sábado, 30 de janeiro de 2010

ESTUDOS BÍBLICOS
24/07/2003
0 comentário(s)

AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUSNa prática, nada vai mudar em nossas vidas até que sintamos a urgência de ouvir a voz de Deus e a futilidade de todas as nossas atividades seculares e religiosas que não estão baseadas nisto. Quando ficamos convictos disto, precisamos começar a separar tempo e espaço para Deus cada dia, e à medida que nosso interior se aquieta, sintonizar-nos com a voz de Deus. Com certeza, as palavras que ouvirmos da sua boca nos levarão a decisões práticas e radicais que mudarão o nosso estilo de vida, liberando nossa alma de tantas atrações e desejos fúteis, e criando muito mais tempo e espaço para o diálogo com Deus.AQUIETAI-VOS
"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus..." (Salmos 46.10).

"Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra" (Habacuque 2.20).

"Cale-se, toda a carne, diante do Senhor; porque ele se levantou da sua santa morada" (Zacarias 2.13).

Por natureza somos irrequietos e agitados, mas em momentos de crise ou tensão esta inquietação aumenta. Sentimo-nos obrigados a tomar decisões, procurar soluções e planejar estratégias. Se não sabemos o que fazer ficamos andando em círculos procurando uma saída, ou falamos sem parar para expressar nossa preocupação e frustração.

Neste início de século, todos — tanto cristãos como não-cristãos — sabemos que o planeta Terra e todos os seus habitantes, onde quer que se encontrem, passarão por dias turbulentos, inseguros e imprevisíveis. De fato, as palavras de Jesus em Lucas 21.25,26 — descrevendo a situação da humanidade nos últimos dias — começam a fazer sentido: “... e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo...".

Como cristãos, além das notícias diárias, contamos com as profecias claras das Escrituras. Elas mostram que, antes de melhorar (com a vinda do reino de Deus), as coisas vão piorar (e muito!): as trevas cobrirão a terra e haverá pragas, guerras, fome, terror e tribulação.

Diante de tal situação, mais do que nunca se torna necessário entendermos o que Deus espera de nós como seu povo na terra, nesta geração. Grande responsabilidade pesa sobre nós para desempenharmos fielmente nosso papel no plano cósmico de Deus. Somos como os atletas da última etapa de uma corrida de revezamento, de quem depende o sucesso de todos os atletas das etapas anteriores.

Portanto, passaremos dias de tensão sem precedentes, com tendência a se agravar cada vez mais. Em tais situações, como mencionado anteriormente, nossa inquietação e agitação naturais tendem a aumentar grandemente. Mas as instruções de Deus para nós são totalmente contrárias a esta tendência natural. Ao invés de exigir muito esforço e ativismo, Deus ordena que fiquemos quietos! Ao invés de conclamar-nos à batalha, ele manda aquietarmo-nos! Ao invés de pedir que todas as sirenes de emergência sejam ligadas, ele pede que nos retiremos de todo barulho e distração e nos recolhamos a um lugar silencioso de oração e adoração! Por quê?

Em primeiro lugar, precisamos entender, uma vez por todas, que Deus não criou o homem para ser um escravo ou empregado que executa suas ordens. Para isto ele tem miríades de anjos que o fazem muito melhor do que nós.
O propósito de Deus para o homem é que este administre a execução dos seus planos na terra em comunhão com ele, sendo de fato sua imagem e representação para o resto da criação. Portanto, a função primordial e prioritária do homem é ouvir, não fazer. Assim como Deus determinou que o homem fosse a chave para toda a criação e que nada acontecesse sem sua participação e permissão, da mesma forma ele nunca pensou que o homem devesse fazer qualquer coisa, por pequena que fosse, sem ele. A criação é o projeto dos dois e nada pode ser feito nela que não seja originado por Deus e compartilhado com o homem.

O Homem não Gosta de Ouvir

O grande problema de Deus com o homem é que este não quer ouvir. O que o homem tem de pressa para agir, falta-lhe em paciência para ouvir. Confira a seguir algumas passagens que mostram este problema milenar do homem:

“... Se ainda mais ouvirmos a voz do Senhor nosso Deus, morreremos... Chega-te tu, e ouve tudo o que o Senhor nosso Deus falar; e tu nos dirás tudo o que ele te disser; assim o ouviremos e cumpriremos" (Deuteronômio 5.25,27). Israel não queria ouvir Deus; queria que Moisés o ouvisse e que eles apenas cumprissem as ordens, por ser, na avaliação deles, a parte mais fácil!

"Ouve-me, povo meu, e eu te admoestarei; ó Israel, se me escutasses!... Mas o meu povo não ouviu a minha voz, e Israel não me quis... Oxalá me escutasse o meu povo! Oxalá Israel andasse nos meus caminhos!" (Salmos 81.8,11, 13).

"Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar" (Isaías 48.18).

"Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom... Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo" (Isaías 55.2,3).

"Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço..." (Lucas 10.39,40).

"Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo" (Romanos 10.17).

"Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação" (Hebreus 3.7,8).

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 2.7).

Por Que o Homem não Gosta de Ouvir?

Por que o homem tem tanta dificuldade em ouvir a Deus? Existem vários motivos, mas queremos ressaltar os dois principais:

1 - Auto confiança. O homem confia tanto em si mesmo que não sente necessidade de ouvir de Deus. O máximo que sente é a necessidade de Deus abençoar e fazer prosperar seus próprios projetos e planos.

2 - Barulho. O homem está cercado por tantas vozes interiores e exteriores que tem dificuldade em ouvir a voz de Deus. Para fugir da confusão produzida por estas vozes conflitantes o homem mergulha nas atividades profissionais, no lazer, nos vícios ou nos programas religiosos. De toda forma possível, procura um meio de escape das questões insolúveis da vida, às vezes evitando-as e outras vezes aceitando respostas fáceis. Em ambos os casos, as questões permanecem sem solução e acabam aparecendo novamente, causando caos em sua vida. Isto porque a única coisa que pode resolvê-las é ouvir a voz de Deus.

Voltemos, então, ao nosso pensamento inicial:
À medida que as tensões aumentam no mundo e o fim de todas as coisas se aproxima, Deus ordena — e cada vez com mais intensidade e urgência — que nos aquietemos. Por quê? Durante a história o plano de Deus na terra tem passado por épocas de dormência quando Deus aparentemente não estava falando ou fazendo nada. Nestas épocas Deus permite que os homens se enganem pensando que estão controlando as coisas tanto secular quanto religiosamente.

Mas em outras ocasiões, Deus se levanta com zelo e furor e começa a fazer tremer todas as estruturas humanas. É nestas épocas que ele manda o homem se aquietar. É como se ele estivesse dizendo: "Vocês já brincaram bastante. Saiam do meu caminho, porque agora eu vou agir!" Isto é verdade em relação ao ativismo humano e a todas as respostas prontas da sabedoria humana. Por outro lado, em relação à função do seu povo na terra, é como se ele estivesse dizendo: "Façam calar todas as outras vozes, suas próprias opiniões e as opiniões dos outros. Tenho algo muito importante para falar e fazer no mundo e depende da minha comunhão com vocês. Se eu não ganhar sua atenção irrestrita, não poderei falar. Calem-se! Aquietem-se! Desistam de todos seus próprios planos, idéias e soluções e preparem-se para me ouvir!".

A Importância do Deserto

Não é por acaso que Deus leva muitos dos seus filhos para o deserto para poder falar com eles. No deserto, longe do barulho e movimento da cidade, é mais fácil ouvir a voz de Deus porque é mais fácil dar a atenção irrestrita a Deus que isto requer. Moisés só encontrou com Deus depois de uma dose cavalar de deserto: 40 anos, calando todas as ambições e idéias da alma (Êxodo 3.1-6). Depois deste encontro com Deus sua tarefa era ir ao Egito e trazer todo o povo de Israel a este mesmo lugar para encontrar-se com Deus (Êxodo 3.12; 19.1,2, 17).

Quando Elias entrou em crise e precisava ouvir de Deus, para onde será que ele foi? Ao deserto! (1 Reis 19.3,4,8). Depois do cativeiro de Israel quando Deus começou a falar sobre a restauração do seu povo, será que os guiaria direto da Babilônia para Jerusalém? Não. Primeiro ele disse que levaria seu povo ao deserto para falar com eles ali (Oséias 2.14; Ezequiel 20.35-38). Depois de 400 anos de silêncio, onde foi que a palavra do Senhor voltou a ser ouvida por um homem? No deserto, por João Batista! (Lucas 1.80; 3.2). O próprio Filho de Deus encarnado, Jesus, sentia necessidade freqüente de se retirar do meio do povo para ficar em lugares desertos para ter comunhão íntima com seu Pai (Lucas 5.16; 6.12; Marcos 1.35,36). E finalmente, no último livro da Bíblia vemos que o único lugar de sustento e proteção para a igreja gloriosa será o deserto (Apocalipse 12.6,14).

Nossa cultura moderna nos tem condicionado ao ativismo e acabamos aplicando esse modo de ser também à nossa vida espiritual.

Achamos que para ouvir de Deus temos de fazer algo: orar muito, jejuar e nos santificar. O problema é que ficamos tão envolvidos em nossas atividades para "buscar" a Deus que fica impossível achá-lo! Valorizamos tanto o processo da busca que perdemos a visão do objetivo. Fazia muito tempo que Deus queria falar com seu povo e ele tinha urgência, mas isto não o impediu de fazer Moisés esperar seis dias inteiros no Monte Sinai antes de começar a falar com ele (Êxodo 24.15,16). Ouvir a Deus gasta tempo e atenção total. A alma tem que se calar. As preocupações de Moisés com o povo e consigo mesmo tinham de desaparecer e um silêncio total invadir seu ser para que a voz de Deus pudesse ser ouvida com clareza e pureza. Todos os problemas de Saul começaram quando ele não teve paciência para esperar por Samuel para trazer-lhe as próximas instruções de Deus (1 Samuel 13.8-14). Deus não vai ser encontrado por nós na hora em que nós queremos, mas na hora em que ele quer e isto significa que precisaremos esperar paciente e persistentemente por ele.

Um homem de Deus do início do século XX, G. C. Bevington experimentou tremendos encontros com Deus e maravilhosas respostas de oração através de praticar este princípio de esperar em Deus. Ele dizia que era necessário ficar absolutamente quieto em todo sentido diante de Deus e que isto normalmente lhe tomava vários dias e noites, ininterruptos, e quase sempre em jejum. No fim, em poucos minutos Deus falava tudo que ele precisava saber, mas gastava muito tempo para alcançar estes preciosos momentos.

Outro ponto importante é que quando Deus chega para falar, ele não gosta de ser interrompido.

Às vezes, o homem é tão cheio de si que não percebe a majestade de Deus e afugenta a arisca pomba do Espírito. No monte da transfiguração, Pedro, ao invés de ficar mudo em reverência e assombro diante da visão da glória de Jesus e o aparecimento de Moisés e Elias, com as melhores intenções começou a falar bobagens (Lucas 9.32,33). Deus, porém, logo cortou suas palavras insensatas e fê-lo sentir temor ao envolvê-lo com a nuvem da sua presença e expressar-se em voz audível (Lucas 9.34-36).

Salomão, o homem mais sábio da terra, referiu-se a este assunto quando disse: "Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos... Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma na presença de Deus... Porque da multidão de trabalhos vêm os sonhos, e da multidão de palavras, a voz do tolo" (Eclesiastes 5.1-3).

