quarta-feira, 26 de maio de 2010

» Mensagens - Título: “As Virtudes que Marcaram Jacó no Vau de Jaboque”



PR. VANDEL� (AS VIRTUDES QUE MARCARAM JACO Vau de Jaboque) - PR. VANDELO




Gn. 32:22; 30-31

“E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.”





“As Virtudes que Marcaram Jacó no Vau de Jaboque”



Jaboque era o mais importante Rio de Gileade, um tributário do Jordão. Jaboque significa efusão. Efusão significa demonstração viva de sentimentos íntimos.

Foi no Vau de Jaboque, ou seja, numa travessia, num lugar mais raso daquele rio, onde era possível passar a pé ou a cavalo sem necessidade de ponte que Jacó teve o encontro com Deus que Mudou sua vida.

Foi ali onde Jacó demonstrou a Deus seus mais profundos e íntimos sentimentos e necessidades.

Jacó tem sido muito usado, citado e referenciado por nós. Explorando sempre o seu aspecto negativo de suplantador, enganador, mas sem dúvida, ele tem virtudes essenciais e tremendamente importantes que não temos muitas vezes explorado. Principalmente a partir do episódio acontecido no Vau de Jaboque.



A Prudência de Jacó

Posso ver nitidamente essa virtude em Jacó nesse momento da sua história. Jacó muitas vezes errou e enganou principalmente a seu irmão. Mas agora reconheceu que era preciso um concerto, uma mudança em sua vida. Jacó pôde ver que agora não dava mais para continuar correndo, escondendo, ocultando e , fugindo, era preciso concertar, encarar a situação, reconciliar com Esaú, e foi aí nesse sentido sua oração, suas atitudes.

Podemos ver:

A Prudência com o bando. Gn. 32:7 (“Então Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos.”)

A Prudência em enviar o presente ao irmão Esaú. Gn. 32:13 (“E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú”)

A Prudência na sua Oração a Deus. Gn. 32:10-11 (“Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos.”)

Jacó diante do temor e aflição fez a única coisa ao seu alcance, voltou-se para Deus. Posso ver a prudência em Jacó ao ver que ele embora estivesse rico, abastado, famoso e prospero em tudo, reconheceu seu estado diante de Deus e a mudança que ele precisava. Jacó lutou a noite toda sabendo que era exatamente pela sua mudança que ele estava lutando.

Quando ele falou ao anjo “não te deixarei ir enquanto não me abençoares” o Anjo sabia do que Jacó estava falando. Jacó tinha consciência que sua luta era para que ele se tornasse um príncipe diante de Deus e deixasse de ser o Jacó, “O Suplantador”.



A experiência pessoal de Jacó com Deus

Jacó entendeu a sua necessidade de ter um momento a sós com Deus. E assim o fez. Gn. 32:22-24a (“E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só”). É interessante notar que Jacó fez passar tudo que tinha, tudo que possuía para ficar a sós com Deus. Ele entendeu que o Vau de Jaboque era a oportunidade da sua vida.

É curioso, significante, observar que só no momento que estava a sós com Deus, o varão apareceu a Jacó. Quanto é grande o número de pessoas que não tiveram ainda seu encontro, sua experiência própria (pessoal) com Deus. Cada um em caráter particular precisa ter, viver, buscar sua experiência individual com Deus.

Você já ficou a sós com Deus? Você já se colocou assim diante de Deus?

É necessário que cada um de nós busquemos isso, alcancemos isso, enfim vivamos isso com Deus. É preciso que cada um em particular tenha sua experiência pessoal com Deus.



A perseverança de Jacó

Vemos nesta passagem o quanto Jacó foi perseverante na luta pela sua benção. Gn. 32:24-26 (“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.”)

Jacó não desistiu em nenhum momento da luta. Jacó não parou, lutou a noite toda e pela manhã estava com a mesma disposição. Vemos sem dúvida nenhuma o valor predominante desta virtude na conquista desta grande vitória de Jacó. Nem os quatro períodos da noite, nem o cansaço, nem a intensidade da luta, nem o deslocamento da coxa, nem a insistência do Anjo pôde barrar ou impedir Jacó de receber sua benção.

O que tem te impedido de ser abençoado, de ser vitorioso? O que tem conseguido tirar você da luta? O que tem roubado a sua perseverança na obra de Deus? Muitos não estão rompendo porque não são perseverantes. Que Deus nos Ajude!



A Transformação (a regeneração) de Jacó

Jacó recebeu no Vau de Jaboque a sua maior benção, a sua transformação. Gn. 32:28 (“Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.”). A partir daquele momento Jacó não seria mais o mesmo, pois o varão mudaria o seu nome de Jacó (enganador, trapaceiro) para Israel (aquele que luta com Deus e prevalece).

E o Varão o Abençoou transformou ali. Gn.32:29 (“E abençoou-o ali”). ESCUTA! Seu nome já foi mudado? Qual nome você tem hoje? Por qual nome você é conhecido? Pelo nome antigo ou por um novo nome?

O nome naquela época refletia muitas vezes o caráter, a personalidade da pessoa ou uma realidade da sua vida ou da história do povo de Deus.

Vemos que apartir do Vau de Jaboque a mudança, a transformação de Jacó foi plena (física, moral e espiritual) e definitiva. (Ele nunca mais foi o mesmo). Sem dúvida é de uma benção assim que nós também estamos precisando. É preciso nascer de novo. Ao encontrar-se com Deus Jacó teve sua Identidade mudada! E você mudou a sua?



“A Visão que Jacó teve de Deus”

No Vau de Jaboque Jacó teve uma real visão de Deus. Gn. 32:29-31 (“E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.”). Aquela visão mudou a mentalidade de Jacó, mudou o sentimento de Jacó, mudou a personalidade de Jacó, mudou a identidade de Jacó, aquela visão mudou o caráter de Jacó.

Jacó chamou o nome daquele lugar Peniel que significa “A FACE DE DEUS”. Quando a pessoa tem a visão da face de Deus de duas uma aconteci, ou a pessoa morri ou muda de vida (é transformado).

Em O texto de Gn. 32:31 (“E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.”) mostra que Jacó “Passou a Peniel”, Ele passou pelo Peniel de Deus e você? já teve essa visão de Deus? Já passou pelo Peniel de Deus? Peniel espiritualmente falando, fala do lugar, da fase ou da situação que Deus usa para nos transformar e mudar nosso caráter e nossa identidade. Peniel representa o lugar, o momento ou a circunstância em que temos um encontro verdadeiro com Deus, em que somos realmente mudados (transformados) por Ele.

Obs.: Ninguém nunca conhece tudo (por maior que seja a experiência, existe muita coisa que continua oculta ainda).é preciso ter a visao de Deus



A determinação de Jacó

Jacó demonstrou determinação de lutar pela benção que precisava Gn. 32:26 (“E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.”). Esta virtude Jacó sempre teve – Ele sempre foi determinado. ‘Podemos ver isso: Quando se decidiu por Raquel. Quando buscou prosperidade. E agora na luta com o Anjo (com o Varão).

Muitas vezes, em muitas ocasiões o que falta em nós, na pessoa é a determinação, “em dizer eu vou buscar”, “eu vou fazer”, “eu vou conseguir”, “eu vou mudar”, “eu vou resistir”, “eu não vou recuar em nome de Jesus.” Fl. 4:13 (“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”)

Meu objetivo nesta palavra, é te levar a determinar, é te levar a travar uma luta com Deus, assim como Jacó, para que possas alcançar a benção que tanto precisa.



“O Toque Divino” da Mudança em Jacó

Jacó recebeu o Toque Divino Gn. 32:25 (“E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.”). Muitos servos de Deus receberam o Toque de Deus (O Toque Divino). ISAIAS recebeu esse Toque Divino Is. 6:6-7 (“Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.”). JEREMIAS recebeu esse Toque Divino Jr. 1:8-9 (“Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;”). PEDRO e os demais Apóstolos receberam esse Toque Divino At. 2:1-3 (“E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”). PAULO recebeu esse Toque Divino At. 9:3-4 (“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?”).

JACÓ recebeu o Toque Divino da Mudança e recebeu transformações importantes:

Física – Quando o Senhor tocou no seu corpo (Coxa);

Moral – Quando o Senhor tocou no seu caráter – o Senhor tocou no coração de Jacó, na identidade dele, mudou seu procedimento completamente;

Espiritual – Seu novo viver confirmou-se ao ser-lhe mudado o nome. Jacó passou a ser outro servo de Deus depois desse Toque. Muitos precisam receber esse toque para ter sua vida espiritual mudada.

Muitos precisam receber esse toque:

Para ser renovado.

Para ser transformado.

Para ser usado por Deus na sua obra.

Você não pode continuar sua vida sem passar o Vau de Jaboque, você não pode prosseguir sem antes passar uma noite com Deus no Vau de Jaboque.





Pr. José Vandelô de Almeida Lara

Bacharel em Teologia

Pastor Regional da Área 19 Campo de Campinas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Jaboque!
O Lugar da Submissão Absoluta
"Jabbok!" (A Place of Total Surrender)


--------------------------------------------------------------------------------
Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright
--------------------------------------------------------------------------------


Por David Wilkerson
sem data
__________

Jaboque! Isso pode ter significado nada para você até agora - mas após ler esta mensagem, deverá se tornar uma das mais importantes palavras de seu vocabulário espiritual.

Jaboque é o lugar onde Jacó lutou com o Senhor. É onde ele fez sua rendição total a Deus. É onde recebeu um novo caráter, e um novo nome: Israel. É onde deitou abaixo seu último ídolo, e teve sua maior vitória.

"Levantou-se naquela mesma noite...e transpôs o vau de Jaboque" (Gênesis 32:22).

