?”.

E o problema que temos é o mesmo problema que Davi teve. Como trazê-la de volta para casa?

Parece que o avivamento é tão difícil de tê-lo.

Parece que Deus não quer nos dar.

Será que Deus é inimigo do avivamento? Será que estamos seguindo os princípios e padrões corretos para termos esse avivamento?

1cronicas 15.13 Dissse Davi Porquanto da primeira vez vós não a levastes, o Senhor fez uma brecha em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança: Deus tem um padrão, ele não vai abençoar coisas erradas, mesmo que a motivação do coração seja boa.

Deus tem um fundamento 1 cor 3. 9-11 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

Quem é o fundamento da sua vida? Jeremias 9: 23,24. Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

Ele esta procurando os adoradores

Há lugar na sua vida para ele se mover? Ou todos os espaços já estão ocupados com seu ativismo humano.

I Crônicas 15:1 Davi fez para si casas na cidade de Davi; também preparou um lugar para a arca de Deus, e armou-lhe uma tenda:

Salmo 132. 3 Não entrarei na casa em que habito, nem subirei ao leito em que durmo; não darei sono aos meus olhos, nem adormecimento às minhas pálpebras, até que eu ache um lugar para o Senhor uma morada para o Poderoso de Jacó.

Amoz 9. 11 Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo de Davi, que está caído, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos;

Deus quer encontrar espaço na sua vida João 14. 23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.

Não é um cômodo da casa e nem casa Isaias 66. 1 Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso? A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que teme a minha palavra.

Davi manda Santificar 1cronmicas 15. 12 e disse-lhes: Vós sois os chefes das casas paternas entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor Deus de Israel ao lugar que lhe preparei.

Hebreus .12. 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

Quando Jesus entrava em Jerusalém o povo gritava, a religião reclamava e Jesus dizia: “-Se eles se calarem as pedras clamarão”.

Obede significa servo e adorador .

É lá que a arca está escondida até os dias de hoje.

A arca nunca foi encontrada porque está na casa dos adoradores.

Salmo 22. 3 Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel.

Foi o que fizeram adoraram I Crônicas 15 – Traga um sacrifício de sete novilhos e sete carneiros.

Sete representa obra completa, um trabalho perfeito, o lugar que se destaca. Nunca conseguiremos percorrer esta jornada sozinhos, sem a benção e a aprovação de Deus. Jesus já morreu como sacrifício, você só precisa dar seis passos e adora-lo.

Salmo 50: 23. Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus

sexta-feira, 4 de março de 2011

Cuidado com as raposinhas...! (Ct 2.13-15)

( 4024 visitas )



Publicado em: 28/9/2006

Por: Ismael Mariano Vieira

Assembléia de Deus - Missão - Mauá - São Paulo

ismael-vieira@uol.com.br

Bíblia Virtual

Versão impressora





INTRODUÇÃO: Vinha e Figueira no contexto bíblico geral, tem conotação com Israel, o povo de Deus e com a Igreja hoje, que é, o Israel de Deus como veremos a seguir:



1 - Israel como Vinha: Is 5.1-5; Jr 2.21; Sl 80.8-14.



2 - Israel como Figueira: Ct 2.13; Mt 24.32; Lc 21.29; Lc 13.6.



3 - A Igreja como O Israel de Deus: Gl 6.16.



Com base nesse contexto bíblico, eu quero falar sobre Vinha, flores, perfume, frutos, brechas e raposinhas.



1 - VINHA EM FLORES: (Ct 2.13) Imagino a Igreja como um jardim regado exalando o bom perfume de Cristo. As flores também fala de um período que antecede os frutos.



2 - FIGUEIRA COM FRUTOS, FIGUINHOS: (Ct 2.13): Imagino a Igreja como uma árvore frutífera carregada com os frutos do Espírito Santo (Gl 5.22). Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão, fidelidade, temperança. Que maravilha!



3 - RAPOSINHAS QUE DANIFICAM A VINHA: (Ct 2.15). Elas representam atitudes e procedimentos egoístas e mesquinhos que compromete o bom andamento da obra, o bom relacionamento cristão, a comunhão entre os irmãos e impede o crescimento da igreja.