Conclusão

Na prática, nada vai mudar em nossas vidas até que sintamos a urgência de ouvir a voz de Deus e a futilidade de todas as nossas atividades seculares e religiosas que não estão baseadas nisto. Quando ficamos convictos disto, precisamos começar a separar tempo e espaço para Deus cada dia, e à medida que nosso interior se aquieta, sintonizar-nos com a voz de Deus. Com certeza, as palavras que ouvirmos da sua boca nos levarão a decisões práticas e radicais que mudarão o nosso estilo de vida, liberando nossa alma de tantas atrações e desejos fúteis, e criando muito mais tempo e espaço para o diálogo com Deus. É neste espaço livre e vazio, criado no interior de uma pessoa que não quer mais nada a não ser Deus, que o Espírito Santo começará a agir e coordenar as últimas etapas do seu plano para o homem na terra.

Podemos ver no livro do Apocalipse que os grandes acontecimentos do fim não serão executados pelo homem, mas pelos anjos. A nossa parte como igreja, como povo do Senhor vivendo na terra, é entrar no santíssimo lugar em adoração e comunhão com Deus, e isto vai liberar os anjos para executar os juízos de Deus sobre a terra e preparar o caminho para a vinda do reino de Deus.

MUITO EDIFICANTE. . .
POSTEI DE UM AMIGO

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão. E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou”. Gênesis 4:1-8 Há uma conexão entre a nossa oferta e o que somos. De acordo com o relato bíblico, Caim era lavrador e Abel foi pastor de ovelhas (Gen. 4:2). Caim, o primogênito da raça humana, trouxe a sua oferta do fruto do seu trabalho no solo, uma vez que era agricultor, e o Senhor a desprezou, mas atentou para Abel e para a sua oferta. Abel, como pastor de ovelhas, trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. Todavia, se acaso era natural que Caim trouxesse parte do que produzia em sua profissão, alguém pode querer saber o porquê da sua oferta ter sido desprezada. Nós estamos acostumados a trabalhar com o comportamento dos homens e com os seus resultados, mas Deus não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém, como está escrito no livro de I Samuel 16:7, o Senhor vê o coração. Ainda que Caim oferecesse uma ovelha, a sua oferta também seria desprezada por Deus, porque ela já estava contaminada pelos maus desígnios gerados no seu coração.
Por que a oferta de Caim não foi aceita? Porque nele não havia nada que agradasse a Deus. O seu caminho era perverso e, segundo consta na primeira epístola de João 3:12, as suas obras eram más. A oferta do homem somente será aceita quando Deus encontrar no seu coração a vida do Senhor Jesus Cristo. O homem pode fazer muitas coisas com o propósito de agradar a Deus, ter dons maravilhosos, distribuir todos os seus bens entre os pobres e até, por sustentar a fé cristã, entregar o seu próprio corpo para ser queimado, porém, se o Senhor não encontrar no seu coração a sua imagem, nada será considerado. Se o Senhor rejeitar o que está no seu coração, Ele vai rejeitar a sua oferta. A soberba do coração do homem o engana e ela é a medida do seu afastamento de Deus. Tudo o mais, devemos pedir que Deus trate do nosso coração, porque dele procedem as fontes da vida, como está escrito no livro de Provérbios 4:23. Caim vivia tão longe de Deus que foi o primeiro homem a sacrificar o seu irmão em oferta às trevas. Ele saiu da presença de Deus e levou em sua companhia toda a sua geração, que não foi contada por Deus. Caim teve um filho chamado Enoque (Gênesis 4:17); a Enoque nasceu-lhe Irade, que significa fugitivo; Irade gerou a Meujael, que significa ferido por Deus, Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou Lameque (Gênesis 4:18), que era um homem polígamo e violento. Em momento algum a Bíblia relata quantos anos esses homens viveram.
No coração de Caim, comparado a um solo fértil, o diabo plantou uma semente, que diariamente foi irrigada até o dia da colheita. A morte de Abel no encadeamento de uma oferta que foi recusada por Deus, foi sem dúvida uma desculpa para ocultar aquilo que o diabo havia plantado no coração de Caim. Há um dia em que o diabo colhe os frutos das sementes do adultério, da traição, do medo, da morte, da fascinação das riquezas, do induzimento ao erro, da ofensa, dos cuidados do mundo, entre tantas coisas. O diabo procura na vida do homem os frutos daquilo que um dia ele semeou no seu coração. De modo claro a Palavra de Deus afirma, no livro de Números 32:23, que o nosso pecado nos acha, não importa quanto tempo se passe.
Adão foi colocado no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo, como está escrito no livro de Gênesis 2:15, mas esta ordem não foi dirigida apenas a Adão, mas a todos os homens. Precisamos guardar o nosso coração para Deus e ter o cuidado de arrancar toda raiz de amargura, toda erva daninha que foi semeada pelo diabo e purificá-lo diariamente com a água da Palavra de Deus. Precisamos guardar o nosso casamento das sementes do adultério. O homem que vive adulterando, um dia vai sacrificar o seu casamento e a sua geração.
A história de Abel também nos mostra que a oferta precisa transformar o coração do ofertante. Se aquilo que ofertamos não nos faz falta é porque não tem valor, é esmola. Ocorre que Deus não é indigente. Ele não vive na miséria. Deus deseja a íntima dedicação de todo o nosso coração e não as sobras do nosso vergonhoso estado. Esse tema tem a ver com os frutos da terra e as primícias do rebanho.
Os frutos são as utilidades que a coisa produz periodicamente, sem desfalque da sua substância, como por exemplo, a manga em relação à mangueira; o abacate em relação ao abacateiro. O fruto é um acessório em relação à coisa. Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. O que significa fruto da terra? É o fruto natural, ou seja, é aquele que a coisa gera por si mesma, independente do esforço ou do empenho humano. Caim ofertou a Deus aquilo que não tinha nenhum valor para ele. Quando o Senhor Jesus foi ungido em Betânia, logo Judas ficou profundamente incomodado e disse que aquilo era um desperdício, como está relatado nos evangelhos de Mateus 26:6-13, Marcos 14:3-9 e João 12:1-8, porque para ele o Senhor não tinha nenhum valor. A honra que damos ao Senhor é medida pelo valor que damos à sua oferta. Temos ofertado a Deus todo o nosso sustento, como fez a viúva pobre descrita no evangelho de Lucas 12:1-4, todo o nosso coração, toda a nossa vida, ou temos agido como os demais que deram como oferta apenas algo daquilo que lhes sobrava? As primícias do seu rebanho (Gen. 4:4) tem a ver
com aquilo que cuidamos diariamente. Diz respeito aos nossos sonhos, o nosso tempo. O termo hebraico para rebanho é TSON, usado por 110 vezes, que tem o sentido de ovelha. Trata-se de ovelha domesticada, ovelha que tem nome (João 10:1-4) e que é conhecida pelo pastor desde o seu nascimento. A oferta precisa se identificar com o ofertante. A oferta que não transforma o coração do homem não tem nenhum valor para Deus.
Finalmente, a nossa oferta precisa ter sabor. Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Gordura, no hebraico é CHELEB, que significa a melhor parte. É a gordura que retém o sal e o sabor dos alimentos; é ela que os torna agradáveis. Está escrito no livro de Levítico 3:16-17 que “... o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar; é manjar da oferta queimada, de aroma agradável. Toda a gordura será do Senhor. Estatuto perpétuo será durante as vossas gerações, em todas as vossas moradas; gordura nenhuma nem sangue jamais comereis”. A melhor parte da nossa oferta pertence ao Senhor e deve ser bem temperada com sal. Em todas as nossas ofertas devemos aplicar o sal da aliança do Senhor nosso Deus, como está determinado no livro de Levítico 2:13.
Resumidamente podemos afirmar que a oferta queimada de aroma agradável ao Senhor é a apresentação do nosso corpo como sacrifício vivo, ou seja, ter a vida do Senhor Jesus Cristo no nosso coração e guardar a sua Palavra, ser uma nova criatura; a oferta queimada de aroma agradável ao Senhor é a apresentação do nosso corpo como sacrifício santo, ou seja, ser puro, lavado pelo precioso sangue do cordeiro de Deus que tira o pecado, é ser inteiramente transformado pelo alto preço pago na cruz do calvário; e, por último, a oferta queimada de aroma agradável ao Senhor é a apresentação do nosso corpo como sacrifício agradável, ou seja, é ter sabor para Deus, é ser temperado com o óleo do seu Santo Espírito e andar com Deus, trazendo à memória a nova aliança que foi celebrada com o sangue da sua fiel testemunha.
Mat. 13:1-9
"Assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come... Isa.55:10.

ANALISANDO OS RECURSOS

Tudo que Deus faz, tem sempre uma finalidade ou um propósito. Neste texto de Isaias, nós vemos sua providência, finalidade (propósito) e resultados muito bem definidos, ou seja: inicio, meio e fim.

PROVIDÊNCIA: é a chuva e a neve, ou seja: é aquilo que somente Deus pode fazer, é a provisão ou os recursos por ele utilizado para um determinado fim. Ora, quando a chuva e a neve descem à terra, elas regam a terra de tal forma que libera da terra seus agentes nutritivos, que por sua vez nutrirão a semente sobre ela lançada. A providência de Deus também pode ser vista no âmbito de nossas vidas, tanto secular quanto espiritual. A chuva e a neve aqui representam os dons que Deus concedeu aos homens, (Sl..68:18) seus talentos, habilidades, capacidade, intelecto, sanidade mental, inteligência e todos os recursos utilizados pelo homem para desenvolver seu trabalho e sua vida espiritual, afim de que ambas sejam frutíferas.

FINALIDADE: é regar a terra e a fazer produzir e brotar, ou seja, é dar à terra condições para que a semente que foi lançada sobre ela se desenvolva e venha a brotar e conseqüentemente produzir. Conosco não é diferente, todos os recursos enviados por Deus para nós, também tem esta finalidade. É completamente impossível que recebamos de Deus todas essas diversidades de talentos, dons e habilidades, sem produzir absolutamente nada e nos acomodarmos a uma vida completamente estéril.

RESULTADO: é dar semente ao semeador e pão ao que come. Só poderemos dar semente ao semeador, se produzirmos frutos e só poderemos dar pão ao que come; se produzirmos frutos; de outra forma, isso seria impossível, pois o semeador é o Espírito Santo de Deus que se utiliza das semente dos fruto que produzimos para semear em outros terrenos, ou seja: os frutos de um coração transformado que são nossas ações, nossas obras de perseverança, integridade, caráter, amor, prudência, bons exemplos, humildade, amor ao próximo e etc. que serão plantados em outros corações, frutos como os produzidos por José, Abraão, Isaque, Jacó, Davi, Salomão, Paulo e outros, principalmente Jesus Cristo, que, até hoje são semeados e transformam vidas aos milhares.

RESUMINDO: A Palavra de Deus contém todos os nutrientes espirituais e muito mais para nos assegurar uma vida espiritual perfeitamente produtiva e frutífera, portanto jamais seremos justificados diante de Deus se nos apresentarmos de mãos vazias (Dt. 16:16, Ex.23:15). Não teremos desculpas, pois recebemos de Deus "TUDO" que diz respeito à vida (II Pe.1:3) e o processo é simples: recebemos os recursos, desenvolvemos o potencial e produzimos os resultados, isso é: frutos

ANALISANDO O TERRENO

Ninguém seria capaz de iniciar uma semeadura, sem antes fazer uma rigorosa análise da semente, do terreno e do semeador, para que todo seu trabalho não seja vão e cheio de prejuízos. Um agricultor, por exemplo, escolhe uma semente hibrida de boa qualidade, em seguida prepara bem a terra e somente depois ele lança sua semente se cercando de garantias de que terá uma boa e abundante colheita. O processo, no entanto, não para por aí, é necessário também um cuidado diário, tirando pragas, pedras e todo tipo de impurezas e ervas daninhas que se vão acumulando durante o processo. A semente que se vê, não é a mesma que vai nascer. O que nasce, está dentro da semente, se o grão ficar sozinho, nada acontece, o processo maravilhoso somente acontece quando a semente é sepultada na terra, pois a mesma rompe sua casca, nutre sua essência e essa começa a brotar, (João 12:24)

A semente não é vivificada, se primeiro não morrer (I Cor.15:36,37). Espiritualmente analisando o terreno, a semente é a Palavra de Deus, essa é perfeita( Sl 19:7), viva e eficaz (Hb.4:12), o semeador é o Espírito Santo, Ele também é perfeito e é Ele quem semeia em nossos corações a semente da Palavra de Deus, então podemos concluir sem margem de erros que, até aqui, é impossível que não venhamos produzir frutos, a menos é claro que o problema esteja no terreno.