Jaboque quer dizer: "lugar da travessia". Também representa luta; esvaziar e transbordar. Que tremenda verdade é revelada nesse local chamado Jaboque. Tem tudo a ver conosco nos dias de hoje. É o lugar onde o povo de Deus descobre o segredo do poder contra todo pecado que assedia. Representa uma crise de vida ou morte - uma crise que leva à rendição absoluta.

Não pode haver vitória gloriosa sobre o ego e o pecado enquanto você não for a Jaboque. Chega uma hora em que precisamos "resolver as coisas com Deus". Temos de enfrentar a nós mesmos, e nos esvaziar de todos maus desejos e ambição própria.

No passado, os crentes aprenderam que há duas travessias na vida do cristão: o mar Vermelho e o rio Jordão. A travessia do mar Vermelho representa sair do mundo. Fala de um novo começo. Simboliza "ser salvo". Muitos do povo de Deus saem do Egito, mas nunca entram na Terra Prometida. Ficam presos no deserto da incredulidade, do medo, da confusão. Deixam o mundo, mas nunca entram na alegria do Senhor.

Uma outra travessia é exigida - o Jordão! O Jordão representa um compromisso de se manter com o Senhor. Batismo nas águas! Leitura da Bíblia! Testemunho! Desejo de crescer em Cristo! É um passar para uma vida de louvor. Para muitos, a Terra Prometida representa a plenitude do Espírito Santo. Um batismo no, e com, o Espírito Santo.

Não é só isso? Uma Terra Prometida? Uma Canaã espiritual para os filhos de Deus? Salvos, batizados, e cheios do Espírito Santo?

Os filhos de Israel entraram na Terra Prometida. Receberam sua herança. Mas nunca entraram efetivamente no repouso que Deus desejava que entrassem! Esses filhos de Deus, tementes a Ele, dirigidos pelo Espírito, ainda tinham pecado no coração! Tinham corações presos à luxúria secreta e à idolatria.

É trágico que o mesmo seja real ainda hoje. Multidões de crentes cheios do Espírito, e dirigidos pelo Espírito - nunca conheçeram o verdadeiro repouso de Deus! Sua paz é perturbada por uma consciência com problemas. Deus disse, em relação a Israel "que não puderam entrar por causa da incredulidade...Portanto, resta um repouso para o povo de Deus" (Hebreus 3:19-4:9).

É possível ser salvo, cheio do Espírito, totalmente dedicado à obra do Senhor, e ainda estar preso a um pecado secreto! É possível expulsar demônios no nome de Cristo, curar os enfermos, realizar milagres, discernir, produzir grandes obras, tudo em nome de Jesus Cristo - e ainda ser um obreiro da iniqüidade amarrado ao pecado.

Só Deus sabe quantos cristãos carregam o peso do pecado secreto, ou da lascívia devastadora. Multidões jamais experimentaram vitória e livramento total de pecados que os assediam. Muitos jovens cristãos dedicados enfrentam uma batalha perdida contra o pecado habitual. Lutam contra o desejo por drogas, por álcool, sexo. Eles amam ternamente o Senhor - mas há "aquela coisa em suas vidas". Odeiam isso, mas continuam. Não querem abandonar Cristo, ou voltar para o mundo. Mas ainda há um ídolo que eles não parecem conseguir entregar.

E, sim, os homens e mulheres de Deus - incluindo ministros do Evangelho - que brigam contra um pecado que os acossa! Eles têm fome de Deus. Nem por um instante pensam em se voltar às coisas desprezíveis do mundo. Anseiam pela plenitude de Cristo. Choram por santidade! São verdadeiramente filhos do Deus Altíssimo.

Mas aquela coisa continua. Aquele tal problema. Esse pequeno ídolo! Ele os faz sofrer e os leva às lágrimas. Eles se dilaceram em culpa e condenação. Sentem-se frágeis, sem valor, confusos. Jejuam, oram, prometem - mas de repente são vencidos, e são levados como ovelhas para o matadouro.

Durante anos tenho lutado com a teologia da vitória total contra o pecado! Não quero dizer "perfeição sem pecado". Quero dizer libertação do cativeiro a todo pecado que esteja afligindo constantemente! Pouca gente estudou mais do que eu quanto à doutrina da santificação. Tenho estudado e lido sobre santificação há anos.

Trabalhei com alguns dos maiores escravos do pecado da face da terra. Então, precisava de respostas. Eu precisava de uma mensagem clara e simples sobre como conseguir e manter vitória contra os pecados das drogas, do álcool, da violência, do fumo, do jogo, do sexo ilícito, e vários outros tipos de vícios. Enquanto o Espírito não me mostrou Jaboque, a minha compreensão era incompleta.

E os cristãos, incluindo ministros que mantém casos secretos de amor? E os esposos e esposas que deixam o casamento, na esperança de achar alguém que lhes agradará mais? Muitas vezes eles mentem referindo uma situação horrível no lar - como desculpa para os casos secretos de amor. Com freqüência ficam desesperadamente envolvidos com outros.

A luxúria sexual - adultério, fornicação - está varrendo a igreja nesses dias como peste negra. Não há vitória contra essa lascívia descontrolada? Será que um verdadeiro filho de Deus precisa atravessar a vida sempre escravo do pecado que o assalta? Será que não há um lugar de vitória total? Não quero dizer ficar livre da tentação, mas livre de ceder à luxúria.

Há uma terceira travessia - Jaboque!

Jaboque era um tributário do rio Jordão. Era um lugar abandonado. O nosso Jaboque tem de ser enfrentado a sós. Você pode atravessar o mar Vermelho com uma valorosa multidão de remidos que deixa o Egito. Você pode atravessar o Jordão com o vitorioso exército do Senhor em torno. Mas atravessará o Jaboque só! Sem conselheiros, amigos, ajudadores. É uma luta pessoal - só entre você e o Senhor.

"Jacó porém ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia" (Gen. 32:24).

Jaboque é onde o Jacó em nós dá o último suspiro. É onde Deus trata conosco não apenas em relação ao pecado, mas em relação ao nosso próprio caráter.

Jacó era um homem com problemas, desesperado. Digamos que Deus o tenha colocado contra a parede. Ele estava voltando após muitos anos, por sua herança. Esaú, o irmão de quem havia usurpado a primogenitura, estava indo em sua direção com um exército de 400 homens.

Jacó havia amadurecido de várias maneiras. Ele agora era um pai amoroso. Era obediente ao Senhor, e seguia a ordem de Deus para voltar ao lar. Ele amava a verdade. Era um homem humilde, de oração. Ouça sua prece:

"Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que tiveste com teu servo..." (Gen. 32:10).

Mas esse servo de Deus - humilde, obediente, de oração, temente ao Senhor, amante da fidelidade - continuava em processo de conciliação! Isso quer dizer: "ceder ao perigo para evitar problema". Paz a qualquer preço inclui concessão!

Em vez de confiar em Deus na crise, ele aparou as arestas. Tentou inventar um jeito de enfrentar o problema. Dividiu o gado em diferentes rebanhos, enviando-o á frente para abrandar o coração do irmão. Bombardeou Esaú com ondas sucessivas de presentes de cabras, camelos, touros, ovelhas, mulas e carneiros.

"Porque dizia: Eu o aplacarei..." (v. 20).

Apaziguamento! É nisso que multidões de cristãos entraram! Cedem ao perigo, porque temem não ter saída! Ouve-se isso por todo lado atualmente: "Não dá para evitar! Eu não quero fazer. Odeio o pecado. Mas apesar do meu súper-esforço, cedo e caio!".

Então vez após outra, nós apaziguamos! Pecamos e confessamos, choramos e confessamos, tentamos descobrir uma saída. Sim, as arestas, os esquemas, as justificações, as desculpas, os planos - tudo em vão. Parecemos fracos contra necessidades e desejos devastadores.

Obediente! De oração! Buscando a fidelidade! Humilde! Amoroso! Bondoso! Temente a Deus! Mas continua aquele pontinho negro! Permanece uma resistência secreta no fundo do coração. Continua o apaziguamento, a maquinação - continua um ídolo em pé - ainda não totalmente entregue. Ainda não sob o senhorio total de Cristo.


--------------------------------------------------------------------------------

Quero Lhe Mostrar o que Precisa Acontecer em Jaboque!
1. Em Jaboque - a Religião dá Lugar à Espiritualidade!



--------------------------------------------------------------------------------

Uma pessoa pode ser muito religiosa, e não ser nem um pouco espiritual. Jacó havia tido uma experiência muito religiosa em Betel. Á caminho de Padã-Arã à procura de uma esposa dentre seu próprio povo, ele teve uma tremenda experiência religiosa.

"E sonhou: eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela" (Gen. 28:12).

Deus apareceu e fez um acordo com ele! Era uma promessa de bênçãos materiais -

"A terra em que agora estás deitado, eu ta darei...na tua descendência serão abençoadas..." (v. 13, 14).

Jacó grita - "Impressionante - o Senhor está neste lugar" (v. vs. 16,17).

Jacó denomina este lugar de Betel, e prossegue em fazer um acordo com Deus. A parte da bênção lhe soa muito bem!

"Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus...e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo" (Gen. 28: 20-22).

Esse acordo soa familiar? Me abençoe, Senhor! Me faça prosperar em todos os meus caminhos! Me dê muito alimento! Vista-me bem! Cuide bem de mim. Aí então O servirei! Aí então darei o dízimo! Dê a mim, para que eu possa Lhe devolver!

Pense nisso: Deus está presente - os céus, abertos! Anjos aparecem! Deus fala! Que experiência religiosa sobrenatural! E tudo que Jacó vê aí é um acordo para terra, alimento, roupas, prosperidade, e sucesso em tudo! Foi uma experiência estritamente religiosa.