4 - AS BRECHAS POR ONDE AS RAPOSINHAS ENTRAM: (Ef 4.27; 1Pe 5.8) Representa a falta de vigilância por parte dos incautos e as oportunidades que damos ao adversário para danificar a vinha.



OBSERVAÇÕES:



1- Quando as raposinhas encontram brechas, elas entram na vinha, danificam as flores e consequentemente a vinha deixa de produzir os seus frutos, cuidado com elas!



2- Há um ditado popular: "onde passa um boi, passa uma boiada" ; então onde passa uma raposinha, passam várias, ela nunca vem só.



5 - DANDO NOME ÀS RAPOSINHAS:



5-1- MENTIRA: Mentir, caluniar, difamar são sinônimos; esse tipo de raposinha tem trazido muito prejuízo para a vinha, geralmente ela vem acompanhada de mais três: Contenda (1Co 3.3); Inimizade (Pv 16.28;Gl 5.20) e Desunião (Sl 133.1).

Obs. Deus aborrece esse tipo de comportamento (Pv 6.16-19).



5-2- CIÚMES: Esse tipo de raposinha quando entra na vinha, faz um estrago grande. Ela traz consigo um sentimento de perseguição e morte (1Sm 18-7-9), o ciumento quer matar, destruir, qualquer um que supostamente possa ameaçar o que é seu.



5-2-1- O aspecto positivo do ciúmes: Zelo, nesse sentido a bíblia afirma que o Espírito Santo tem ciúmes da igreja (Tg 4.5).



5-2-2- O aspecto negativo do ciúmes: Doentio, possessivo, revela complexo de inferioridade e falta de capacidade.



Obs. Essa raposinha entra na Igreja (entre os crentes); no ministério (entre os obreiros) e nos lares (entre os casais), trazendo destruição.



5-3- INVEJA: É um misto de ódio e desgosto pela prosperidade ou alegria do próximo, geralmente quem sofre desse mal, não consegue "alegrar-se com os que se alegram..." (Rm 12.15).



5-3-1- Estava no coração dos irmãos de José (Gn 37.11; At7.9).

5-3-2- Essa raposinha entrou na Igreja de Corinto (1Co 3.3).

5-3-3- Ela é podridão nos ossos, abala a estrutura espiritual (Pv 14.30; 27.4).

5-3-4- Ela é capaz de levar a pessoa a se desviar da verdade (Sl 73.3).



Obs. Quando a igreja pratica o amor. Ela fica livre da inveja (1Co 13.4).



5-4- FALSIDADE: É sinônimo de hipocrisia e fingimento. Pessoas que se fazem passar por aquilo que não são, é como o camaleão, vive sempre camuflado, passa desapercebido, tem língua grande e rápida, não dá chance à sua presa.



5-5- MURMURAÇÃO: Murmurar é falar baixo, falar entre os dentes, falar mal dos irmãos, criticar. O murmurador fala mal de tudo e de todos, nada está bom para ele. Esse tipo de raposinha contamina a igreja com o desânimo e impede o seu crescimento (1Co 10.10; Fp2.14).



5-6- AS RAPOSINHAS TAMBÉM SÃO CONHECIDAS COMO OBRAS DA CARNE: (Gl 5.19-21) e podem impedir os crentes de chegar ao Céu (Gl 5.21); Pedro nos aconselha a colocar pra fora da vinha esses tipos de raposinhas (1Pe 2.1).



CONCLUSÃO: Qual a solução para acabar com as raposinhas?



1- Atear o fogo do Espírito Santo na vinha: O fogo do Espírito não queima a vinha, só afugenta as raposinhas.

2- Alimentar as chamas desse fogo com a Palavra de Deus: Dando prioridade à pregação e ao ensino da Palavra de Deus.

3- Tapar todas as brechas: Vigiando e não dando lugar ao diabo; não adianta expulsar as raposinhas e deixar as brechas, pois elas voltarão.



Obs. Quando se tapa as brechas o inimigo fica furioso: (Ne 4.6,7). Porém, a Igreja da muito fruto e o nome do Pai é glorificado (Jo 15.8).
Related Posts with Thumbnails