Semeamos um corpo de semente, nasce um corpo de vida, assim como nossa vida, só poderemos produzir uma vida para Deus, se sepultarmos a semente do nosso "EU", Se sepultarmos o nosso corpo de corrupção, nascerá um corpo de incorrupção, um corpo mortal, nasce um corpo de imortalidade; um corpo de ignomínia; nasce um corpo de glória; sepultamos nosso corpo animal, nasce um corpo espiritual, um corpo de fraqueza, nasce um corpo de poder, um corpo de ódio, nasce um corpo de amor, sepultamos uma vida para o mundo, com certeza nascerá uma vida para Deus.

Quando atingimos o resultado esperado por Deus, também estaremos dando pão ao que come, ou seja, estaremos em Deus, suprindo as necessidades daqueles que tem fome espiritual, dos milhões e milhares de almas que todos os dias atravessam as fronteiras da eternidade sem Deus, que se perdem porque não foram nutridas espiritualmente.

COMO PRODUZIR UMA VIDA FRUTIFERA

Quando o Senhor Jesus Cristo relatou-nos a parábola do semeador, Ele estava nos mostrando os obstáculos e empecilhos de produzirmos uma vida frutífera. Os terrenos por ele mencionados, montra-nos a realidade de como está a nossa vida nesta questão, e para que não nos conformemos a uma vida infrutífera e estéril, devemos analisá-la de forma coerente e sincera para que Deus possa fazer em nós, sua maravilhosa obra de ganhar almas.

Terreno duro: É geralmente um tipo de solo que encontramos nos trieiros, que são aqueles caminhos por onde passa um fluxo grande de pessoas. É um solo duro, pisado, socado e impossível que alguma semente nele lançada possa brotar, pois, devido a sua dureza, a semente não penetra e é muito fácil ver as aves se alimentando das sementes que foram lançadas sobre ele.

Este terreno representa aquelas pessoas que tem um coração endurecido, pisado pelo mundo, pelas pessoas, socado, compactado, maltratado, judiado e sem cuidados devidos, onde a semente da palavra de Deus nele lançado, não pode penetrar devida sua dureza, são pessoas que ouvem a Palavra, mas não dão crédito porque estão sendo massacradas e moldadas pelo mundo sem Deus.

Talvez esse seja seu caso, caro leitor, talvez você não tenha mais alegria na vida, não vê prazer na família, na igreja, nos cristãos ou mesmo em Deus e por isso sua vida está vazia, estéril e infrutífera; talvez você se vê no fundo do poço, derrotado, amargurado e sem esperanças. As pessoas que você mais ama e admira, são as que mais te decepciona.

Deixe-me te dizer algo em nome de Jesus Cristo. Um dia, mais cedo ou mais tarde, você comparecerá diante de Deus para dar conta de sua vida, e, nesse dia ele não vai te perguntar o que você fez com os ensinamentos que recebeu de pastores, de igrejas ou de algum irmão, se assim fosse talvez você tivesses desculpas, pois todos erram e nos decepcionam, mas certamente te perguntará o que você fez com a vida do seu Filho que foi enviado para morrer no seu lugar e pagar o preço dos pecados que você cometeu, afim de te dar uma vida nova e um novo começo. O Filho de Deus foi e é perfeito, e com relação a isso não haverá justificativas e nem desculpas, pois ele e somente ele pode te dar uma vida inteiramente nova e repleta de alegria e felicidade. Tome essa decisão agora e ele te dará um coração inteiramente novo. (Isa.41:9-13)

Terreno pedregoso: É aquele terreno cheio de pedras onde a semente nele lançada até chega a nascer, mas não tem profundidade e quando chega o sol, mata o broto porque sua raiz não encontra terra fértil e não consegue penetrar na terra. A pedra aqui é representada pela dúvida e falta de fé. As pessoas aqui vão à igreja, se emocionam, choram com a presença de Deus e a sentem, mas a dúvida impede que elas vejam a operação regeneradora do Espírito Santo, quase nunca vêem as respostas de Deus às suas orações e não levam uma vida íntegra nem recebem os milagres de Deus porque não acredita, seu coração é uma pedra, não possuem firmeza e quando vem a provação, elas morrem espiritualmente, porque não tem forças suficiente. Quem sabe amigo, se esse não é o seu estado, só você poderá analisar e, se for, saiba que Deus não te abandonou as promessas de Deus para sua vida é que Ele promete arrancar seu coração de pedra e te dar um coração de carne inteiramente novo. Ele e somente ele pode realizar nesse momento, uma cirurgia espiritual e te dar uma vida inteiramente nova (Ez.11:19,20).

Quem sabe se há muito você não está a espera de um milagre, e essa pedra te impede de ver o trabalhar de Deus. Quando a Bíblia relata o episódio da ressurreição de Lázaro, as pessoas estavam ali, muitas também queria ver um milagre, pois Jesus já havia dito que ele era a ressurreição e a vida, estava ali para provar o que havia dito, mas as pessoas não podiam ver, havia uma pedra que as impedia de ver o milagre. Todas as evidências apontavam para o fato de que já era tarde demais, o mau cheiro, o tempo de sepultamento, a doença e outros fatores, mas a pedra fazia com que eles conjecturassem, pois não podiam ver, apenas deduziam pelas evidências, mas Jesus Cristo estava ali e essa presença fazia toda diferença, ele via além, muito além da pedra. As pessoas olhavam para a pedra e via a morte, a decomposição, o mau cheiro, o impossível, a derrota, o fracasso, mas Cristo não via a pedra, mesmo olhando para ela, Ele via além, Ele via a glória, o poder e a unção de Deus, Ele via seu amor infinito e misericórdia e para que as pessoas também pudessem ver, Ele teve que antes ordenar:

“Tirai a pedra” e quando a pedra foi removida, somente aí, foi que todos puderam ver um autêntico e poderoso milagre, eles viram a vida surgir da morte e puderam glorificar a Deus. Deixe Deus agir em sua vida, tire a pedra do teu coração e creia em sua palavra e o milagre que espera poderá acontecer em sua vida, neste exato momento, aqui e agora.

Terreno cheio de espinhos: É aquele terreno mal cuidado, onde a terra está preparada, mas não pode germinar a Palavra de Deus porque os espinhos nele contido a sufocam impedindo que ela se desenvolva e conseqüentemente se torne também infrutífera.

Este terreno é representado por aquelas pessoas que receberam a Cristo como seu Salvador e começam bem sua vida espiritual, mas não tem firmeza porque os cuidados excessivos com as coisas do mundo e a vida secular sufocam a Palavra de Deus. Este terreno é evidenciado também pela agitação da vida moderna, as preocupações como trabalho, estudo, posição social, correria, estatus, conforto, bem-estar, excesso de informações etc. Coisas necessárias, mas que em demasia, sufocam a própria vida nos levando a um lamentável processo vicioso, deprimente e degenerativo.

A vida torna-se tão corrida que há tempo para coisas tão importantes como família, esposo (a) filhos e laser, imagine o espírito, que, nestas condições, fica atrofiado. As pessoas deste quadro não têm nem tempo para si mesmas, quanto mais para Deus, pois elas não podem perder a sua provisão e previsão de conforto e bens materiais como carros, casas, empresas, conta bancária e o desejo de ser ricas e portentosas e terem uma boa visão do futuro além da preocupação de estarem sempre na moda. Resultado: geralmente são pessoas que se encontram em desespero pelo acúmulo de dividas às vezes gigantesco.

A advertência da Palavra de Deus neste caso é triste e dura, pois a vontade de ser rico, de não passar por escassez e achar que esta é a visão do futuro e que é preciso vestir-se de acordo com as tendências da moda, tem levado a pessoa para um abismo profundo em vida. (AP.3:17,18,19). Dizes rico sou, e estou enriquecido e de nada mais tenho falta, mas a Bíblia diz que a pessoa que pensa assim, não sabe que é um coitado, e miserável, e pobre e cego e nu.

Amigo! Se este é o seu estado, Deus não quer que você permaneça assim, não é errado você ter posses, querer se vestir bem, fazer suas provisões e viver a vida secular, o errado é se deixar sufocar pelos excessos e fazer tudo isso sem Deus, Ele quer que você seja próspero e viva bem, que viva como um filho e Ele diz para você neste momento: “Aconselho-te que de mim compre o ouro refinado no fogo para que te enriqueças, este é ouro de um caráter reto, íntegro, provado e aprovado por Deus e refinado no fogo do seu Espírito Santo; e vestes brancas para que te vistas, esta é a roupa de cristão que anda de acordo com a moda, “vestes branca” representando uma consciência limpa, uma vida transparente, sem mancha, uma vida de santidade, separada e não contaminada pela sujeira do mundo, para que não apareça as vergonhas da sua nudez; e colírio para ungires os teus olhos, afim de que vejas; essa é a visão de um cristão: a certeza de sua salvação, não existe visão melhor para o futuro do que a certeza e segurança da sua salvação. “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo. “Portanto, sê zeloso e arrepende-te”. Eis que estou à porta e bato...

Boa terra: Finalmente a “boa terra”, a terra que produz; terra onde a Palavra de Deus encontra seu devido aconchego, um coração receptivo que produziu abundantemente, um coração voltado para Deus, uma árvore plantada junto aos ribeiros de águas que produz seus frutos na estação própria e suas folhas estão sempre verdes.

Não podemos deixar de produzir frutos, quantas pessoas estão vivendo com uma bela folhagem, mas estão estéreis de frutos? Falam bonito, pregam maravilhosamente bem, mas seus atos não condizem com suas palavras, falam uma coisa e vive outra, não podem dar pão ao que come porque não tem fruto, são figueiras estéreis, está mais ligado a metodologias, a cultura secular, a uma boa retórica, um infalível domínio da oratória e persuasão, mas estão vazias por dentro. Isso é muito perigoso. Não fomos nós que escolhemos a Cristo, Ele nos escolheu e nos designou para que demos frutos e o nosso fruto permaneça, e assim Deus é glorificado, em que demos frutos e o nosso fruto permaneça e nos tornemos seus discípulos. ( João 15:8,16)

Somente poderemos produzir frutos, quando permanecemos ligados nele, nós somos os ramos e os ramos somente produzem se estiver ligado a árvore que é Cristo, pois sem Ele, nada, absolutamente nada podemos fazer.

O machado está colocado na raiz de toda árvore, e toda árvore que não produz bons frutos, será cortada e lançada ao fogo. ( MT 3:10 )

Que Deus o abençoe rica e poderosamente e que essa palavra encontre o lugar que merece em sua mente, alma e coração.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Por que temos que aceitar Jesus em nossas vidas?

Prezado Irmão,

Em primeiro lugar, queremos agradecer a você por ter acessado o site do Ministério. Gostaríamos de mostrar a você o porquê de se ter que aceitar a Jesus em sua vida. Vamos tentar escrever de uma forma mais resumida:

Quando Deus criou o mundo (está em Gênesis 1), Ele criou o homem à sua imagem e semelhança. Ou seja, quando olhamos para você, nos lembramos de Deus, quando você olha para nós, você se lembra de Deus. E Deus criou o ser humano para adorá-Lo e amá-Lo.