Betel é a religião popular de nossos dias. Como Jacó, nossos espíritos de cobiça interpretam as promessas de Deus de modo materialista. Chegamos ao ponto de profanar a preciosa expiação do Senhor Jesus Cristo! Gritando palavras religiosas, falamos do poder do sangue derramado de Cristo. Mas o que estamos dizendo é uma trágica má interpretação daquilo que o Seu sacrifício na verdade consumou.

Tudo o que alguns vêem é o que podem tirar disso. Para eles, a expiação significa meramente saúde, riqueza, prosperidade, e libertação da maldição da pobreza. Estão cegos ao verdadeiro significado da vitória de Cristo na cruz; cegos ao Seu poder sobre o pecado! Cegos à liberdade para se sacrificar, sofrer, e servir voluntariamente para o avanço do Seu reino sobre a terra! Suportar as dificuldades, e sofrer a perda de tudo, se necessário, para ganhar uma coroa incorruptível.

O que dizer das multidões que adoram em Betel? E dos pregadores e mestres que ficam presos em Betel - reclamando as promessas de Betel?

Digo que são pessoas religiosas. Algumas podem ser muito religiosas. Como Jacó podem ter experimentado grandes revelações, podem ter visto anjos, e talvez tenham ouvido Deus. Mas em Betel - a carne ainda está no comando. É um lugar de religião - mas não de real espiritualidade. É uma revelação parcial. Vale para todas as bênçãos, enquanto ignora a luta interior íntima! É estar na presença do Senhor, sem tratar da natureza de Jacó! Isso só ocorre em Jaboque.


--------------------------------------------------------------------------------

2. Jaboque é Um Lugar de Submissão Completa !


--------------------------------------------------------------------------------

É o local da vitória total contra todo pecado que assedia! Você não estará pronto para Jaboque enquanto não estiver em desespero! Você tem de chegar ao fim da linha. Seu peso de pecado precisa lhe levar à uma crise de vida ou morte.

Que crise Jacó enfrentou. De um lado, Esaú se aproximava. Do outro estava o próprio Deus, e uma hoste de testemunhas celestiais. Não dava para avançar. Era fim da linha definitivo! A menos que ocorresse um milagre, ele era um homem morto. Seus pecados o haviam alcançado. Por mais de vinte anos ele tinha sido capaz de blefar. Ele havia sobrevivido às custas de esperteza e dissimulação. Não dava mais para prosseguir - nem mais um dia - como no passado.

Jacó foi forçado a se expor diante da atemorizante presença do Senhor - e a se ver como era! Por toda a noite a luta se feriu. Dessa vez Jacó falou sério! Ele queria a liberdade. Ele queria olhar o Senhor e o mundo nos olhos, e saber que estava sendo honesto e santo. Ele queria que a repreensão sobre ele fosse removida. Ele queria livramento.

"Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó" (Gen. 32:27).

Jacó sabia o quê significava o seu nome: "usurpador de calcanhar". Aquele que engana o irmão, a si próprio, e tenta esconder isso dos olhos flamejantes de Deus. O que o Senhor estava dizendo a Jacó era:

"Olhe para você mesmo - no que se tornou! Não invente desculpas dessa vez! Pelo menos uma vez na vida, enfrente a realidade! Enfrente a verdade - seja honesto ao extremo - ou não haverá vitória!"

E lá de dentro vêm - todo os temores escondidos, e as confissões:

"Deus! Sou falso! Sou tão religioso por fora, mas por dentro uma mentira! Sou um usurpador! Brinquei com fogo por muito tempo! Fiquei arrajando desculpas para meus atos, justificando meu pecado. Me perdoe, Deus..."

Não pode haver vitória alguma contra qualquer pecado que assedia, sem que haja o enfrentamento no ponto final em Jaboque! O temor da justiça e do juízo de Deus contra seu pecado precisa lhe agarrar com determinação. Você tem de enfrentar a realidade de que não é uma pessoa especial, imune à exposição pública e ao julgamento. Você tem de enfrentar o fato de que Deus, em Seu amor, tem de lhe dar um prazo final - uma última chance de obedecer inteiramente!

Não que a Sua graça seja retirada, ou que Seu amor e misericórdia tenham se limitado. Mas chega uma hora quando Deus não pode mais reter o salário do seu pecado! Há uma lei que afirma: "Cobiça concebida gera morte!" O seu pecado lhe descobre!

Você tem de enfrentar a realidade de que não pode continuar vivendo uma mentira. Não importa o quão abençoado você é, não importa o quanto é ungido, não importa que grandes coisas você realizou em Seu nome - Deus não permitirá licença em aberto para continuar pecando! Você tem de obedecer ou então ser exposto a todos - e começar a colher o que plantou.

Enfrente a verdade! Confesse em seus detalhes feios! "Ó Deus, sou adúltero, fornicador. Não sou melhor do que as meretrizes e os homossexuais que ficam se empurrando nas ruas! Sou o maior mentiroso da igreja! Estou enganando a minha família. Não sou o quê as pessoas pensam que eu sou. Eu sei que vou acabar sendo descoberto. Eu sei que terei de pagar o preço pelo que estou fazendo - então assuma isso, Senhor! Faça-o agora! Não quero ter de carregar esse peso nem mais um dia! Me liberte! Cansei de representar!"

Em Jaboque, Cristo nos liberta daquele pecado que nos assedia, transformando a intimidade do nosso caráter.

"Então, disse: Já não te chamarás Jacó e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste" (Gen. 32:38).

Poder de prevalecer através de um novo caráter! Prevalecer quer dizer: "conquistar supremacia, vitória, superioridade". Jacó agora sabia que estava em seu poder o obedecer, porque o Senhor aceitou seu compromisso de submissão.

O nosso Senhor não está interessado simplesmente em nossa vitória sobre certos pecados. Ele quer nos transformar em novas pessoas, com corações puros e mãos limpas. Nós precisamos de uma transformação de caráter.

Só precisou uma única noite desesperadora de enfrentamento da verdade. Uma noite de combate contra a velha natureza! Jacó teve uma profunda mudança em seu corpo e em sua alma. Ele acertou as diferenças com o Senhor, e prevaleceu. O Senhor viu seu desespero, ouviu seu angustiante pedido - e o tocou! O Senhor propositalmente o enfraqueceu! Ele deslocou seu quadril!

Um dos maiores milagres que o Senhor pode operar a nosso favor, é aleijar nossos esforços humanos e nos tornar totalmente dependentes dEle. Você vai sair mancando de Jaboque, humilhado e aleijado - bradando: "Ó Senhor-- fiz minha rendição total. Entreguei todos os meus pecados. O meu ídolo foi esmagado. Mas não vou conseguir vitória sem ajuda sobrenatural. O Senhor me trouxe a esse ponto de obediência absoluta - agora, sustente meu compromisso de modo sobrenatural. Faça-me querer e realizar a Sua perfeita vontade".


--------------------------------------------------------------------------------

3. Jaboque é o Lugar dos Céus Abertos



--------------------------------------------------------------------------------

Deus se revela unicamente àqueles que "ficam livres do dolo". Dolo é o erro, desonestidade, pecado escondido!

Ouça a gloriosa promessa que Jesus fez a Natanael, dentre os Seus: "Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!...Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores cousas do que estas verás...Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem" (João 1:47-51).

Unicamente ele recebeu essa gloriosa promessa - Natanael, não há dolo ou desonestidade em você. Você é um livro aberto. Sem obras ocultas de pecado! Nada atrapalhando sua vida. A você será dado um céu aberto! Você verá coisas que poucos vêem. Revelação plena é sua, pois não há dolo em você!

O nosso Senhor deseja desesperadamente abrir Seu coração para nós, e nos guiar à toda verdade. Mas nosso dolo impede. É por isso que Jaboque é tão necessário! É o lugar para se depositar todos os vestígios finais do dolo, do engano, da desonestidade! Assim os céus estarão abertos para nós! É verdade que os nossos pecados afastam Sua face de nós.

Jacó mudou o nome de Jaboque para "Peniel". Peniel significa "a face de Deus".

"Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva" (Gen. 32:30).

Jacó agora é um homem espiritual. Nada de falar de bênçãos materiais - terras, comida, roupas, sucesso. Ele havia visto Deus, e tinha sido tocado. Agora deixou de ser gado; agora é Cristo.

Os céus ainda uma vez se abriram. A escadaria reapareceu, com anjos subindo e descendo. Mas agora ele compreendia o significado mais profundo desse céu aberto. Significa acesso ao Pai! Significa conhecê-Lo. Significa sentar-se nos lugares celestiais. Alegria indizível. O brilho de Sua presença. O som de Sua voz. Agora, todos os valores espirituais.

Jacó tinha desperdiçado mais de vinte anos. Ele poderia ter desfrutado anos de céus abertos. Ele poderia ter tido unidade com seu irmão e com Labão. Mas os céus tinham se fechado para ele - por causa do dolo. Sei que eu, também, desperdicei anos preciosos, tendo os céus ficado às vezes como uma barra de metal. Os meus ídolos íntimos - o meu dolo não submisso - trancavam o céu. Eu impedia a chegada da revelação da plenitude de Cristo. Eu tinha senão uma visão parcial.

Mas em Jaboque o Senhor ouviu o meu grito, e me libertou! Fiz um compromisso de segui-Lo em submissão absoluta. E então os céus se abriram para mim de novo! Ainda sou tentado - às vezes falho. Mas sei que a obediência outra vez abrirá os céus para mim.

"Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina..." (João 7:17).

