quarta-feira, 16 de junho de 2010

SE ALIMENTANDO DA PALAVRA!

      “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.”(Salmos 119:105)

      Deus deixou sua Palavra, a Bíblia Sagrada ao seu povo para que, por meio dela seu povo viesse a alimentar-se espiritualmente. Da mesma forma como Deus enviava o pão dos céus ao israelitas quando peregrinavam em direção à terra prometida, hoje o Senhor continua enviando alimento espiritual, através de sua palavra enquanto peregrinamos nesta terra em direção ao lar celestial.

      Abaixo seguem-se sete motivos para nós, cristãos lermos sua Palavra a cada dia.

      1. Ela nos tornará cristãos mais fortes

      Ninguém deseja ser fraco, quer seja física ou espiritualmente. Os “jovens” de 1João 2.14 já não eram mais “filhinhos”, eram fortes, porque a Palavra de Deus permanecia neles e eles haviam vencido o maligno. Isto significa que haviam se alimentado da Palavra de Deus e não estavam mais sendo constantemente derrotados pelo pecado e pelas tentações. Existe somente um modo para se crescer e fortalecer-se espiritualmente: a leitura e o estudo da Palavra de Deus.

      Geralmente as pessoas que fracassam espiritualmente têm um denominador em comum: a negligência da leitura da Palavra de Deus. Todos estes fracassos (e conseqüente infelicidade) poderiam ter sido evitados, se houvessem aprendido a ler e estudar a Palavra de Deus constantemente.

2. Ela nos dará certeza da salvação

      A primeira necessidade de um cristão é adquirir certeza absoluta de sua salvação. Ela as vezes parece boa demais para ser verdade. Por isso uma das primeiras dificuldades que um novo convertido encontra, depois que se afasta um pouca da pessoa que o conduziu a Cristo, é abrigar algumas dúvidas a respeito da salvação. A única fonte visível desta certeza é a Bíblia. Mas de que vale ela, se ele não a lê? As promessas e garantias que são feitas por Deus serão de pouco valor, se permanecerem encerradas entre as páginas da Bíblia. Os cristãos precisam tê-las gravadas em suas mentes. E foi para isto que a bíblia foi escrita. Notemos 1João 5.13: “Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.”

      O cristão que tem uma certeza sólida que é filho de Deus, que Ele é o seu Pai celestial, possui as bases para viver uma vida cristã sadia. A grande maioria das pessoas que vivem sobrecarregadas de temores, preocupações e outras fraquezas emocionais, geralmente não em certeza da salvação e de que Deus está cuidando dela. Ninguém poderá ter certeza das coisas de Deus enquanto se limitar aos seu próprios pensamentos, pois como a Bíblia ensina, o conceito de Deus não vem pelo muito pensar, mas pela “sabedoria de Deus” - a Bíblia (1Co 1.21). A Bíblia também afirma que “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível. Quem o entenderá? (Jr 17.9). Se alguém deseja a certeza da salvação, então deve começas a ler a Bíblia regularmente - é a única fonte de onde pode-se obtê-la.

3. Ela nos dará confiança e poder na oração

      Quando você se torna um cristão, passa a ter um relacionamento com Deus, e esse relacionamento inclui um diálogo. Mas como sabemos que Ele nos ouve? Porque Ele afirma em sua Palavra, em inúmeros textos. A passagem de 1João 5.14,15 ensina que podemos orar com a confiança de que Ele nos ouve. Em João 15.7 o Senhor Jesus promete: “Se vocês permanecerem em mim e as minhas palavras em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido”. Isto significa que a leitura da Palavra de Deus (que é o modo que a Palavra de Deus permanece em nós) nos concede poder na oração, pois ao estudarmos sua Palavra, ficamos familiarizados com a vontade de Deus, e consequentemente aprendemos a orar com eficácia.

4. A purificação dos pecados

      A Palavra de Deus tem efeito purificador na vida do cristão. O Senhor Jesus disse: “Vocês já estão limpos, pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3). Em outra ocasião o Senhor orou assim: “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). A Bíblia tem o poder de purificar o crente que a estuda.

      Se você é um crente novo, precisa saber o que é e o que não é pecado aos olhos de Deus. Deus não nos abandona a mercê de nossos pensamentos. Ele diz: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (Sl 119.9) O estudo bíblico nos purifica e nos adverte contra o pecado. Ou a Bíblia nos afasta do pecado ou o pecado nos afasta da Bíblia.

5. Ela produzirá paz

      Uma das evidências da nova vida com Deus é a paz que sentimos no coração, mesmo quando as circunstâncias ao nosso redor só inspiram preocupações e temores. O Senhor Jesus disse: “Eu lhes disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz...” (Jo 16.33). O que torna esta afirmação mais relevante é o fato de que o Senhor deu esta mensagem a seus discípulos pouco antes do tumulto que culminou com sua crucificação. Ele desejava que seus discípulos tivessem paz mediante suas palavras, exatamente quando estavam para enfrentar aquela crise iminente. A quase dois mil anos o povo de Deus tem se fortalecido para as crises da vida, lendo e estudando a Bíblia.