Porém a serpente, o nosso arqui-inimigo, o diabo, entrou no mundo para semear dúvida no ser humano com o intuito de destruí-lo.

Foi isto que ele fez com Eva e Adão, induzindo-os a desobedecer a Deus e serem expulsos do paraíso. Neste momento, o ser humano foi destituído da glória de Deus e passou a viver sob o domínio do diabo. E Deus não pode forçar o homem a adorá-lo novamente, porque Deus deu a livre escolha ao homem e portanto, Deus é justo até neste momento.

Por causa deste domínio do diabo que o mundo passa por todas estas desgraças, como: guerras, tristezas e aflições até hoje. Mas Deus não desistiu da humanidade: enviou Jesus, para resgatar do domínio do diabo àqueles que o aceitarem e os transportarem para a luz. Está em Colossenses 1:13:

"e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;"

O versículo acima define dois aspectos de quem é Jesus:

É nosso Salvador, o verdadeiro Messias, porque tem o poder de nos tirar do poder do diabo e nos transportar de volta ao Reino de Deus;
É nosso Senhor, porque o próprio versículo o define como rei "reino do seu Filho amado"
O apóstolo João explica muito bem que o diabo é o que nos acusa, que nos faz cometer erros, pecados. E também explica qual o objetivo de Jesus sido enviado por Deus:

1 João 3:8
"quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo."

Jesus é a Palavra de Deus (João 1) que foi feito carne e osso e habitou entre nós, é Deus na Terra (2 Pedro 1:1). Deus enviou o seu próprio filho para que todo aquele que NEle creia, não pereça mas tenha vida eterna, conforme João 3:16.

Existe um ditado popular que diz: "Também sou filho de Deus.". Isto não é verdade. Somos todos criaturas de Deus. Somente seremos filhos de Deus se aceitarmos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, conforme está em João 1:12:

"Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;"

Por isso, às vezes dizemos carinhosamente que Jesus é o nosso irmão mais velho. Jesus é o primeiro filho, e quando nós o aceitamos, somos também feitos filhos de Deus.

E Deus enviou Jesus para pagar o preço pelos pecados que a humanidade cometeu desde que Adão e Eva foram destituídos da presença de Deus. Por isto Jesus morreu na cruz, para pagar o preço por todos os nossos pecados, as nossas iniquidades. O profeta Isaías previu a vinda de Jesus nada menos que 700 anos antes disto acontecer.

E atenção para um detalhe importante: todos dizem que Jesus morreu na cruz, mas poucos dizem que depois de três dias, Jesus ressuscitou e depois subiu aos céus para reencontrar Deus Pai. Nenhum outro deus fez isto, somente Jesus o fez. Portanto, Jesus continua vivo e virá pela segunda vez para levar com Ele todos os que crêem nele.

Isto prova que Jesus não é religião, mas sim a verdade, porque ele está vivo e vai voltar. O próprio Jesus disse em João 14:6:

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

Portanto Jesus é o único caminho para se chegar a Deus. A religião é um meio que o homem inventou para tentar atingir a Deus. Porém, o Evangelho é o contrário: é Deus atingindo às pessoas.Não existe outra maneira de se atingir a Deus senão por Jesus:

1 Timóteo 2:5
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,"

No lugar de Jesus, veio a terceira pessoa de Deus: O Espírito Santo, justamente para nos convencer de nossos pecados e nos voltarmos a Deus novamente, aceitando a Jesus como Senhor e Salvador. Até hoje, o Espírito Santo é quem inspira, quem convence do pecado, quem nos consola, quem nos auxilia.

Não podemos forçar a você a aceitar a Jesus em nenhum momento. Se Deus nos deu livre arbítrio, somos nós que decidimos individualmente por nossas vidas se aceitamos ou não a Jesus.

O que podemos dizer é que esta escolha é mesmo de "vida" ou "morte": de vida eterna ou de morte eterna. Deus diz em Hebreus 9:27 que ao homem é permitido morrer uma só vez, vindo depois o julgamento. O julgamento consiste em saber se o homem passará a eternidade com Deus (vida eterna) ou passará a eternidade separado de Deus para sempre (morte eterna).

Deus diz que o inferno foi feito para o diabo e seus anjos, mas também todo aquele que não aceita a Jesus como seu legítimo Senhor e Salvador, infelizmente terá este mesmo destino. O único meio de se garantir a vida eterna com Deus é aceitando a Jesus em sua vida.

Portanto, faça a escolha certa desde já: aceite a Jesus em sua vida, dê lugar a Ele, entregue seu coração a Ele. Ele é Deus, e Deus é Amor. Deus te ama e é da vontade Dele que você se salve. Porém, esta é uma decisão que somente você pode tomar.

Se você quer aceitar a Jesus neste momento, repita comigo em voz alta esta oração abaixo:

"Meu Deus, meu Pai,

Eu aceito Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de minha vida. Quero fazer parte do Teu plano para minha vida. Neste momento, meu Pai, recebo teu filho Jesus em meu coração para que seja quebrado em mim o velho homem, e que eu seja feito nova criatura. Eu renuncio a todas as minhas ações que foram feitas contra Tua vontade. Perdoa-me Senhor, pois quero ser renovado; quero fazer parte da Tua família, ser Teu filho amado. Quero andar contigo todos os dias da minha vida, viver a verdade que é a Tua Palavra, seguir Teus passos, regozijar em Ti, ver a Tua glória.

Quero que sejas o meu conforto nos meus momentos de insegurança, que sejas a minha alegria quando eu estiver triste, que sejas o meu escudo que me guarda dos inimigos, que sejas o meu socorro pois não temerei nenhum mal e nem a solidão.

Declaro que Tu estarás sempre comigo e serás meu melhor amigo. Jesus, Te amo, Te quero e desejo Tua presença.

Amém."

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uma Fonte de Supremo Poder
A psicologia tem definido o homem como um animal de costume. Muitas vezes ele se apega aos seus hábitos de uma forma tal que, mesmo sabendo que determinada prática é inconveniente para seu autêntico bem-estar, resiste-se a mudar. O hábito é o pior inimigo da mudança, porque sua ação exerce um efeito deprimente nas zonas volitivas da consciência humana e, ainda mais, da própria consciência. É justamente em função disto que qualquer apelo para fazer uma mudança de hábito, embora aceito pela consciência, gera um tremendo conflito emocional interno, a ponto de até desestabilizar emocionalmente o indivíduo. A esta altura, certamente, qualquer forma de terapia deve atingir o homem em sua própria intimidade. Deve ser um recurso que, passando as barreiras de qualquer estrutura física, possa retomar o controle da vontade e da própria consciência, gerando nele novas motivações, novo anelos, novos alvos e metas na vida, novos interesses; enfim, uma reprogramação total da existência em todos os domínios.
Como se pode conseguir isto? Há algum poder ao alcance do homem para promover uma mudança tal? Sim, há uma fonte de poder inesgotável para o homem, a qual acha-se contida no Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Dela, o grande apóstolo Paulo tinha dito: “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”.(Rom.1:16)
Cristo é o grande médico da alma, e somente Ele pode conceder força ao impotente elemento humano, somente Ele pode efetuar uma mudança total na própria estrutura interior de cada ser. A todos os que a Ele se achegam, promete-lhes um novo coração, uma nova vida, a regeneração de sua frustrada e gastada existência, pela alegria de vida renovada. “Então espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne.”(Ezequiel 36:25-26) Isto é uma alegre realidade e uma maravilhosa promessa. Assim, Deus nos dá a certeza de um câmbio total, de uma vida escravizada pelo vício, para uma vida de liberdade plena em Jesus Cristo, de uma vida de frustrações e temores, para uma existência cheia de alegria e esperança, de uma vontade enfraquecida e deturpada pelo vício, para uma vontade impetuosa de fazer o bem e cumprir a vontade de Deus, a qual está contida no Evangelho de Jesus.
Milhares de pessoas já fizeram esta experiência e entraram no contexto de uma existência renovada, de uma nova vida e, depois de terem sido pobres seres, escravos do álcool, das drogas, do fumo, e de tantas outras formas de escravidão, presas por Satanás, passaram a gozar de completa liberdade e tornaram-se pessoas úteis a Deus. Porque “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.(João 8:36)
As pessoas costumam buscar soluções para os seus problemas, seus pesares, suas angústias e temores, nos prazeres naturais, continuando vazias e infelizes; buscando solução onde não existe. Deus diz “A Mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas” (Jeremias 2:13). Somente Cristo pode solucionar perfeitamente todos os problemas da vida, porque Ele é a fonte de todo o poder “No céu e na terra”. Ele tem poder para mudar a mente, os desejos, a vontade, e fazer de uma degradada criatura, um filho de Deus, um ser em que se possa refletir a imagem moral de Deus.
Deus está falando contigo: Ouça-O “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. (Hebreus 3:7)
A paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

postada por ilton(dissipulo de cristo)
retirada de um blogueiro que esqueci o nome desculpe. . .

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Decisão Certa em Meio à Crise

Rt 1:1 “E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos”.
Nos dias em que os juízes julgavam a terra, esses juízes tinham certa autoridade em sua região em que estavam mais próximos. Mas de modo geral a terra não tinha um governante que assumisse a responsabilidade, não havia um líder. E quando não há um líder acontece o que nos diz o último versículo do livro de Juízes.
Jz 21:25 “Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos”.
A falta de autoridade é um problema, porque dá a cada um o direito de pensar e tomar suas decisões. É justamente por isso que Deus sempre quis governar o teu povo. Deus sempre quis que seu povo ouvisse somente a sua voz. Porque se fizessem isso teriam os melhores empregos, a terra daria seus frutos, e comeriam o melhor da terra. Conforme lemos em: Is 1:19 “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra”.
Mas o caso é que aquele povo contemporâneo aos juízes, pela distância, ou até mesmo pela falta de ensinamento deles, acabaram tomando as suas próprias decisões. E notamos que a primeira decisão errada que vemos é de causa trabalhista.Um homem chamado Elimeleque, que tinha a sua família constituída, morava em Belém de Judá. O nome Elimeleque significa, no hebraico, “Meu Deus é Rei”. Embora Elimeleque soubesse que Deus era o Rei da vida dele, no momento em que em Belém chega a fome na terra ele toma uma decisão.Rt 1:1-2 “E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali”.
É curioso notar que o nome Belém no Hebraico quer dizer, “Casa do Pão”, ou “Casa do Alimento”. Veja, na Casa do Pão faltou o pão. Na Casa do Alimento faltou alimento. Era sem dúvida um momento de crise para eles. Crise tão terrível que não adiantava ter dinheiro, porque se veio a fome na terra, do que adianta ter dinheiro se não há alimento para se comprar?Elimeleque vai fazer o que um pai de família pensa em fazer no momento de crise, vai se mudar em busca de novas oportunidades para poder dar o melhor para sua família. Mas o final do versículo dois diz: “FICARAM ALI”.Elimeleque quando tomou a decisão de abandonar a Casa do Pão não tinha a intenção de se ausentar pra sempre, mas o caso é que ele ficou ali.Muitas vezes nos deparamos com situações difíceis, a tal da crise internacional nos assusta, abala só de pensar em perdemos nossos empregos, nossos clientes. Mas tome a decisão correta, ainda que essa crise seja muito forte, não abandone a Casa do Pão, não abandone a obra do Senhor, não abandone a casa de Deus!Na hora da crise a pessoa tem que tomar cuidado com as decisões que ela toma. Elimeleque colocou toda a sua família fora da Casa do Pão. Quando a crise chega, o primeiro pensamento da pessoa é, “não dou mais o dízimo”, ou “não vou mais para igreja porque não adianta nada”. Elimeleque também pensou assim. Mas o final pra família dele foi bastante trágico. Veja:Rt 1 3-5 “E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido”.
Elimeleque tomou a decisão errada em meio à crise, porque não tinha alguém que dissesse a ele que ficasse em Belém, mas eu estou aqui neste dia como enviado de DEUS para te dizer: permaneça na casa de Deus, seja fiel na crise, por que Deus é fiel. Ele é a sua Rocha, a sua Fortaleza, confia no Senhor e Ele tudo fará!
Claro, Elimeleque desejava o melhor pra família dele, mas as decisões foram erradas. A crise o assustou, fez ele abandonar a vontade de Deus, a casa de Deus. Aos seus próprios olhos ele estava fazendo a coisa certa, mas não aos olhos de Deus.
Pv 14:12 “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.
O mais correto na hora da crise não é deixar de ser dizimista, ofertante, fiel com Deus. O correto é permanecer firme com Deus. Por quê?
Rt 1:6 “Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão”.
Que pena que Elimeleque já estava morto, seus filhos também, por que se tivessem permanecido na Casa do Pão, teriam recebido a provisão do Senhor.
A melhor coisa em tempos de crise é permanecer com o Senhor. Porque Deus vai te visitar aqui na casa dEle.

do pr.bruno rodrigues. . .
postado por ilton discipulo de jesus. . .