Os céus estão abertos para você? O Senhor está se revelando a você em verdade e em santidade? Se não estiver, você poderá estar bloqueando isso por estar agarrado a um ídolo! Pecado secreto pode ser a causa da sequidão e da sua cegueira espiritual. E não pode haver nem amor e nem unidade na igreja, enquanto o povo de Deus não tiver vidas puras e obedientes.

Sim, somos amados! Mas também vamos ser julgados! O julgamento está se iniciando pela casa do Senhor! A igreja inteira de Jesus Cristo está sendo levada para Jaboque! Nenhum de nós escapará desta crise.

"Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?"

"Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível cousa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10: 26-31).

Antes de ir para o banco dos réus de Cristo - vá para Jaboque! Julgue a si mesmo em Jaboque, e você nunca será julgado! Ouça o que a palavra do Senhor diz sobre obediência:

"A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça" (Rom. 1:18).

"Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a cousa roubada" (Josué 7:12).

"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus" (2 Cor. 7:1).

"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração" (Tiago 4:8).

"Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar...Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma" (Tiago 1: 19, 21).

---
Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.


Informações a respeito da Igreja de Times Square | Informações para o Novo Leitor



--------------------------------------------------------------------------------
Arquivo do Texto Simples + Índice dos Sermões em Português + Capela + Subscrição + Copyright
--------------------------------------------------------------------------------


COPYRIGHT/LIMITAÇÕES À REPRODUÇÃO:
Este arquivo de dados é propriedade exclusiva de World Challenge. Ele não pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas na sua totalidade para circular como "freeware", sem custos. Todas as reproduções dos dados deste arquivo devem conter o registro de copyright [i.e., "Copyright © 2002 by World Challenge"]. Este arquivo de dados não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto à venda sem a permissão de World Challenge. Isto inclui todo o seu conteúdo com a exceção de umas poucas e breves citações. Favor incluir a seguinte fonte de crédito: Copyright © 2002 by World Challenge, Lindale, Texas, USA.

Este material é destinado unicamente para uso pessoal e não deve ser exposto publicamente em outras páginas da web. A Lorain County Free-Net Chapel detem os direitos exclusivos da parte de World Challenge, Inc. para publicamente apresentar estas mensagens em sua página da web. É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que ele não seja exposto em um outro site da Internet. Pode-se, contudo, coligar este site para servir como referência destas mensagens.



--------------------------------------------------------------------------------


Este site da web é uma realização de
The Missing Link, Inc.®
Ligando Jovens e Adultos em Dificuldades com Programas Transformadores de Vidas
Web site - http://misslink.org/
Site da Capela - http://misslink.org/chapel2.html
Home Site em Várias Línguas das Pregações de David Wilkerson na Igreja de Times Square
http://www.tscpulpitseries.org/multilan.html


--------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 11 de maio de 2010

Uma mancha no paraísoPostado por Endy-san Real em 5 maio 2010 às 18:33
Enviar mensagem Exibir blog de Endy-san Real






Ao contrário do evolucionismo, a Bíblia ensina que não surgimos de uma ameba, mas de um planejamento perfeito.

No livro de Gênesis, que significa “origens”, está escrito que “no princípio Deus criou os céus e a terra.” Ele apresenta Deus “dando forma” ao nosso planeta e criando tudo pelo poder da Sua Palavra: “Disse Deus: ‘Haja luz’, e houve luz.” Gênesis 1:1-3.

Mas, ao descrever a criação do homem, a Bíblia mostra a atitude diferente de Deus. Ele, que até ali, apenas ordena que as coisas se façam, aparece agora “sujando”as mãos no barro e criando
uma obra de arte em argila. De forma muito carinhosa, o Criador
concebeu cada parte do corpo humano: os olhos, com sua estrutura
fantástica; o cérebro, como um computador insubstituível; o sistema
nervoso central, o sistema imunológico; enfim, tudo minuciosamente
planejado.

Terminada a obra-prima, o Criador se inclinou sobre Sua criatura, “soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.” Gênesis 2:7. Ao abrir os olhos, a primeira coisa que Adão contemplou foi o rosto do próprio Deus. Houve uma interação completa entre Criador e criatura.
Deus fez o homem semelhante a Ele: “Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.” Salmo 8:5 – RA.

O Dono da Terra
Deus abençoou o sexo entre o casal e deu o DOMÍNIO sobre a Terra. “Deus os abençoou, e lhes disse: ´Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu
e sobre todos os animais que se movem pela terra’.” Gênesis 1:28. A palavra “domínio” usada no original hebraico é “radhah” que quer dizer “reinar sobre”. Em outras palavras, o homem era o DONO DA TERRA.

Deus não só deu a Terra de presente ao homem, mas pediu a ele e o advertiu a GUARDAR essa Terra. “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” Gênesis 2:15. No original hebraico, a palavra usada para “guardar” é “shamar”, que significa “GUARDAR CONTRA INTRUSOS”. Deus estava avisando Adão e Eva que haveria um intruso.

Cuidado! Perigo!
Estudamos, no último capítulo, que Lúcifer lançou dúvidas em todo o Universo questionando o caráter divino e que, após sua rebelião, ele foi expulsou do Céu. Mas, por que Deus, ao invés de expulsar Satanás do
Céu, não o destruiu?

É que Lúcifer havia lançado dúvidas a respeito do amor de Deus. Se Deus o exterminasse naquela ocasião, a dúvida continuaria por toda a eternidade na mente dos seres criados, pois ninguém conhecia os
resultados do mal. Outros obedeceriam a Deus por medo e não por amor!

Deus é Deus de liberdade. Todas as suas criaturas, inclusive Adão e Eva, foram criados com liberdade de escolha. A liberdade oferecida pelo Senhor era
tão ampla, que eles poderiam até mesmo rejeitá-Lo, se o desejassem.
Assim, com Lúcifer solto, oferecendo-se como segunda opção ao governo
de Deus, o Senhor colocou diante deles uma maneira para que eles
pudessem exercer seu livre arbítrio: uma árvore no centro do jardim.

A Bíblia revela que Deus se encontrava com o casal todos os dias, na hora do pôr-do-sol (Gênesis 3:8). Deus também os advertiu de que Satanás não tinha vida em si mesmo, por isso, se o escolhessem,
perderiam o contato com a Fonte da vida (Deus) e morreriam: “Coma
livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do
conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer,
certamente você morrerá.” Gênesis 2:16 e 17.

A curiosidade fez com que Eva se aproximasse da árvore proibida. De repente, ela ouviu uma voz dizendo: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?” Gênesis 3:1.Eva deve ter levado um susto. Uma serpente falou com ela, mas serpentes não falam!De onde teria vindo o poder para fazer uma serpente
falar? O corpo da serpente foi usado como fantoche por Satanás, que
induziu Eva a cometer os mesmos pecados que ele: duvidar da palavra de
Deus e tentar ser como Deus. Ele disse à mulher: “Certamente
não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se
abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal.” Gênesis 3:4 e 5. Eva, que já estava encantada por ver uma serpente falar, agora se deleita em pensar que poderia ser como Deus.

Eva decidiu contra Deus e Adão também. Os dois pecaram! Essa escolha trouxe terríveis conseqüências. Agora, Satanás teria a oportunidade de mostrar ao Universo como seria o seu domínio. “Portanto,
da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo
pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque
todos pecaram.” Romanos 5:12.

Príncipe do Mundo? Por Enquanto!
Adão, o DONO DA TERRA, vendeu para Satanás o presente que Deus havia lhe dado. SATANÁS passou a ser O DONO DA TERRA (ver Lucas 4:6). Jesus
reconheceu que Satanás é o “príncipe” deste mundo: “Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo.” João 14:30 ( ver também João12:31 e 16:11).

Depois do pecado, Satanás começou a estabelecer as bases do seu reino. Surgiram doenças, pestes, sofrimentos, mudanças climáticas e mudanças no caráter do ser humano. O apóstolo Paulo disse que nos
últimos dias os homens seriam “egoístas, avarentos,
presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos,
ímpios… cruéis, inimigos do bem… mais amantes dos prazeres do que
amigos de Deus.” 2Timóteo 3:1-4.

Muitas pessoas, ao olharem para tanta miséria e tanta injustiça, afirmam que Deus não existe; afinal, se Ele existe, por que Ele permite todas estas coisas? Não sabem que o deus deste mundo não é Deus e, sim,
Satanás. Ele é coerente com seu mundo. Isso é o que ele tem a oferecer!

E você, também já questionou: “Então, por que Deus não faz alguma coisa para acabar com tudo isso?”

Eu lhe respondo: Ele fez!

E você pergunta: O quê?

O Plano É Revelado
Ele morreu na cruz por nós!

Vamos um pouco atrás: Deus havia advertido que se comessem do fruto, morreriam no mesmo dia.

Os dois pecaram!

Morreram no dia?

Não!

Deus mentiu?

Não!

O próprio Jesus se ofereceu para morrer no lugar do homem!

O Criador se dispôs a pagar o preço da morte por Seus filhos. Assim, Deus não só resolveu o problema do pecado, mas deu a todo o Universo a maior demonstração de amor que pode existir! “Porque Deus
tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que
nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

Não se esqueça que antes de criar o ser humano, Deus sabia que:


A humanidade iria pecar;
O mundo se tornaria o que se tornou;
O coração do homem seria cruel;
Ele teria que vir morrer pelo homem;
Mesmo morrendo pela humanidade, poucos O aceitariam.
Mas, mesmo sabendo de tudo isto, Deus criou o mundo porque sabia que muitos seriam salvos e teriam a oportunidade da vida eterna.