6. Ela nos capacitará a testemunharmos de nossa fé

      A maioria das pessoas que encontramos desconhecem quase que totalmente os conceitos bíblicos. Muitas têm dúvidas ou indagações, e precisam de orientação de alguém que conheça a Bíblia. Atualmente a maioria dos cristãos são superficiais com relação ao conhecimento da Palavra de Deus, desta forma, isto gera também um testemunho superficial. É dever de todo cristão ter um conhecimento básico da Palavra de Deus e saber explicá-la. Como sua Palavra nos diz: “...estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vocês, fazendo-o todavia com mansidão e temor” (1 Pe 3.15,16). O único modo de responder ao que nos indaga, ao que zomba ou ao pesquisador sincero que busca o conhecimento da verdade, é nos prepararmos por meio da leitura e estudo diário da Bíblia.

      Ninguém pode transmitir aos outros aquilo que não sabe. Quase todo o crente dar fruto, e testemunhar de Cristo a outros de maneira positiva, mas isto é totalmente impossível se ele não tiver, pelo menos, um conhecimento elementar da Palavra de Deus. A Bíblia afirma que o Espírito Santo nos fará lembrar da Palavra de Deus no momento oportuno (Jo 14.26), porém como o Espírito nos lembrará daquilo que não lemos?

7. Será uma garantia de sucesso e nos orientará nas decisões da vida.

      Todo mundo quer ter sucesso na vida. É por isso que os livros que ensinam como vencer na vida são tão populares hoje em dia. Ninguém leria um livro que ensinasse a fracassar. Há uma interessante passagem bíblica em Josué 1.8: “Não cesses de falar deste livro da lei; antes media nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido”. A meditação diária da Palavra de Deus produz sucesso. E certamente assim aconteceu com Josué.

      A Bíblia também nos orienta a tomarmos decisões com sabedoria, conforme o Salmos 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. Os princípios de Deus nos servem de guia, quando temos de tomar decisões.

      Examinando o Salmo 1, encontramos a fórmula para uma vida bem sucedida: “bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta à roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite. Ele é como árvore plantada junto à corrente de águas, que no devido tempo, dá o seu fruto, cujas folhas não caem. Tudo o que fizer prosperará”.

      Infelizmente a maioria dos cristãos crêem que estão “ocupados demais” nos seu dia-a-dia, para revigorarem a mente com a Palavra de Deus. O que não percebem é que ter tempo é uma questão de preferência, e que a longo prazo, um momento devocional não custaria nada, pois o restante do dia será com certeza mais proveitoso, do que se negligenciasse a leitura bíblica.

Fonte: © Copyright 2006, Microway.

sábado, 5 de junho de 2010

INTIMIDADE, TEMOR E LIBERTAÇÃO

Salmos 25:11-15

11 Por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, que é grande.
12 Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher.
13 Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra.
14 A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.
15 Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço.

      No versículo 11 mostra claramente a humildade que temos de nos ver. Temos de enxergar quem somos. Ou seja, nós somos pecadores, nós herdamos este pecado lá atraz quando Adão e Eva ganharam o direito de ficar doente, envelhecer, sofrer, ... e morrer.`

      Em nosso dia a dia às vezes acordamos e iniciamos o nosso dia, levantamos, cuidamos da higiene pessoal, nos alimentamos e às vezes nem falamos com Deus ... Imagina uma situação, você é filho e mora com seu pai, vocês acordam, fazem tudo que é preciso cedinho antes de sairem de casa, mas quando você cruza com seu pai no corredor de sua casa, você simplesmente passa reto e nem olha para ele, muito menos o cumprimenta.

      Sabe? Em nosso dia a dia fazemos a mesma coisa com Deus. Ignoramos Ele, não falamos com Ele, nem pensamos Nele. Simplesmente o ignoramos. Mas como filhos sabemos pedir, né? Pai me dá isso? me dá aquilo? Tira essa dor minha? Me dá prosperidade? Me dá, me dá, me dá, me dá, ...

      Este versículo fala assim "11 Por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, que é grande."

      Agora pensa comigo. De manhã, você acorda, sai da cama, se ajoelha, se prostra diante de Deus e diz:

      Pai! Bom dia! Tu és Santo, Maravilhoso, Santo é o Senhor. Sem ti não sou nada. Sou pecador, fraco, e preciso de ti. Reconheço o Senhor em todos os meus caminhos, de várias coisas que preciso e quero eu peço só uma. A tua Presença em mim, quando eu falar, quando eu respirar, quando eu trabalhar, quando eu orar, quando eu caminhar, quando eu dirigir, quando estiver com minha família, ... Senhor, eu te amo e te agradeço desde já. Em nome de Jesus! Amém!

      Experimente fazer isso quando você acordar e depois escreva me contando, dê o seu testemunho.

      12 Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher.

      No versículo 12 acima fala sobre o temor. Você tem medo de Deus? Você sai fazendo tudo de sua cabeça mesmo sabendo que está errado? Se você é assim, veja estes versículos abaixo e permita ser transformado.