UMA QUESTÃO QUE FAZ A DIFERENÇA
Este texto estava salvo nos rascunhos do meu blog desde dezembro de 2008... resolvi terminar e postar..Assisti ao noticiário um dia desses, e reforcei em minha mente a necessidade do cristão fazer a diferença..... Primeiro a declaração de uma apresentadora de TV, que indignada com a infidelidade do marido de sua amiga, se achou no direito de rebaixá-lo a "um ser que faria um favor pra humanidade se desaparecesse da face da terra". E também, o "sapato" lançado na direção do presidente dos EUA por um jornalista numa coletiva no Iraque. Fora tantos outros exemplos... esses dois mostraram realmente como é regido este mundo num assunto que qse ninguém se liga...PAGUE COM A MESMA MOEDA... VINGUE-SE... FAÇA JUSTIÇA... Infelizmente, muitos cristãos são regidos pelo sistema mundano ainda, mesmo depois de anoss dentro de uma denominação evangélica... Tive a oportunidade de tratar e conviver com pessoas, durante um tempo, que eram regidas por um sentimento de justiça própria e de vingança. Infelizes pois alguém os maltratou, viviam rancorosos e feridos.Não condeno o jornalista que lançou o sapato no presidente, pois ele aprendeu que deveria viver assim, mas fico muito triste pelo fato dele naum saber que existe uma forma muito mais prática e que solucionaria, se naum o probelma geral, pelo menos o problema dele.o nosso manual de vida, a Bíblia Sagrada, nos ordena a PERDOAR.A palavra PERDÂO é quase tão incompreendida quanto a palavra AMOR, e a dúvida nos mantém receosos e desacreditados da possibilidade de conseguirmos obedecer a estes mandamentos.Perdão é uma ato maravilhoso, sobrenatural e completamente possível, quando contamos com o Espírito Santo pra nos auxiliar.Primeiramente, devemos perdoar porque fomos perdoados de uma dívida maior, Jesus conta em uma parábola (MT 18: 21 ao 35) sobre um servo que foi perdoado de uma dívida impossível de ser paga, por mais que trabalhasse anos a fio por isso.Esse servo nos representa, tinhamos uma dívida tão grande com nosso criador pelos nossos pecados, que nunca poderíamos pagar com nossos esforços. Então o Rei assumiu a dívida e anulou toda a nossa condenação, morrendo na cruz do calvário.Nada do que façam pra nos ofender é tão grande quanto o que fizemos ao Criador,e ele nos perdoou, porque nós também não podemos perdoar os que nos ofendem?O segundo motivo, é que todos os mandamentos de Deus pra nós são para o nosso bem... nada do que Deus manda é pra nos machucar, nos levar pra um caminho ruim ou nos matar, na realidade Jesus veio pra consertar o que estava errado, se ele manda Perdoar, é porque a falta de perdão (como todos os pecados) é um erro e tem conseqüências seríssimas no corpo, na alma e no espírito.A parábola segue, e esse Servo encontra-se com um conservo que o devia, e não perdoou uma dívida muitas vezes menor.. e o entregou à prisão, em consequencia, o Rei o entregou aos atormentadores.Quem não perdoa, acaba sendo atormentado dia e noite, e isso é muito real. As coisas que aconteceram no passado infelizmente não podem ser apagadas ou simplesmente esquecidas, nossa mente não tem essa capacidade de simplesmente apagar tudo o que aconteceu. Porém, o que aconteceu no passado não pode continuar afetando o nosso presente e futuro. Quem não perdoa, na realidade continua sendo maltratado e ofendido todos os dias, lembrando do fato ocorrido e mantendo aberta uma ferida terrível.Devemos perdoar porque o que já nos magoou uma vez não pode continuar nos magoando todos os dias. O que passou, passou! Perdoar é simplesmente fazer com que o que aconteceu não interfira na sua felicidade ou no seu futuro!Pessoas erram, e nós só nos magoamos com elas porque colocamos expectativas demais (muitas vezes expectativas mínimas e que podemos esperar de qualquer um), mas no fundo, esperamos perfeição de seres imperfeitos. A bíblia mesmo diz, "...Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jr 17:5) Por que? Porque homens falham... porém, podemos colocar todas as nossas expectativas em Jesus, pois esse nunca falhou e nem vai falhar... mas as pessoas erram! Assim como nós erramos também um dia...Perdoar é atitude.. é mandamento, e se é mandamento, é porque nos faz bem!Libere a pessoa que te fez mal, perdoe-a, anule o seu passado de tristeza e no máximo, lembre-se dele como um aprendizado pra não fazer com ninguém ou pra ajudar pessoas que estão passando pela mesma situação.Que você desfrute do poder de perdoar através do Espirito Santo e que muitos sejam contagiados e ser levados à Cristo através das suas atitudes!Amém
Postado por Vanessa Oliveira às 16:35 0 comentários
quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sabe meu irmão, temos muito a aprender com a vida desse grande profeta chamado Daniel, assim como com todos da Bíblia. Nenhuma vírgula está escrita por acaso, a Palavra de Deus não é um livro, é um manual de vida.Lendo a História que se segue de Daniel e seus 3 amigos, podemos tirar lições valiosíssimas para nossa vida. Em Daniel 2, lemos que o rei Nabucodonosor teve um sonho que o deixou transtornado, e pediu aos sábios, adivinhos, feiticeiros e astrólogos que explicassem o sonho pra ele... mas com um pequeno detalhe, eles teriam que dizer qual o sonho que o rei tinha sonhado e sua interpretação! mas isso era impossível!! Olha a afirmação deles: "Não há ninguém no mundo capaz de fazer o que o senhor quer. Nunca houve nenhum rei, por mais forte e poderoso que fosse, que tivesse exigido uma coisa dessas dos seus sábios, adivinhos ou astrólogos. O que o senhor está querendo é impossível. Não existe quem possa atender o seu pedido,a não ser os deuses, que não moram com a gente aqui na terra."(NTLH v.10,11)Diante dessa resposta, o rei ficou furiosoooo, muitooo furioso e mandou matar todos os sábios da Babilônia. Depois que a ordem foi publicada, foram buscar Daniel e seus companheiros para que eles também fossem mortos.Ixi, aí a boca esquentouuu. A situação ficou crítica hein?? Quantas vezes isso não acontesse conosco? por decreto devemos morrer, junto com todos! por decreto, temos que perder algo. Por decreto, nossos sonhos tem q morrer... Por decreto, nossa esperança, nosso emprego, nossa família, nossa igreja, nossa cidade, nosso irmãos etc teem q morrer!!!! afinal, não existe quem possa atender um pedido desses, a não ser os deuses, que não moram com a gente aqui na terra....agora, só abrir um parentese para a atitude de Daniel, e que deve ser nossa atitude... "EPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, é impossivel para homens,,, mas há um Deus no céu que revela mistérioss!"Quantas vezes somos omissos. meu Deus, como é dificil não aceitar um diagnóstico! Como é dificil lembrar do mar vermelho abrindo diante de um diagnóstico de câncer, diante de um casamento destruido, diante de uma gravidez arriscada, diante de tantas coisassss!!!ô meu irmão, o minimo que Deus exige de nós é "ide, pregai o evangelho", quantas situações são geradas para que apresentemos o "Deus no céu que revela mistérios"... os feiticeiros e sábios não tinham, mas nóóós temos um Deus que mora com a gente... um Deus acessível que ouve a nossa súplica e atende, um Deus bondoso que fez tanto por nós, um Deus poderoso que faz maravilhasss..... O Deus dos deusess habita em nós, aquele que venceu a morte, Aquele q domina sobre tudo, Aquele a quem confiamos a nossa vida.... Daniel contou tudo aos seus amigos Ananias, Misael e Azarias e pediu que orassem ao Deus do céu, pedindo que tivesse pena deles e lhes mostrasse, a fim de que Daniel e seus amigos não morressesm junto com os outros sábios da Babilônia...(v.18)E Deus o revelou.... eu vejo mais uma vez que para tudo há um propósito... a situação precisou ficar preta para....Sabe meu querido, infelizmente muita gente pensa que ser crente é ser azarado. NA nossa igreja, por exemplo, passamos sempre por problemas financeiros.... muitas vezes a situação tá tão feia q a gente até pensa: "ixi, deixa vez não passa...." engraçado que tem tantass denominações com tanto e a gente com tannnto trabalho e sem muito recurso... mas vivemos realmente no sobrenatural,,, rssTalvez vc tenha esse pensamento.... pq será que pra mim tudo é tão dificil ??? Eu tenho aprendido uma coisa muito preciosa... tenho aprendido que não existem situações difíceis... existem oportunidades de mostrar que existe um Deus no céu que é poderoso pra agir no impossível...Através da sua impossibilidade de engravidar que você mostra ao mundo o Isaque.. através do risco de falência da sua empresa que você mostra ao seu patrão que existe Deus no céu.... Através das suas tribulações que você mostra aos seus parentes que a alegria independe das circunstâncias, através do tumulto no casamento que você mostra ao seu marido/esposa que existe perdão...e foi através do risco de morte que Daniel mostrou ao rei Nabucodonosor que (e com sua própria boca reconheceu):" O Deus que vocês adoram é, de fato, o mais poderoso de todos os deuses e é Senhor de todos os reis. Eu sei que é ele quem explica mistérios." (v. 47)Deus abençoe e faça resplandecer seu rosto sobre nós.

texto tirado da parte de pregaçao
do pastor marco feliciano.
por vanessa oliveira.