Jesus, através da Sua morte, venceu o domínio de Satanás. Ele disse: “Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.” João 12:31. A Bíblia complementa: “Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos… Eles, pois, o
venceram por causa do sangue do Cordeiro…” Apocalipse
12:10 e 11. O domínio de Satanás no mundo só irá durar até que cada ser
humano tenha a oportunidade de escolher a Deus ou não. Deus está
esperando.

Tenho certeza que, na sua vida, diariamente a história do Éden se repete. Satanás continua misturando a verdade e o erro para enganar você. Ele está “cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo.” Apocalipse 12:12. Mas Deus está à sua procura e lhe pergunta: “Onde você está?”

Quem tem o domínio do seu coração? Jesus está convidando: “Se hoje você ouvir a Minha voz, não endureça o seu coração.” Hebreus 4:7 (adaptado). O mal está com os dias contados e o bem finalmente triunfará. A mancha no paraíso será apagada e nós voltaremos ao lar. Lá
não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, porque as
primeiras coisas passaram.

Tags: mal

Compartilhar Twitter Facebook

< Post Anterior
Comentar







Seguir– Enviar-me um email quando as pessoas comentarem

RSS
Seguir– Enviar-me um email quando as pessoas comentarem
Ilton Raimundo de MoraisSair
Caixa de entrada (83 novo)
Amigos – Convidar (Uma solicitação) (0 solicitações)
Configurações

Adição rápida Mensagem do blogFotosVídeo Convidar amigos Compartilhar esta página

Cancelar
Sobre Manassés Queiroz criou esta Rede do Ning.
Crie uma Rede do Ning! »

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Por David Wilkerson
sem data
__________

Jaboque! Isso pode ter significado nada para você até agora - mas após ler esta mensagem, deverá se tornar uma das mais importantes palavras de seu vocabulário espiritual.

Jaboque é o lugar onde Jacó lutou com o Senhor. É onde ele fez sua rendição total a Deus. É onde recebeu um novo caráter, e um novo nome: Israel. É onde deitou abaixo seu último ídolo, e teve sua maior vitória.

"Levantou-se naquela mesma noite...e transpôs o vau de Jaboque" (Gênesis 32:22).

Jaboque quer dizer: "lugar da travessia". Também representa luta; esvaziar e transbordar. Que tremenda verdade é revelada nesse local chamado Jaboque. Tem tudo a ver conosco nos dias de hoje. É o lugar onde o povo de Deus descobre o segredo do poder contra todo pecado que assedia. Representa uma crise de vida ou morte - uma crise que leva à rendição absoluta.

Não pode haver vitória gloriosa sobre o ego e o pecado enquanto você não for a Jaboque. Chega uma hora em que precisamos "resolver as coisas com Deus". Temos de enfrentar a nós mesmos, e nos esvaziar de todos maus desejos e ambição própria.

No passado, os crentes aprenderam que há duas travessias na vida do cristão: o mar Vermelho e o rio Jordão. A travessia do mar Vermelho representa sair do mundo. Fala de um novo começo. Simboliza "ser salvo". Muitos do povo de Deus saem do Egito, mas nunca entram na Terra Prometida. Ficam presos no deserto da incredulidade, do medo, da confusão. Deixam o mundo, mas nunca entram na alegria do Senhor.

Uma outra travessia é exigida - o Jordão! O Jordão representa um compromisso de se manter com o Senhor. Batismo nas águas! Leitura da Bíblia! Testemunho! Desejo de crescer em Cristo! É um passar para uma vida de louvor. Para muitos, a Terra Prometida representa a plenitude do Espírito Santo. Um batismo no, e com, o Espírito Santo.

Não é só isso? Uma Terra Prometida? Uma Canaã espiritual para os filhos de Deus? Salvos, batizados, e cheios do Espírito Santo?

Os filhos de Israel entraram na Terra Prometida. Receberam sua herança. Mas nunca entraram efetivamente no repouso que Deus desejava que entrassem! Esses filhos de Deus, tementes a Ele, dirigidos pelo Espírito, ainda tinham pecado no coração! Tinham corações presos à luxúria secreta e à idolatria.

É trágico que o mesmo seja real ainda hoje. Multidões de crentes cheios do Espírito, e dirigidos pelo Espírito - nunca conheçeram o verdadeiro repouso de Deus! Sua paz é perturbada por uma consciência com problemas. Deus disse, em relação a Israel "que não puderam entrar por causa da incredulidade...Portanto, resta um repouso para o povo de Deus" (Hebreus 3:19-4:9).

É possível ser salvo, cheio do Espírito, totalmente dedicado à obra do Senhor, e ainda estar preso a um pecado secreto! É possível expulsar demônios no nome de Cristo, curar os enfermos, realizar milagres, discernir, produzir grandes obras, tudo em nome de Jesus Cristo - e ainda ser um obreiro da iniqüidade amarrado ao pecado.

Só Deus sabe quantos cristãos carregam o peso do pecado secreto, ou da lascívia devastadora. Multidões jamais experimentaram vitória e livramento total de pecados que os assediam. Muitos jovens cristãos dedicados enfrentam uma batalha perdida contra o pecado habitual. Lutam contra o desejo por drogas, por álcool, sexo. Eles amam ternamente o Senhor - mas há "aquela coisa em suas vidas". Odeiam isso, mas continuam. Não querem abandonar Cristo, ou voltar para o mundo. Mas ainda há um ídolo que eles não parecem conseguir entregar.

E, sim, os homens e mulheres de Deus - incluindo ministros do Evangelho - que brigam contra um pecado que os acossa! Eles têm fome de Deus. Nem por um instante pensam em se voltar às coisas desprezíveis do mundo. Anseiam pela plenitude de Cristo. Choram por santidade! São verdadeiramente filhos do Deus Altíssimo.

Mas aquela coisa continua. Aquele tal problema. Esse pequeno ídolo! Ele os faz sofrer e os leva às lágrimas. Eles se dilaceram em culpa e condenação. Sentem-se frágeis, sem valor, confusos. Jejuam, oram, prometem - mas de repente são vencidos, e são levados como ovelhas para o matadouro.

Durante anos tenho lutado com a teologia da vitória total contra o pecado! Não quero dizer "perfeição sem pecado". Quero dizer libertação do cativeiro a todo pecado que esteja afligindo constantemente! Pouca gente estudou mais do que eu quanto à doutrina da santificação. Tenho estudado e lido sobre santificação há anos.

Trabalhei com alguns dos maiores escravos do pecado da face da terra. Então, precisava de respostas. Eu precisava de uma mensagem clara e simples sobre como conseguir e manter vitória contra os pecados das drogas, do álcool, da violência, do fumo, do jogo, do sexo ilícito, e vários outros tipos de vícios. Enquanto o Espírito não me mostrou Jaboque, a minha compreensão era incompleta.

E os cristãos, incluindo ministros que mantém casos secretos de amor? E os esposos e esposas que deixam o casamento, na esperança de achar alguém que lhes agradará mais? Muitas vezes eles mentem referindo uma situação horrível no lar - como desculpa para os casos secretos de amor. Com freqüência ficam desesperadamente envolvidos com outros.

A luxúria sexual - adultério, fornicação - está varrendo a igreja nesses dias como peste negra. Não há vitória contra essa lascívia descontrolada? Será que um verdadeiro filho de Deus precisa atravessar a vida sempre escravo do pecado que o assalta? Será que não há um lugar de vitória total? Não quero dizer ficar livre da tentação, mas livre de ceder à luxúria.

Há uma terceira travessia - Jaboque!

Jaboque era um tributário do rio Jordão. Era um lugar abandonado. O nosso Jaboque tem de ser enfrentado a sós. Você pode atravessar o mar Vermelho com uma valorosa multidão de remidos que deixa o Egito. Você pode atravessar o Jordão com o vitorioso exército do Senhor em torno. Mas atravessará o Jaboque só! Sem conselheiros, amigos, ajudadores. É uma luta pessoal - só entre você e o Senhor.

"Jacó porém ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia" (Gen. 32:24).

Jaboque é onde o Jacó em nós dá o último suspiro. É onde Deus trata conosco não apenas em relação ao pecado, mas em relação ao nosso próprio caráter.

Jacó era um homem com problemas, desesperado. Digamos que Deus o tenha colocado contra a parede. Ele estava voltando após muitos anos, por sua herança. Esaú, o irmão de quem havia usurpado a primogenitura, estava indo em sua direção com um exército de 400 homens.

Jacó havia amadurecido de várias maneiras. Ele agora era um pai amoroso. Era obediente ao Senhor, e seguia a ordem de Deus para voltar ao lar. Ele amava a verdade. Era um homem humilde, de oração. Ouça sua prece:

"Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que tiveste com teu servo..." (Gen. 32:10).

Mas esse servo de Deus - humilde, obediente, de oração, temente ao Senhor, amante da fidelidade - continuava em processo de conciliação! Isso quer dizer: "ceder ao perigo para evitar problema". Paz a qualquer preço inclui concessão!

Em vez de confiar em Deus na crise, ele aparou as arestas. Tentou inventar um jeito de enfrentar o problema. Dividiu o gado em diferentes rebanhos, enviando-o á frente para abrandar o coração do irmão. Bombardeou Esaú com ondas sucessivas de presentes de cabras, camelos, touros, ovelhas, mulas e carneiros.

"Porque dizia: Eu o aplacarei..." (v. 20).

Apaziguamento! É nisso que multidões de cristãos entraram! Cedem ao perigo, porque temem não ter saída! Ouve-se isso por todo lado atualmente: "Não dá para evitar! Eu não quero fazer. Odeio o pecado. Mas apesar do meu súper-esforço, cedo e caio!".

Então vez após outra, nós apaziguamos! Pecamos e confessamos, choramos e confessamos, tentamos descobrir uma saída. Sim, as arestas, os esquemas, as justificações, as desculpas, os planos - tudo em vão. Parecemos fracos contra necessidades e desejos devastadores.