Jó 4:6
      
      O seu temor a Deus não lhe dá confiança? A sua vida correta não o enche de esperança?

Salmos 2:11

      Adorem o SENHOR com temor. Tremam e se ajoelhem diante dele;

Salmos 19:9

     O temor ao SENHOR é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade.

Provérbios 14:26

      No temor ao SENHOR, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família.

Provérbios 14:27

      O temor ao SENHOR é uma fonte de vida e ajuda a evitar as armadilhas da morte.

Isaías 33:6

      E fará com que o seu povo viva em segurança, dando-lhe salvação completa, sabedoria e conhecimento. O temor do SENHOR é o tesouro mais precioso que o seu povo tem.

      OU seja temendo a Deus você terá os seus caminhos direcionados pelo Pai.



      13 Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra.

      Aqui lemos sobre a prosperidade. Mas é algo mais profundo. Algo que sua descendência usufruirá daquilo que você semeia hoje. O que foi que você fez ou faz em sua vida? Este versículo fala de prosperidade, porém isto serve tanto para riquezas materiais como também para riquezas nos céus. A salvação é individual, mas se você for temente a Deus seus filhos também serão, se você semear no reino, seus filhos aprenderão isso e semearão também. Tudo que você plantou, adquiriu, seus filhos herdarão. Não se esquecendo que este versículo está ligado ao outro sobre temor. Quem teme ao Senhor a prosperidade dele repousará sobre a sua alma.

      Agora imagina se você não teme a Senhor, como será a sua vida e como serão os seus filhos no futuro. Não vejo futuro hoje sem Deus. Para quem é culto, tem faculdade, e põe todas as suas espectativas nisso. Como que poderá ser quando vier uma doença, um terremoto, um vendaval em sua família, nem nessa vida poderemos garantir algo somente com o dinheiro. É muito facil viver sem JESUS. Mas pensa como seria você morrer sem ELE! Agora imagina toda a sua decendência herdando isso.

      Isso pode mudar, com Jesus, segundo o que está escrito na biblia, temos o direito de sermos chamados filhos de Deus, para isso precisamos reconhecer que Jesus sofreu por você, foi humilhado, castigado, surrado, cuspiram nele, o açoitaram, afundaram em sua cabeça uma corôa de espinhos, zombaram dele, ... Ele morreu por você em troca de seus pecados, desceu ao inferno, tomou a chave da morte, ressuscitou ao 3º dia e deixou o consolador, que é o Espírito Santo, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. E proferir isso de sua própria boca em alto e em bons sons.

      Como já falei isso: a salvação é individual, mas se você tiver temor ao Senhor e semear isso, esta palavra diz que sua decendência a herdará. Ou seja! Eles escolherão seguir a Jesus.
 
      14 A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

      Quem não teme a Deus, não tem intimidade com Deus. Segundo o que está escrito na biblia. Não são minhas palavras, mas as de Deus.

      Você pode ser estudioso, um teólogo, saber de tudo, fazer a obra de Deus, ... mas se você não temer a Deus você não saberá sobre a verdadeira amizade com o Senhor. Esta palavra me lembra de Davi, que para Deus ele tinha segundo o seu coração. Davi pecou, cobiçou a mulher do próximo, cometeu adultério, assassinou e mesmo assim o coração dele era segundo o coração de Deus.

      Davi tiha um coração quebrantado, ele pecou sim, não mediu as consequências, que foram grandes por sinal. Mas ele tinha intimidade e também tinha temor do Senhor e fazia de tudo para agradar a Deus.

      15 Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço.

      Não sei quais são os seus problemas. Se você é viciado em drogas, bebida, se você é ladrão, assassino, ... ou se vive no vermelho, ou se vive rodeado de confusão, ou está se sentindo todo amarrado, onde as coisas não andam, tudo dá errado, sua vida está uma droga, parece que está tudo perdido, ou você está doente, uma doença terminal, ou doença incurável, ou seu filho ou filha está assim, ... não importa o que for ou como você está... "Uma vez Deus falou a Abraão, tudo que você vê, será seu."

      Agora eu te escrevo para que você veja este versículo: 15 Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço.

      Eleva os o seus olhos à Jesus. Ele pode te tirar de onde você está ou de como você está. Pense Nêle, converse com Ele, entregue o seu coração a Ele, a sua vida, os seus passos, entregue tudo a Ele. E Ele cuidará de você.

      Olhar para Ele significa aprender sobre Ele e se elevar continuamente ao Senhor significa estar com Jesus no seu dia a dia, em sua casa, com sua familia, deixar Deus te mudar, te transformar, ser tratável, se renunciar do seu ego e orgulho, ... e Ele te livrará de toda armadilha que você estiver. Essa armadilha representa todos esses exemplos citados acima sobre sofrimento e dor.

      Peço para que Deus faça cair as escamas de seus olhos e destampe seus ouvidos e lhe dê sabedoria e entendimento sobre esta palavra. Em nome de Jesus! Amém!



      Voce que leu isso, foi tocado por Deus e quer mudar de vida. Me escreva no email sergiocfs@hotmail.com
Related Posts with Thumbnails