UMA QUESTÃO QUE FAZ A DIFERENÇA
Este texto estava salvo nos rascunhos do meu blog desde dezembro de 2008... resolvi terminar e postar..Assisti ao noticiário um dia desses, e reforcei em minha mente a necessidade do cristão fazer a diferença..... Primeiro a declaração de uma apresentadora de TV, que indignada com a infidelidade do marido de sua amiga, se achou no direito de rebaixá-lo a "um ser que faria um favor pra humanidade se desaparecesse da face da terra". E também, o "sapato" lançado na direção do presidente dos EUA por um jornalista numa coletiva no Iraque. Fora tantos outros exemplos... esses dois mostraram realmente como é regido este mundo num assunto que qse ninguém se liga...PAGUE COM A MESMA MOEDA... VINGUE-SE... FAÇA JUSTIÇA... Infelizmente, muitos cristãos são regidos pelo sistema mundano ainda, mesmo depois de anoss dentro de uma denominação evangélica... Tive a oportunidade de tratar e conviver com pessoas, durante um tempo, que eram regidas por um sentimento de justiça própria e de vingança. Infelizes pois alguém os maltratou, viviam rancorosos e feridos.Não condeno o jornalista que lançou o sapato no presidente, pois ele aprendeu que deveria viver assim, mas fico muito triste pelo fato dele naum saber que existe uma forma muito mais prática e que solucionaria, se naum o probelma geral, pelo menos o problema dele.o nosso manual de vida, a Bíblia Sagrada, nos ordena a PERDOAR.A palavra PERDÂO é quase tão incompreendida quanto a palavra AMOR, e a dúvida nos mantém receosos e desacreditados da possibilidade de conseguirmos obedecer a estes mandamentos.Perdão é uma ato maravilhoso, sobrenatural e completamente possível, quando contamos com o Espírito Santo pra nos auxiliar.Primeiramente, devemos perdoar porque fomos perdoados de uma dívida maior, Jesus conta em uma parábola (MT 18: 21 ao 35) sobre um servo que foi perdoado de uma dívida impossível de ser paga, por mais que trabalhasse anos a fio por isso.Esse servo nos representa, tinhamos uma dívida tão grande com nosso criador pelos nossos pecados, que nunca poderíamos pagar com nossos esforços. Então o Rei assumiu a dívida e anulou toda a nossa condenação, morrendo na cruz do calvário.Nada do que façam pra nos ofender é tão grande quanto o que fizemos ao Criador,e ele nos perdoou, porque nós também não podemos perdoar os que nos ofendem?O segundo motivo, é que todos os mandamentos de Deus pra nós são para o nosso bem... nada do que Deus manda é pra nos machucar, nos levar pra um caminho ruim ou nos matar, na realidade Jesus veio pra consertar o que estava errado, se ele manda Perdoar, é porque a falta de perdão (como todos os pecados) é um erro e tem conseqüências seríssimas no corpo, na alma e no espírito.A parábola segue, e esse Servo encontra-se com um conservo que o devia, e não perdoou uma dívida muitas vezes menor.. e o entregou à prisão, em consequencia, o Rei o entregou aos atormentadores.Quem não perdoa, acaba sendo atormentado dia e noite, e isso é muito real. As coisas que aconteceram no passado infelizmente não podem ser apagadas ou simplesmente esquecidas, nossa mente não tem essa capacidade de simplesmente apagar tudo o que aconteceu. Porém, o que aconteceu no passado não pode continuar afetando o nosso presente e futuro. Quem não perdoa, na realidade continua sendo maltratado e ofendido todos os dias, lembrando do fato ocorrido e mantendo aberta uma ferida terrível.Devemos perdoar porque o que já nos magoou uma vez não pode continuar nos magoando todos os dias. O que passou, passou! Perdoar é simplesmente fazer com que o que aconteceu não interfira na sua felicidade ou no seu futuro!Pessoas erram, e nós só nos magoamos com elas porque colocamos expectativas demais (muitas vezes expectativas mínimas e que podemos esperar de qualquer um), mas no fundo, esperamos perfeição de seres imperfeitos. A bíblia mesmo diz, "...Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jr 17:5) Por que? Porque homens falham... porém, podemos colocar todas as nossas expectativas em Jesus, pois esse nunca falhou e nem vai falhar... mas as pessoas erram! Assim como nós erramos também um dia...Perdoar é atitude.. é mandamento, e se é mandamento, é porque nos faz bem!Libere a pessoa que te fez mal, perdoe-a, anule o seu passado de tristeza e no máximo, lembre-se dele como um aprendizado pra não fazer com ninguém ou pra ajudar pessoas que estão passando pela mesma situação.Que você desfrute do poder de perdoar através do Espirito Santo e que muitos sejam contagiados e ser levados à Cristo através das suas atitudes!Amém
Postado por Vanessa Oliveira às 16:35 0 comentários
quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sabe meu irmão, temos muito a aprender com a vida desse grande profeta chamado Daniel, assim como com todos da Bíblia. Nenhuma vírgula está escrita por acaso, a Palavra de Deus não é um livro, é um manual de vida.Lendo a História que se segue de Daniel e seus 3 amigos, podemos tirar lições valiosíssimas para nossa vida. Em Daniel 2, lemos que o rei Nabucodonosor teve um sonho que o deixou transtornado, e pediu aos sábios, adivinhos, feiticeiros e astrólogos que explicassem o sonho pra ele... mas com um pequeno detalhe, eles teriam que dizer qual o sonho que o rei tinha sonhado e sua interpretação! mas isso era impossível!! Olha a afirmação deles: "Não há ninguém no mundo capaz de fazer o que o senhor quer. Nunca houve nenhum rei, por mais forte e poderoso que fosse, que tivesse exigido uma coisa dessas dos seus sábios, adivinhos ou astrólogos. O que o senhor está querendo é impossível. Não existe quem possa atender o seu pedido,a não ser os deuses, que não moram com a gente aqui na terra."(NTLH v.10,11)Diante dessa resposta, o rei ficou furiosoooo, muitooo furioso e mandou matar todos os sábios da Babilônia. Depois que a ordem foi publicada, foram buscar Daniel e seus companheiros para que eles também fossem mortos.Ixi, aí a boca esquentouuu. A situação ficou crítica hein?? Quantas vezes isso não acontesse conosco? por decreto devemos morrer, junto com todos! por decreto, temos que perder algo. Por decreto, nossos sonhos tem q morrer... Por decreto, nossa esperança, nosso emprego, nossa família, nossa igreja, nossa cidade, nosso irmãos etc teem q morrer!!!! afinal, não existe quem possa atender um pedido desses, a não ser os deuses, que não moram com a gente aqui na terra....agora, só abrir um parentese para a atitude de Daniel, e que deve ser nossa atitude... "EPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, é impossivel para homens,,, mas há um Deus no céu que revela mistérioss!"Quantas vezes somos omissos. meu Deus, como é dificil não aceitar um diagnóstico! Como é dificil lembrar do mar vermelho abrindo diante de um diagnóstico de câncer, diante de um casamento destruido, diante de uma gravidez arriscada, diante de tantas coisassss!!!ô meu irmão, o minimo que Deus exige de nós é "ide, pregai o evangelho", quantas situações são geradas para que apresentemos o "Deus no céu que revela mistérios"... os feiticeiros e sábios não tinham, mas nóóós temos um Deus que mora com a gente... um Deus acessível que ouve a nossa súplica e atende, um Deus bondoso que fez tanto por nós, um Deus poderoso que faz maravilhasss..... O Deus dos deusess habita em nós, aquele que venceu a morte, Aquele q domina sobre tudo, Aquele a quem confiamos a nossa vida.... Daniel contou tudo aos seus amigos Ananias, Misael e Azarias e pediu que orassem ao Deus do céu, pedindo que tivesse pena deles e lhes mostrasse, a fim de que Daniel e seus amigos não morressesm junto com os outros sábios da Babilônia...(v.18)E Deus o revelou.... eu vejo mais uma vez que para tudo há um propósito... a situação precisou ficar preta para....Sabe meu querido, infelizmente muita gente pensa que ser crente é ser azarado. NA nossa igreja, por exemplo, passamos sempre por problemas financeiros.... muitas vezes a situação tá tão feia q a gente até pensa: "ixi, deixa vez não passa...." engraçado que tem tantass denominações com tanto e a gente com tannnto trabalho e sem muito recurso... mas vivemos realmente no sobrenatural,,, rssTalvez vc tenha esse pensamento.... pq será que pra mim tudo é tão dificil ??? Eu tenho aprendido uma coisa muito preciosa... tenho aprendido que não existem situações difíceis... existem oportunidades de mostrar que existe um Deus no céu que é poderoso pra agir no impossível...Através da sua impossibilidade de engravidar que você mostra ao mundo o Isaque.. através do risco de falência da sua empresa que você mostra ao seu patrão que existe Deus no céu.... Através das suas tribulações que você mostra aos seus parentes que a alegria independe das circunstâncias, através do tumulto no casamento que você mostra ao seu marido/esposa que existe perdão...e foi através do risco de morte que Daniel mostrou ao rei Nabucodonosor que (e com sua própria boca reconheceu):" O Deus que vocês adoram é, de fato, o mais poderoso de todos os deuses e é Senhor de todos os reis. Eu sei que é ele quem explica mistérios." (v. 47)Deus abençoe e faça resplandecer seu rosto sobre nós.