Obediente! De oração! Buscando a fidelidade! Humilde! Amoroso! Bondoso! Temente a Deus! Mas continua aquele pontinho negro! Permanece uma resistência secreta no fundo do coração. Continua o apaziguamento, a maquinação - continua um ídolo em pé - ainda não totalmente entregue. Ainda não sob o senhorio total de Cristo.


--------------------------------------------------------------------------------

Quero Lhe Mostrar o que Precisa Acontecer em Jaboque!
1. Em Jaboque - a Religião dá Lugar à Espiritualidade!



--------------------------------------------------------------------------------

Uma pessoa pode ser muito religiosa, e não ser nem um pouco espiritual. Jacó havia tido uma experiência muito religiosa em Betel. Á caminho de Padã-Arã à procura de uma esposa dentre seu próprio povo, ele teve uma tremenda experiência religiosa.

"E sonhou: eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela" (Gen. 28:12).

Deus apareceu e fez um acordo com ele! Era uma promessa de bênçãos materiais -

"A terra em que agora estás deitado, eu ta darei...na tua descendência serão abençoadas..." (v. 13, 14).

Jacó grita - "Impressionante - o Senhor está neste lugar" (v. vs. 16,17).

Jacó denomina este lugar de Betel, e prossegue em fazer um acordo com Deus. A parte da bênção lhe soa muito bem!

"Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus...e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo" (Gen. 28: 20-22).

Esse acordo soa familiar? Me abençoe, Senhor! Me faça prosperar em todos os meus caminhos! Me dê muito alimento! Vista-me bem! Cuide bem de mim. Aí então O servirei! Aí então darei o dízimo! Dê a mim, para que eu possa Lhe devolver!

Pense nisso: Deus está presente - os céus, abertos! Anjos aparecem! Deus fala! Que experiência religiosa sobrenatural! E tudo que Jacó vê aí é um acordo para terra, alimento, roupas, prosperidade, e sucesso em tudo! Foi uma experiência estritamente religiosa.

Betel é a religião popular de nossos dias. Como Jacó, nossos espíritos de cobiça interpretam as promessas de Deus de modo materialista. Chegamos ao ponto de profanar a preciosa expiação do Senhor Jesus Cristo! Gritando palavras religiosas, falamos do poder do sangue derramado de Cristo. Mas o que estamos dizendo é uma trágica má interpretação daquilo que o Seu sacrifício na verdade consumou.

Tudo o que alguns vêem é o que podem tirar disso. Para eles, a expiação significa meramente saúde, riqueza, prosperidade, e libertação da maldição da pobreza. Estão cegos ao verdadeiro significado da vitória de Cristo na cruz; cegos ao Seu poder sobre o pecado! Cegos à liberdade para se sacrificar, sofrer, e servir voluntariamente para o avanço do Seu reino sobre a terra! Suportar as dificuldades, e sofrer a perda de tudo, se necessário, para ganhar uma coroa incorruptível.

O que dizer das multidões que adoram em Betel? E dos pregadores e mestres que ficam presos em Betel - reclamando as promessas de Betel?

Digo que são pessoas religiosas. Algumas podem ser muito religiosas. Como Jacó podem ter experimentado grandes revelações, podem ter visto anjos, e talvez tenham ouvido Deus. Mas em Betel - a carne ainda está no comando. É um lugar de religião - mas não de real espiritualidade. É uma revelação parcial. Vale para todas as bênçãos, enquanto ignora a luta interior íntima! É estar na presença do Senhor, sem tratar da natureza de Jacó! Isso só ocorre em Jaboque.


--------------------------------------------------------------------------------

2. Jaboque é Um Lugar de Submissão Completa !


--------------------------------------------------------------------------------

É o local da vitória total contra todo pecado que assedia! Você não estará pronto para Jaboque enquanto não estiver em desespero! Você tem de chegar ao fim da linha. Seu peso de pecado precisa lhe levar à uma crise de vida ou morte.

Que crise Jacó enfrentou. De um lado, Esaú se aproximava. Do outro estava o próprio Deus, e uma hoste de testemunhas celestiais. Não dava para avançar. Era fim da linha definitivo! A menos que ocorresse um milagre, ele era um homem morto. Seus pecados o haviam alcançado. Por mais de vinte anos ele tinha sido capaz de blefar. Ele havia sobrevivido às custas de esperteza e dissimulação. Não dava mais para prosseguir - nem mais um dia - como no passado.

Jacó foi forçado a se expor diante da atemorizante presença do Senhor - e a se ver como era! Por toda a noite a luta se feriu. Dessa vez Jacó falou sério! Ele queria a liberdade. Ele queria olhar o Senhor e o mundo nos olhos, e saber que estava sendo honesto e santo. Ele queria que a repreensão sobre ele fosse removida. Ele queria livramento.

"Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó" (Gen. 32:27).

Jacó sabia o quê significava o seu nome: "usurpador de calcanhar". Aquele que engana o irmão, a si próprio, e tenta esconder isso dos olhos flamejantes de Deus. O que o Senhor estava dizendo a Jacó era:

"Olhe para você mesmo - no que se tornou! Não invente desculpas dessa vez! Pelo menos uma vez na vida, enfrente a realidade! Enfrente a verdade - seja honesto ao extremo - ou não haverá vitória!"

E lá de dentro vêm - todo os temores escondidos, e as confissões:

"Deus! Sou falso! Sou tão religioso por fora, mas por dentro uma mentira! Sou um usurpador! Brinquei com fogo por muito tempo! Fiquei arrajando desculpas para meus atos, justificando meu pecado. Me perdoe, Deus..."

Não pode haver vitória alguma contra qualquer pecado que assedia, sem que haja o enfrentamento no ponto final em Jaboque! O temor da justiça e do juízo de Deus contra seu pecado precisa lhe agarrar com determinação. Você tem de enfrentar a realidade de que não é uma pessoa especial, imune à exposição pública e ao julgamento. Você tem de enfrentar o fato de que Deus, em Seu amor, tem de lhe dar um prazo final - uma última chance de obedecer inteiramente!

Não que a Sua graça seja retirada, ou que Seu amor e misericórdia tenham se limitado. Mas chega uma hora quando Deus não pode mais reter o salário do seu pecado! Há uma lei que afirma: "Cobiça concebida gera morte!" O seu pecado lhe descobre!

Você tem de enfrentar a realidade de que não pode continuar vivendo uma mentira. Não importa o quão abençoado você é, não importa o quanto é ungido, não importa que grandes coisas você realizou em Seu nome - Deus não permitirá licença em aberto para continuar pecando! Você tem de obedecer ou então ser exposto a todos - e começar a colher o que plantou.

Enfrente a verdade! Confesse em seus detalhes feios! "Ó Deus, sou adúltero, fornicador. Não sou melhor do que as meretrizes e os homossexuais que ficam se empurrando nas ruas! Sou o maior mentiroso da igreja! Estou enganando a minha família. Não sou o quê as pessoas pensam que eu sou. Eu sei que vou acabar sendo descoberto. Eu sei que terei de pagar o preço pelo que estou fazendo - então assuma isso, Senhor! Faça-o agora! Não quero ter de carregar esse peso nem mais um dia! Me liberte! Cansei de representar!"

Em Jaboque, Cristo nos liberta daquele pecado que nos assedia, transformando a intimidade do nosso caráter.

"Então, disse: Já não te chamarás Jacó e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste" (Gen. 32:38).

Poder de prevalecer através de um novo caráter! Prevalecer quer dizer: "conquistar supremacia, vitória, superioridade". Jacó agora sabia que estava em seu poder o obedecer, porque o Senhor aceitou seu compromisso de submissão.

O nosso Senhor não está interessado simplesmente em nossa vitória sobre certos pecados. Ele quer nos transformar em novas pessoas, com corações puros e mãos limpas. Nós precisamos de uma transformação de caráter.

Só precisou uma única noite desesperadora de enfrentamento da verdade. Uma noite de combate contra a velha natureza! Jacó teve uma profunda mudança em seu corpo e em sua alma. Ele acertou as diferenças com o Senhor, e prevaleceu. O Senhor viu seu desespero, ouviu seu angustiante pedido - e o tocou! O Senhor propositalmente o enfraqueceu! Ele deslocou seu quadril!

Um dos maiores milagres que o Senhor pode operar a nosso favor, é aleijar nossos esforços humanos e nos tornar totalmente dependentes dEle. Você vai sair mancando de Jaboque, humilhado e aleijado - bradando: "Ó Senhor-- fiz minha rendição total. Entreguei todos os meus pecados. O meu ídolo foi esmagado. Mas não vou conseguir vitória sem ajuda sobrenatural. O Senhor me trouxe a esse ponto de obediência absoluta - agora, sustente meu compromisso de modo sobrenatural. Faça-me querer e realizar a Sua perfeita vontade".


--------------------------------------------------------------------------------

3. Jaboque é o Lugar dos Céus Abertos



--------------------------------------------------------------------------------

Deus se revela unicamente àqueles que "ficam livres do dolo". Dolo é o erro, desonestidade, pecado escondido!

Ouça a gloriosa promessa que Jesus fez a Natanael, dentre os Seus: "Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!...Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores cousas do que estas verás...Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem" (João 1:47-51).

Unicamente ele recebeu essa gloriosa promessa - Natanael, não há dolo ou desonestidade em você. Você é um livro aberto. Sem obras ocultas de pecado! Nada atrapalhando sua vida. A você será dado um céu aberto! Você verá coisas que poucos vêem. Revelação plena é sua, pois não há dolo em você!

O nosso Senhor deseja desesperadamente abrir Seu coração para nós, e nos guiar à toda verdade. Mas nosso dolo impede. É por isso que Jaboque é tão necessário! É o lugar para se depositar todos os vestígios finais do dolo, do engano, da desonestidade! Assim os céus estarão abertos para nós! É verdade que os nossos pecados afastam Sua face de nós.

Jacó mudou o nome de Jaboque para "Peniel". Peniel significa "a face de Deus".

"Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva" (Gen. 32:30).

Jacó agora é um homem espiritual. Nada de falar de bênçãos materiais - terras, comida, roupas, sucesso. Ele havia visto Deus, e tinha sido tocado. Agora deixou de ser gado; agora é Cristo.

Os céus ainda uma vez se abriram. A escadaria reapareceu, com anjos subindo e descendo. Mas agora ele compreendia o significado mais profundo desse céu aberto. Significa acesso ao Pai! Significa conhecê-Lo. Significa sentar-se nos lugares celestiais. Alegria indizível. O brilho de Sua presença. O som de Sua voz. Agora, todos os valores espirituais.

Jacó tinha desperdiçado mais de vinte anos. Ele poderia ter desfrutado anos de céus abertos. Ele poderia ter tido unidade com seu irmão e com Labão. Mas os céus tinham se fechado para ele - por causa do dolo. Sei que eu, também, desperdicei anos preciosos, tendo os céus ficado às vezes como uma barra de metal. Os meus ídolos íntimos - o meu dolo não submisso - trancavam o céu. Eu impedia a chegada da revelação da plenitude de Cristo. Eu tinha senão uma visão parcial.

Mas em Jaboque o Senhor ouviu o meu grito, e me libertou! Fiz um compromisso de segui-Lo em submissão absoluta. E então os céus se abriram para mim de novo! Ainda sou tentado - às vezes falho. Mas sei que a obediência outra vez abrirá os céus para mim.

"Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina..." (João 7:17).

Os céus estão abertos para você? O Senhor está se revelando a você em verdade e em santidade? Se não estiver, você poderá estar bloqueando isso por estar agarrado a um ídolo! Pecado secreto pode ser a causa da sequidão e da sua cegueira espiritual. E não pode haver nem amor e nem unidade na igreja, enquanto o povo de Deus não tiver vidas puras e obedientes.

Sim, somos amados! Mas também vamos ser julgados! O julgamento está se iniciando pela casa do Senhor! A igreja inteira de Jesus Cristo está sendo levada para Jaboque! Nenhum de nós escapará desta crise.

"Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?"

"Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível cousa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10: 26-31).

Antes de ir para o banco dos réus de Cristo - vá para Jaboque! Julgue a si mesmo em Jaboque, e você nunca será julgado! Ouça o que a palavra do Senhor diz sobre obediência:

"A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça" (Rom. 1:18).

"Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a cousa roubada" (Josué 7:12).

"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus" (2 Cor. 7:1).

"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração" (Tiago 4:8).

"Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar...Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma" (Tiago 1: 19, 21).

---
Usado através de permissão concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA.


Informações a respeito da Igreja de Times Square | Informações para o Novo Leitor

terça-feira, 4 de maio de 2010

Posso ter uma segunda chance?Publicado por Manassés Queiroz em 23 junho 2009 às 10:20 em Ouvindo a Voz de Deus
Back to Ouvindo a Voz de Deus Discussions
Depois de viver a maior parte de sua vida sendo budista, perguntaram a um senhor idoso que vivia em Singapura: "Sr. Lim, na sua opinião, qual a diferença entre ser budista e ser cristão?".

"Isso é fácil", respondeu ele. "Desde que aceitei Jesus como meu Salvador, tenho usufruído uma grande paz em meu coração".

É isso o que a acontece quando centralizamos nossa vida em Cristo.

"Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti". Isaías 26:3 Versão Almeida Revista e Atualizada, 2a edição. (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

Viver uma vida cristã resulta numa paz perfeita - um sentimento de segurança e bem estar.

Aqueles que fazem essa descoberta encontram a única forma de ter uma segunda chance na vida - Jesus!


1. O QUE SIGNIFICA PARA ALGUÉM PERDIDO SER SALVO

É possível para uma pessoa fisicamente morta estar passando pelo que alguns chamam de fase boa na vida, e ainda assim estarem mortas - isso é, espiritualmente mortas.

"VOCÊS ESTAVAM MORTOS EM SUAS TRANSGRESSÕES E PECADOS, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o ESPÍRITO [MAU] QUE AGORA ESTÁ ATUANDO nos que vivem na desobediência". Efésios 2:1, 2

Satanás conduz uma pessoa espiritualmente mortal numa espiral descendente de pecado e desobediência. A maravilhosa verdade do evangelho é que Deus ama tais pessoas que vivem condenadas. Ele lhes ama enquanto elas ainda estão mortas em pecado, e lhes oferece uma libertação total e completa do seu destino.

"Todavia, Deus que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, DEU-NOS A VIDA COM CRISTO, QUANDO AINDA ESTÁVAMOS MORTOS EM TRANSGRESSÕES... para mostrar... a incomparável riqueza de Sua graça, demonstrada em Sua bondade para conosco em Cristo Jesus". Efésios 2:4-7

Deus nos amou quando não tínhamos nada que merecesse tal amor. Sua graça cria em nós uma nova vida em Cristo. Não podemos mudar a nós mesmos, mas Deus pode. Quando vamos a Ele com fé e submissão, Ele nos dá uma segunda chance na vida de presente.


2. DE QUE PRECISAMOS SER SALVOS?

(1) PRECISAMOS SER SALVOS DO PECADO.
"Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Romanos 3:23

Para colocar isso em palavras claras: não vivemos de acordo com o que sabemos ser o correto. Um pai sob estresse pode explodir e ferir emocionalmente um filho. Uma pessoa pode ficar irritada com a maneira de dirigir de outra pessoa e quase causar um acidente no trânsito. Um estudante pode ficar ressentido e murmurar algumas palavras ruins sobre outro estudante. Um homem de negócios pode fazer de conta que "esqueceu" um determinado valor em sua declaração de imposto de renda. "Todos pecaram": Essa é a condição humana.

Como a Bíblia define o pecado?

"Toda injustiça é pecado". I João 5:17

Precisamos ser salvos de todos os tipos de maus hábitos e compulsões: mentira, ódio, abuso, luxúria, amargura, dentre outros.

"Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei". I João 3:4

Portanto, precisamos ser salvos do pecado - a quebra dos mandamentos de Deus.

(2) PRECISAMOS SER SALVOS DA QUEBRA DO RELACIONAMENTO COM DEUS
"Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dEle". Isaías 59:2

Pecados não perdoados impedem nosso relacionamento com Deus. Cristo veio para restaurar a confiança em Deus que Satanás havia arruinado.

(3) PRECISAMOS SER SALVOS DA MORTE ETERNA - A PENALIDADE DO PECADO
"O pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram". Romanos 5:12

(4) PRECISAMOS SER SALVOS DE UMA VIDA DE PECADO, INFELIZ E VAZIA
Para o pecador, a vida é um beco sem saída.

(5) PRECISAMOS SER SALVOS DE UM MUNDO DE PECADO
Precisamos ser resgatados de um mundo cheio de pecado e suas conseqüências - misérias, dores de cabeça, solidão, guerra, doença, e morte!

3. QUEM PODE NOS SALVAR?

Apenas Jesus pode nos salvar.

(1) JESUS PODE NOS LIBERTAR DO PECADO.
"Você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados". Mateus 1:21

Um homem hindu disse a seu amigo cristão: "Eu encontro muitas coisas no hinduísmo que não encontro no cristianismo, mas tem uma coisa no cristianismo que o hinduísmo não tem: um Salvador". O cristianismo é a única religião no mundo que oferece um Salvador às pessoas.

(2) JESUS PODE NOS SALVAR DE NOSSO RELACIONAMENTO ROMPIDO COM DEUS
"Vocês estavam sem Cristo... sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo". Efésios 2:12, 13

Jesus é o Amigo mais perfeito com o qual podemos desenvolver um relacionamento íntimo. Ele gosta muito de nos motivar a alcançar o nosso melhor. "Mediante o sangue de Cristo" nossa vida passada de pecados é perdoada, e dia a dia Ele nos recebe, nos dá poder para vencermos o pecado, e para vivermos Sua vida perfeita. Sabemos que Ele estará ao nosso lado para nos levantar sempre que cairmos. A resposta que damos a Ele é cultivar um amor que produza uma vida que O agrada.

(3) JESUS PODE NOS SALVAR DA MORTE ETERNA - A PENALIDADE DO PECADO
"Pois o salário do pecado é a morte [eterna], mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". Romanos 6:23

Somos transgressores da lei e condenados à morte. A penalidade para o pecado é a morte. Jesus nos salva da morte eterna, e nos dá a vida eterna.

"Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores". Romanos 5:8.

Por causa de Seu amor que nunca falha, Jesus "morreu em nosso favor". E por ter morrido por nós e sofrido todas as conseqüências do pecado, Deus pode perdoar e aceitar os pecadores sem precisar ser complacente com o pecado.

(4) JESUS PODE NOS SALVAR DE UMA VIDA DE PECADO E INFELICIDADE
"Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo". II Coríntios 5:17 (Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Não podemos salvar a nós mesmos do pecado ou mudar nossa natureza por nossas próprias forças, da mesma forma que leão pode decidir se tornar uma ovelha (Romanos 7:18). O pecado simplesmente é mais forte que nossa força de vontade. Mas Cristo é capaz de nos fortalecer "no íntimo do [nosso] ser com poder, por meio do Seu Espírito" (Efésios 3:16). Ele trabalha para trocar nossos hábitos destrutivos por Suas qualidades saudáveis: amor, paz, alegria, bondade, domínio próprio (Gálatas 5:22, 23). Cristo vive Sua vida através de nós, e recebemos a cura e a restauração espirituais e uma nova vida.