postado por ilton. . .
de vanessa oliveira. . .
BABILÔNIA DE HOJE
Vivemos uma época muito preocupante, a época do PARECE. Muitas emissoras transmitindo cultos, palavras, louvores, onde se vai ouve-se falar de Cristo. Esso é uma vitória muito grande! Porém, na vida cotidiana de muitas pessoas tenho percebido que alguns princípios bíblicos estão ficando absurdamente misturados com conceitos totalmente contrários à Palavra de Deus. Uma mistura que com certeza não agrada o coração de Deus e neutraliza o povo de Deus."A convivência pacífica" com o pecado é justificada por muitos com afirmações de "hoje em dia, isso é normal! Todo mundo faz! Não seja fechado a novas idéias! Não tem nada a ver!" Tempos de risco, onde tudo PARECE normal, mas na realidade não é.Como seria bom se a nossa geração respondesse às pressões do seu dia-a-dia, da mesma forma que Daniel e seus amigos, em Daniel 1:1-21. Vamos falar sobre isso.O Império Babilônico tinha derrotado os judeus de forma humilhante, no ano de 586 a.C. Destruíram a maior parte de Jerusalém, levaram utensílios do Templo, mataram muita gente, como descreve Dn 1:1-2:"No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, a Jerusalém, e a sitiou. E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus."Os dominadores eram os caldeus (nome também usado para descrever os babilônios). Estavam convencidos de que eram os melhores, o Império modelo. Venciam os inimigos com extrema facilidade e exigiam ser reverenciados pelos derrotados. Eram bons guerreiros, famosos por sua arquitetura, conhecidos por sua busca pelo conhecimento e religiosidade... BABILÔNIA ESTAVA NA MODA! Quem não levasse a vida como os babilônios, não estava com nada! Mesmo porque, se não obedecessem, seriam mortos!A Babilônia tinha o objetivo de destruir a nacionalidade dos povos conquistados. Trazia os derrotados para serem escravos em seus domínios, selecionava os jovens mais inteligentes e atraentes para fazer-lhes uma espécie de "lavagem cerebral", fixando em suas mentes a cultura babilônica. O objetivo era transformar esses jovens em "colaboradores", para que convencessem os seus povos a não se rebelarem contra o domínio caldeu, como segue o texto (Dn 1:3,4a):"E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes, Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei..." Foram utilizadas quatro artimanhas contra eles:(Dn 1:4b) e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus." PRIMEIRO: Mudança de cultura: toda a cultura judaica girava em torno do Deus único. A cultura caldeia não tratava-se simplesmente de usos, costumes, conhecimentos e sabedoria. NAUM! Muitos dos valores babilônicos eram totalmente contrários aos ensinamentos do Senhor único, como por exemplo, a crença em vários deuses.SEGUNDO: o alvo era que fossem substituindo o hebraico pela língua caldeia, até o ponto em que, pela falta de uso, a antiga língua se tornaria morta.(Dn 1:5) "E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei." TERCEIRO: Mudança de Alimentação: Quem não se sentiria seduzido pelo "cheirinho gostoso" de uma série de carnes, vinho bom e tudo o que era servido para o próprio rei Nabucodonosor? Mas, para os judeus, a alimentação era diretamente ligada a religião. DN 1:7 "E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego."Quarto: Mudança de nomes: Para os judeus, os nomes tinham significados. Eram dados pelos pais, como expressões de louvor a Deus e com o anseio de que seus filhos tivessem um compromisso verdadeiro com o Senhor. Ao mudarem estes nomes, os caldeus não estavam apenas "traduzindo-os" do hebraico para o caldeu. Eles queriam adequar seus significados, de acordo com seus deuses e ídolos. (Dn 4:8 "... se me apresentou Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus...")Daniel: "Deus é meu juiz", mudou para BELTESSAZAR - "Príncipe de Bel" (deus babilônico)Misael: "Quem é Deus como Deus!", para MESAQUE - "Quem é como Aku" (deus da lua);Hananias: "Jeová é misericordioso", para SADRAQUE - "Amigo do rei" (tido como um deus)Azarias: "Jeová é o meu socorro", para ABEDE-NEGO - "servo de Nego" (outro deus deles).Dn 1:8a "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se..."O interessante é que só lhes ofereceram coisas da melhor qualidade. Tenho certeza de que, se essa oferta fosse feita hoje, muitas pessoas teriam feito uma escolha bem diferente. Será que o problema de Daniel era falta de "bom gosto"? NÃO! Daniel tinha zelo pelo padrão de Deus. Hoje em dia, temos muito "bom gosto", mas por parte de alguns, o temor de Deus está em falta.O texto diz que Daniel "resolveu firmemente não contaminar-se". Não basta decidir intelectualmente, é necessário agir e remar contra a maré. Falta de firmeza resulta em decepção e é calro que a pessoa vai se machucar ao lutar contra Satanás sem convicção.Esses quatro jovens entraram com a firme convicção e Deus entrou com a "ação sobrenatural".Daniel propôs uma alternativa, para que não viessem a contaminar-se. Segundo o verso 12 a 16, ele argumentou mais ou menos assim: "Façam uma experiência conosco, durante 0 dias. Sirvam-nos a comida que estamos acostumados. Depois deste tempo, comparem-nos com os outros jovens e tirem suas conclusões".Resultado: neste improvisado concurso de beleza masculina, eles foram encontrados em ótima forma, muito melhores que os outros e permaneceram com a sua alimentação.Devemos agir como Daniel! Não podemos ficar passivos em situações que vão nos levar a pecar. Precisamos ser criativos até para fugir do pecado.COMO ANDAM SUAS REAÇÕES ÀS PRESSÕES DO DIA-A-DIA?Estão querendo alterar sua CULTURA , distorcendo claros valores bíblicos, com a intenção de menosprezar a sua experiência com Deus?Estão tentando mudar a sua LÍNGUA, afastando a linguagem do amor genuíno (que é característica dos Filhos de Deus), cultivando a comunicação do ódio, rancor, palavrão e murmuração?Estão querendo mudar a sua ALIMENTAÇÃO, alterando as coisas que você absorve com seus olhos, ouvidos (mente), sua boca, para que você bata de frente com mandamentos dados por Deus?Será que existe uma força maligna, querendo apagar da sua mente que, o NOMEque existe antes do seu próprio nome, é o nome de "cristão"?BABILÔNIA ESTÁ NA MODA OUTRA VEZ: O DIABO ESTÁ TENTANDO "LAVAR" DE MUITAS MENTES OS PRINCÍPIOS E VALORES ENSINADOS POR DEUS, EM TODA BÍBLIA!ESTÁ TENTANDO PEGAR JOVENS PARA SEREM COLABORADORES, PARA INFLUENCIAREM O POVO DE DEUS A NÃO TOMAREM NENHUMA ATITUDE DIANTE DO PECADO.QUE ATITUDE VOCÊ VAI TOMAR? VAI CEDER ÀS PRESSÕES OU VAI DECIDIR TESTEMUNHAR QUE VALE A PENA "JOGAR NO TIME DE DEUS"?"Não desista! Ainda há um tempo, força, recursos, pessoas, alternativas e soluções para os seus problemas. Ainda há um Deus. Por isso, ainda há esperança!"

de vanessa minha amiga.
postado por ilton
SABEDORIA E JUVENTUDE
Escrevi este texto pra coluna do site de um amigo.... espero que assim como fui tocada por esse trecho bíblico, você também seja edificado.Muitas pessoas acreditam que é preciso ter muita experiência para ser considerado sábio. Geralmente, quase ninguém dá credito a um jovem ou adolescente, justamente pela sua falta de experiência de vida. Muitos aguardam o momento da “queda” ou da “rebeldia”, tempo de sempre quebrar a cara, já que isso faz parte da sua fase. Na realidade quase todos os cristãos se conformam com esses fatos, e isso inclui os próprios adolescentes e jovens, justamente porque esse período é caracterizado pelo afastamento de Deus ou pelo relaxamento aos Mandamentos Sagrados.Infelizmente, quando vemos um adolescente ou um jovem que “não dá trabalho” temos o seguinte pensamento: “Ele ainda não entrou na adolescência!”, ou pior ainda, “Esse garoto não é normal!” Realmente, essa é uma fase de difícil relacionamento, comprovado pela ciência, onde ninguém os entende, ninguém os aceita, apenas criticam, que os hormônios estão à flor da pele, etc.Creio eu que existam 2 tipos de pessoas, segundo Provérbios: Os Sábios e os Tolos. Todos pendem pra um desses lados, independente da sua idade. Então, vamos analisar o peso dessas duas características.Ninguém, nem mesmo um adolescente no auge de sua “rebeldia” gosta de ser chamado de “tolo”. Justamente porque “tolo” dá idéia também de “pessoa que não é digna de consideração, nem mesmo de atenção”. E, como eu já fui adolescente, (e das terríveis!) sei que, em meio aos “... me deixe viver em paz! Sai do meu pé!”. O que o adolescente menos gosta é de falta de atenção! Na realidade, sendo jovem, velho, adulto ou criança, o que a pessoa mais anseia é que - independente da forma que é expressa - sua opinião seja ouvida!Como uma boa mineira de criação, uma das coisas que me dá satisfação é conseguir discutir qualquer assunto, seja com qualquer pessoa. Eu aprendo muitas coisas e tenho a oportunidade de expor a minha opinião! Parece loucura, mas, em algumas situações, me frustra tanto o fato de eu simplesmente não saber absolutamente nada sobre alguma coisa que estejam conversando comigo! Fico olhando com “cara de tacho” e ao invés de eu aprender mais, aquilo se torna um monólogo rápido, porque eu simplesmente não tenho uma “palavrinha” para fazê-la continuar falando!O tolo (também definido como louco ou insensato) não é chamado assim simplesmente pelo fato de não ter experiência de vida. Mas porque despreza o conhecimento (Pv 1:22), mostra toda a sua raiva (Pv 29:11) e se mete em confusão (Pv 20:3). É também a pessoa que confia nas suas próprias idéias (Pv 12:15), desprezando a sabedoria divina (Pv 1:7b). E isso é muito sério.Então, independente da idade, da fase e dos problemas, uma pessoa só consegue deixar de ser considerada “tola” e, dentre outras milhares de vantagens, consegue expressar sua opinião e realmente ser OUVIDA quando se torna Sábia, quando busca a sabedoria. Não há outra maneira, ou tola, ou sábia!Uma pessoa sábia inclui em suas qualidades a prudência, que o dicionário Aurélio define como: “Qualidade de quem age com condimento, buscando evitar tudo o que julga fonte de erro ou de dano; Cautela, precaução”. Isso faz cair, pelo próprio dicionário, a necessidade da experiência para se obter a verdadeira sabedoria. A Bíblia, o guia de todas as pessoas que desejam ser sábias, também refuta essa condição no seguinte texto: “Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados.” (Provérbios 1:4 NTLH).Então, a Bíblia nos dá a dica para adquirir a Sabedoria: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus...” (Provérbios 1: 7 NTLH).Temer a Deus: Respeitar ou reverenciar a Deus, reconhecendo a sua grandeza e santidade. Temer a Deus não quer dizer simplesmente ter medo de Deus; é, antes, respeito (Lc 23:40; Hb 12:28), amor (Mt 22:37), obediência (Ec 12:13) e adoração a Ele (Dt 6:13-15; Sl 2:11).Então, concluímos que em todas as idades, se quisermos ser ouvidos, respeitados, admirados e imitados, é imprescindível deixarmos a tolice e consequentemente, busquemos a verdadeira sabedoria, que vem somente do Senhor.“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”.I Timóteo 4:12.

postado por ilton.
de vanessa oliveira.
obrigado por me ajudar. . .
GRAÇA
Escrevi este texto numa conversa que tive com um irmão muito querido, espero que você (assim como eu ao escrever) seja edificado...Enquanto se está respirando, sempre dá tempo de começar tudo de novo. Existem muito mais prisões do que a gente imagina.... Muitos tipos diferentes de prisões além das que conhecemos...Na realidade muitos de nós estamos presos aos nossos próprios corpos, nossas próprias vontades. Por mais que saibamos o que é certo e errado - e você sabe o q é certo e errado - não conseguimos fazer na realidade o que é certo! Por motivos diversos não fazemos o que devemos fazer, não fazemos o que é certo, porém a raiz de todos os motivos é justamente a nossa vontade, porque, na minha opinião, quando alguém quer do fundo do coração, ela faz... Como a nossa “carne” tende para o mal, por mais que tentemos, na realidade só fazemos o que o nosso corpo quer, por mais que isso seja errado. Então, estamos presos e obedecemos a nossa vontade, certo?O que agora você pensa q está, não está! Fora dos caminhos do Senhor, você não está livre pra fazer as suas vontades, na realidade você está presos a elas..... entendeu? Concluímos então que você está preso, e não livre! (como pensava).Falando agora de prisão, seeeeeeeeeee você conseguisse se libertar sozinho.... ninguém precisaria fazer nada.Então alguém teve que fazer alguma coisa pra que você tivesse o direito de decidir fazer ou não suas vontades e tivesse o direito de fazer o que é certo, porque esse direito você perdeu...Já era, você pegou seu direito de escolha, trocou por 2,50 e comprou uma cerveja! Foi isso q eu e você fizemos! Aí vai começar a fazer todo sentido o que uma certa vez, “o cara q decidiu comprar o seu direito de volta” disse pra um jovem rico; O garoto tinha tudo e fazia tudo certinho, e, ao meu ver, achava q com isso estava livre/salvo! Mas aí, foi só Jesus apertar um “pokim” e o cara já estragou tudo! Rs... Porque não era a vontade dele vender tudo o que tinha e dar pra pessoas que, no fundo, não dava a mínima!Afinal, então, quem pode se salvar??Então..... pra qualquer pessoa, qualquer um mesmo, é impossível se salvar/ libertar... e creio eu que porque justamente falta vontade! E se tiver vontade, vai faltar outra coisa, alguma coisa sempre vai faltar!Por isso, pra você sair dessa situação sozinho é impossível! Sinto muito, pra você não tem jeito, não tem jeito mesmo... desiste de tentar, você nunca vai conseguir fazer o que é certo!MASSSSSSSSSSSSS, NAUM CONTAVAM COM A MINHA ASTÚCIA!! (rsss, só pra descontrair um pouco)Você não é diferente de mim e do resto do mundo.... Pra você falta alguma coisa,, pra mim faltou, então o que resta fazer é desistir e pedir ajuda,,,,, mas pra pessoa certa, quem resolve... não vem querer pedir ajuda pra qualquer um!Lembra aquela história do " o que eu quero fazer eu não faço, e o que não quero fazer, isso faço"? Pois então, é Paulo falando... ele também não conseguia mudar suas vontades,entãoooooo.... ele aceitou que pra ele não tinha jeito, e reconheceu que era digno de morte...Porque assim, pensa comigo...... quando um juiz dá uma sentença para alguém, ele calcula o tempo que o cara pode se recuperar...6 anos, 10 anos, 15 anos. Na realidade é isso... é o tempo necessário para um criminoso se ressocializar, pagar sua dívida com a sociedade e se ressocializar (salvo uma cadeia de erros do nosso sistema prisional).Em países que há pena de morte, o criminoso passa por um processo de avaliações que provam que ele não se recuperará mais ( li isso em algum lugar um dia) (porém a justiça humana é complicada, comete vários erros).Se Deus tivesse esperança no homem, ele teria dado uma sentença de 40 anos, 50 anos, 10 anos, assim, um dia o homem iria se recuperar sozinho. (já to terminando... é q eu falo demais) mas NÃO... a sentença pra você foi morte..... e morte pra sofrerrrr, morte de cruz! Você lembra que Jesus passou pelo que na realidade a gente tinha q passar? Lembra da troca? Então é porque merecemos.A sentença pra você foi dada, porque VOCÊ NÃO FAZ O QUE É CERTO, VOCÊ MORRE mas Jesus morreu no seu lugar,,, pra q você tivesse de volta o seu direito de viver e fazer o q é certoisso é GRAÇA!( que talvez você tenha ouvido tantas vezes, e q eu oro pra que agora você tenha entendido.)O que você tem a fazer, é ajoelhar, ou em pé, ou até em frente essa tela.. Jesus está em todos os lugares, porque ele ressuscitou, e reconhecer q você é digno de morte,,,,, e entende isso, entende que a sua vontade te condena a morte! Mas que você recebe o sacrifício Dele pra que você fique livre de VOCÊ MESMO! Aceite-o como o seu SALVADOR! E também como o SENHOR das suas vontades (porque você já viu que quando você comanda as suas vontades, só faz o q não presta!).Precisa de "alguém mais experiente" pra comandar o barco! Você precisa de Jesus, longe das letras e da religião...Você precisa de Jesus pra libertar você da sua vontade de fazer coisa erradae isso você pode alcançar!Agora o q você vai fazer com essas informações?Quer um conselho meu?Se no fundo você tem alguma consciência do que você tem q fazer, desliga tudo isso aquii e vai fazer o q você tem q fazer! E agora! Antes que seja dominado pela sua vontade de novo...Pode me deixar falando sozinha.... pode deixar quem for falando sozinho, vai fazer o q você tem q fazer... e ser verdadeiro... ok?Tchau!