Haroldo Hughes havia desistido de mudar de vida. Ele havia tentado desesperadamente parar de beber durante muito tempo. Ele sabia muito bem que a batalha contra a garrafa havia transformado a vida de sua esposa e suas duas filhas num inferno que já durava dez anos. Por isso, ele entrou em sua banheira, numa manhã de inverno, e colocou o cano do revólver dentro de sua boca. Antes de puxar o gatilho, ele decidiu que seria melhor esclarecer algumas coisas com Deus. Aquela oração se transformou num apelo longo e entrecortado por lágrimas, pedindo a ajuda de Deus.

E Deus se fez presente. Haroldo Hughes fez um compromisso com Cristo e acho em Deus a força espiritual para perseverar em suas decisões. Ele parou de beber terminantemente, e se tornou um marido e pai amável e confiável. Ele prosseguiu sua vida e acabou conseguindo um lugar no Senado Federal dos Estados Unidos. Haroldo Hughes descobriu o maior poder transformador do mundo - Jesus!

(5) JESUS PODE NOS SALVAR DE UM MUNDO DE PECADO
As próximas quatro lições de estudos das DESCOBERTAS BÍBLICAS explicarão como isso acontece.

4. SOMOS SALVOS QUANDO DAMOS TRÊS PASSOS SIMPLES

PRIMEIRO PASSO: Peça a Cristo para lidar com o pecado em sua vida.

Qual é nosso papel para nos livrarmos da vida de pecado?

"Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados". Atos 3:19

"A BONDADE DE DEUS O LEVA AO ARREPENDIMENTO". Romanos 2:4

"A TRISTEZA OS LEVOU AO ARREPENDIMENTO". II Coríntios 7:9

Arrependimento é simplesmente sentir remorso por nossa vida passada de pecado, e então se afastar do pecado, fazendo uma quebra nos velhos hábitos, práticas e atitudes. Não é remorso simplesmente por temermos a punição, mas é uma resposta à "bondade de Deus" que levou Jesus a morrer em nosso lugar por nossos pecados. Rejeitamos o pecado porque ele é ofensivo a Deus.

Quando experimentamos uma nova vida com Cristo, deveríamos, tanto quanto possível, acertar nossos erros do passado (Ezequiel 33:14-16).

Qual é a função de Deus em nos tirar da nossa velha vida de pecados?

Tanto o arrependimento quanto o perdão são dons de Deus para nós.

"Deus O exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e salvador, para DAR a Israel ARREPENDIMENTO E PERDÃO DOS PECADOS" Atos 5:31

E, quando nos arrependemos, um Salvador cheio de amor perdoa nossos pecados, limpa-nos do mal, e joga nossa vida antiga nas profundezas no oceano.

"SE CONFESSARMOS os nosso pecados, ELE É FIEL e justo para PERDOAR OS NOSSOS PECADOS e NOS PURIFICAR de toda injustiça". 1 João 1:9 (Ver também Miquéias 7:18, 19).

Não há pecado tão terrível que o Salvador que morreu por nós na cruz do Calvário não possa perdoar. Uma pessoa que confia em Jesus precisa apenas pedir Seu perdão. A morte de Cristo por nós não é suficiente para nos perdoar até que peçamos perdão. Sem dúvida nenhuma que nossos pecados contribuíram para enfiar os pregos nas mãos e pés de Cristo. Ainda assim, Jesus está mais disposto do que imaginamos a que aceitemos Seu dom do perdão e da reconciliação.

Chegou aos ouvidos de um jovem, que havia fugido de casa, que sua mãe estava morrendo. As notícias fizeram com que ele ficasse cheio de remorso por causa do relacionamento rompido. Correndo para casa, ele entrou rapidamente no quarto e se jogou na cama de sua mãe. Com lágrimas correndo pelo seu rosto, ele implorou para que ela o perdoasse.

Ela o trouxe mais para perto e sussurrou: "Filho, eu teria te perdoado há muito tempo, se você simplesmente tivesse pedido".

Se você se afastou de Deus, ou se você ainda não veio à Ele, por favor, pense sobre o quão desejoso está seu amável Pai Celestial em dar as boas vindas para você em Seu lar. Ele quer mais do que qualquer outra coisa que você aceite Sua oferta de perdão. Jesus ama você. Ele morreu por você. Ele está sempre desejoso de perdoar você. Portanto, responda ao Seu convite gracioso e arrependa-se. Confesse seus pecados. Creia simplesmente que Deus perdoa você, e Ele o fará. Confie nEle! Confie em Suas promessas.

SEGUNDO PASSO: Receba uma nova vida em Jesus
Sua parte em receber uma nova vida em Jesus é crer que Jesus realmente salvou você. Aceite sem duvidar o fato de que Ele perdoou e purificou você, que Ele apagou sua antiga vida de pecado, e lhe deu uma vida inteiramente nova e transformada.

"Aos que... creram em Seu nome, deu-lhes direito [poder, autoridade, privilégio] de se tornarem filhos de Deus". João 1:12

Como filho de Deus, você tem o "direito" de receber uma nova vida em Jesus. Como dissemos, você não pode alcançar isso por você mesmo - isso é um presente do seu Pai celestial! Jesus nos dá uma promessa tão absoluta a fim de tirar toda e qualquer insegurança ou dúvida que tenhamos.

Qual a parte de Deus em nos dar uma nova vida?

"Jesus declarou: 'Digo-lhe a verdade, ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo'". João 3:3

De acordo com Jesus, um pecador arrependido que crê verdadeiramente passa pelo novo nascimento. Isso é um milagre que apenas Deus pode fazer. Ele promete:

"Darei a vocês um CORAÇÃO NOVO e porei um ESPÍRITO NOVO em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne". Ezequiel 36:26

Jesus transforma nosso coração - nossos sentimentos e comportamentos - e habita "em nós" (Colossenses 1:27). Essa nova vida não é apenas uma idéia espiritual interessante; é um fato real, uma ressurreição da morte espiritual para vida e existência totalmente novas.

TERCEIRO PASSO: Viver por Jesus a cada dia

A vida cristã envolve uma rejeição diária do orgulho e uma ligação constante com Jesus como nosso amável Amigo. Crescemos nessa nova vida ao fortalecermos nossa relação com Jesus. Isso significa passar tempo com Ele, estar aberto para se comunicar honestamente com Ele. Deus nos deu cinco auxiliares divinos para ajudarem o nosso crescimento espiritual: estudo da Bíblia, oração, meditação, comunhão com outros cristãos e partilhar nossa experiência com os outros.

Viver com Cristo não significa que nunca cometemos erros. Mas ter a certeza de que quando caímos e pecamos, podemos clamar pelo perdão divino e continuar a caminhar. Significa andar em uma determinada direção, e ter certeza da presença viva e constante de Cristo em nosso coração.


5. A ALEGRIA DA SEGUNDA CHANCE

Haroldo Hughes recebeu muitas honras durante sua distinta carreira como Senador dos Estados Unidos. Contudo, a mais importante para ele ocorreu logo após seu compromisso com Cristo.

Haroldo estava sozinho, estudando a Bíblia certa noite, em sua sala, quando sentiu um pequeno cutucão em seu cotovelo. Ele olhou para o lado. Eram suas duas filhas pequenas, silenciosamente, já vestidas com suas camisolas de dormir, em pé ao lado da poltrona em que ele estava sentado. Ele contemplou-as por algum tempo; elas tinham mudado tanto, e ele tinha perdido muita coisa durante sua devastadora batalha contra a garrafa.

Então Carol, a mais nova, disse: "Papai, viemos lhe dar um beijo de boa noite".

Os olhos do pai se embaçaram. Fazia muito tempo desde a última vez que suas filhas tinham vindo lhe abraçar. Agora, aqueles pares de olhos serenos não expressavam medo algum. O papai tinha finalmente voltado para casa.

Jesus verdadeiramente dá uma segunda chance para as pessoas. Ele pega os casos mais sem esperança e cria maravilhosos recomeços.

O Salvador anseia por ver cada um de nós de volta ao lar. Você já aceitou o convite de amor de Cristo? Receber o perdão de Deus e ser purificado dos pecados é tão simples e profundo quanto abrir seus braços para receber um abraço de uma criança.

Se você ainda não confiou em Cristo como seu Salvador pessoal, você pode fazer isso agora mesmo, orando de maneira semelhante a que se segue:

"Pai, sinto muito por minha vida antiga de pecado. Obrigado por enviar Teu Filho a este mundo para morrer em meu lugar. Jesus, por favor, perdoe meus pecados, entre em minha vida e me salve. Eu quero uma segunda chance na vida -quero ser nascido de novo. Mais que isso, quero estabelecer uma relação diária contigo. Obrigado por fazer esse milagre em mim. Em nome de Jesus, Amém".

Faça essa descoberta maravilhosa: Quando vamos a Jesus, Ele nos salva.

COMO RECEBEMOS UMA NOVA VIDA EM CRISTO
1. Cremos nEle e O recebemos como Salvador e Senhor
2. Estabelecemos um relacionamento com Ele. (Um tempo regular de oração e leitura da Bíblia é vital).
3. Cristo atua, através de Seu Espírito, para substituir nossos hábitos ruins por Suas qualidades boas.




Copyright © 2004 The Voice of Prophecy Radio Broadcast
Los Angeles, California, U.S.A.
Tags: chance, com, deus, esperanca, madrugada, meditacao, oracao, segunda
Related Posts with Thumbnails