lindo! postado por ilton.
de vanessa oliveira. . . .
GRAÇA
Escrevi este texto numa conversa que tive com um irmão muito querido, espero que você (assim como eu ao escrever) seja edificado...Enquanto se está respirando, sempre dá tempo de começar tudo de novo. Existem muito mais prisões do que a gente imagina.... Muitos tipos diferentes de prisões além das que conhecemos...Na realidade muitos de nós estamos presos aos nossos próprios corpos, nossas próprias vontades. Por mais que saibamos o que é certo e errado - e você sabe o q é certo e errado - não conseguimos fazer na realidade o que é certo! Por motivos diversos não fazemos o que devemos fazer, não fazemos o que é certo, porém a raiz de todos os motivos é justamente a nossa vontade, porque, na minha opinião, quando alguém quer do fundo do coração, ela faz... Como a nossa “carne” tende para o mal, por mais que tentemos, na realidade só fazemos o que o nosso corpo quer, por mais que isso seja errado. Então, estamos presos e obedecemos a nossa vontade, certo?O que agora você pensa q está, não está! Fora dos caminhos do Senhor, você não está livre pra fazer as suas vontades, na realidade você está presos a elas..... entendeu? Concluímos então que você está preso, e não livre! (como pensava).Falando agora de prisão, seeeeeeeeeee você conseguisse se libertar sozinho.... ninguém precisaria fazer nada.Então alguém teve que fazer alguma coisa pra que você tivesse o direito de decidir fazer ou não suas vontades e tivesse o direito de fazer o que é certo, porque esse direito você perdeu...Já era, você pegou seu direito de escolha, trocou por 2,50 e comprou uma cerveja! Foi isso q eu e você fizemos! Aí vai começar a fazer todo sentido o que uma certa vez, “o cara q decidiu comprar o seu direito de volta” disse pra um jovem rico; O garoto tinha tudo e fazia tudo certinho, e, ao meu ver, achava q com isso estava livre/salvo! Mas aí, foi só Jesus apertar um “pokim” e o cara já estragou tudo! Rs... Porque não era a vontade dele vender tudo o que tinha e dar pra pessoas que, no fundo, não dava a mínima!Afinal, então, quem pode se salvar??Então..... pra qualquer pessoa, qualquer um mesmo, é impossível se salvar/ libertar... e creio eu que porque justamente falta vontade! E se tiver vontade, vai faltar outra coisa, alguma coisa sempre vai faltar!Por isso, pra você sair dessa situação sozinho é impossível! Sinto muito, pra você não tem jeito, não tem jeito mesmo... desiste de tentar, você nunca vai conseguir fazer o que é certo!MASSSSSSSSSSSSS, NAUM CONTAVAM COM A MINHA ASTÚCIA!! (rsss, só pra descontrair um pouco)Você não é diferente de mim e do resto do mundo.... Pra você falta alguma coisa,, pra mim faltou, então o que resta fazer é desistir e pedir ajuda,,,,, mas pra pessoa certa, quem resolve... não vem querer pedir ajuda pra qualquer um!Lembra aquela história do " o que eu quero fazer eu não faço, e o que não quero fazer, isso faço"? Pois então, é Paulo falando... ele também não conseguia mudar suas vontades,entãoooooo.... ele aceitou que pra ele não tinha jeito, e reconheceu que era digno de morte...Porque assim, pensa comigo...... quando um juiz dá uma sentença para alguém, ele calcula o tempo que o cara pode se recuperar...6 anos, 10 anos, 15 anos. Na realidade é isso... é o tempo necessário para um criminoso se ressocializar, pagar sua dívida com a sociedade e se ressocializar (salvo uma cadeia de erros do nosso sistema prisional).Em países que há pena de morte, o criminoso passa por um processo de avaliações que provam que ele não se recuperará mais ( li isso em algum lugar um dia) (porém a justiça humana é complicada, comete vários erros).Se Deus tivesse esperança no homem, ele teria dado uma sentença de 40 anos, 50 anos, 10 anos, assim, um dia o homem iria se recuperar sozinho. (já to terminando... é q eu falo demais) mas NÃO... a sentença pra você foi morte..... e morte pra sofrerrrr, morte de cruz! Você lembra que Jesus passou pelo que na realidade a gente tinha q passar? Lembra da troca? Então é porque merecemos.A sentença pra você foi dada, porque VOCÊ NÃO FAZ O QUE É CERTO, VOCÊ MORRE mas Jesus morreu no seu lugar,,, pra q você tivesse de volta o seu direito de viver e fazer o q é certoisso é GRAÇA!( que talvez você tenha ouvido tantas vezes, e q eu oro pra que agora você tenha entendido.)O que você tem a fazer, é ajoelhar, ou em pé, ou até em frente essa tela.. Jesus está em todos os lugares, porque ele ressuscitou, e reconhecer q você é digno de morte,,,,, e entende isso, entende que a sua vontade te condena a morte! Mas que você recebe o sacrifício Dele pra que você fique livre de VOCÊ MESMO! Aceite-o como o seu SALVADOR! E também como o SENHOR das suas vontades (porque você já viu que quando você comanda as suas vontades, só faz o q não presta!).Precisa de "alguém mais experiente" pra comandar o barco! Você precisa de Jesus, longe das letras e da religião...Você precisa de Jesus pra libertar você da sua vontade de fazer coisa erradae isso você pode alcançar!Agora o q você vai fazer com essas informações?Quer um conselho meu?Se no fundo você tem alguma consciência do que você tem q fazer, desliga tudo isso aquii e vai fazer o q você tem q fazer! E agora! Antes que seja dominado pela sua vontade de novo...Pode me deixar falando sozinha.... pode deixar quem for falando sozinho, vai fazer o q você tem q fazer... e ser verdadeiro... ok?Tchau!

postado por ilton. . .
de vanessa oliveira.
"Uma Hora pra mudar a sua vida"
Uma das maiores tragédias do evangelicalismo moderno é que milhares de pessoas acreditam ser salvas quando não o são. No afã de ver resultados numéricos no seio da igreja, tem-se pregado que para receber o perdão de Deus basta fazer uma oraçãozinha e aceitá-Lo em seu coração. Desta forma, incontáveis pessoas "aceitam" o Senhor Jesus em seus corações e continuam a viver como o diabo, sem evidência nenhuma de que a redenção realmente ocorreu – e, de fato, realmente não ocorreu.A primeira razão é muito simples: este ensinamento não pode ser encontrado em lugar nenhum das Escrituras, ou seja, não é algo bíblico. A salvação é fruto da vontade soberana de Deus de redimir o indivíduo, gerando nele o arrependimento e a fé necessários para que Ele mesmo despeje sobre o pecador a Sua graça.Em segundo lugar, a salvação é necessariamente seguida de uma mudança nas inclinações do coração: se quando perdido a sua tendência natural era buscar a satisfação de sua carne através de toda sorte de prática pecaminosa, agora o seu coração é inclinado à bondade e a fazer a vontade de Deus. O redimido passa a amar o que Deus ama e detestar aquilo que o Senhor detesta. A questão não é ter que deixar de fazer algo por ter se tornado cristão, mas, tendo sido convertido por Deus, não ter mais prazer nenhum nas práticas que outrora lhe atraíam tanto. Esta é uma das razões para desconfiarmos de certos artistas famosos que professam o Senhor Jesus, mas continuam a desempenhar as mesmas atividades ("profissionais" e pessoais) imundas que anteriormente.Vale ressaltar que, após ser salvo o indivíduo não se torna perfeito e fica invulnerável ao pecado. Um cristão autêntico peca sim. Seja de maneira patente e identificável a olho nu, seja sutilmente em seus pensamentos e motivações. Contudo, o pecado não se dá da mesma maneira: o perdido se atira no lamaçal do pecado e nele se deleita; o salvo cai em pecado, sofre por ter ofendido a Deus e luta contra sua pecaminosidade.Na prática do evangelismo é muito comum encontrarmos pessoas que se declaram cristãs, mas levam uma vida totalmente destituída de Deus. Nesses casos, não podemos cair na besteira de dizer que está tudo bem e que “Deus ama a todos e tem um plano maravilhoso para sua vida.” Esse não é o momento para paz e graça, mas para confronto e lei. É o momento de glorificar a Deus confrontando o indivíduo com a verdade:“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”Mateus 7:21“Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nospurificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”1 João 1:6-10Minha oração é que o Senhor seja o seu bem mais precioso nesta vida, que Ele seja o ar que você respira e que os seus pensamentos, palavras e ações sejam agradáveis a Deus.Deus o abençoe em nome de Jesus,

tambem msg tirada do blog
de vanessa oliveira. . . . . . . .
muito edificante. . .
O deserto
O deserto, diferentemente do que alguns podem pensar, não é um lugar de solidão, mas, sim, de encontro. É na experiência do deserto que somos levados a nos encontrar com nós mesmos e com Deus. Sem dúvida, é estranho imaginar que não nos conhecemos. Afinal, convivemos com nós mesmos o tempo todo! Contudo, geralmente nos esquecemos de que o nosso coração é extremamente enganoso. Por vezes sem conta, ele nos prega peças, ele nos engana, ele nos ilude, ele nos faz pensar que somos o que não somos e que temos o que não temos.Muitas pessoas são levadas a imaginar que são boas porque fazem coisas boas. Contudo, o que muitas pessoas podem não perceber é que fazem coisas boas, não por causa dos outros, mas, sim, por causa delas mesmas. Ajudam os outros por egoísmo ou vaidade: ou querem aliviar a consciência de alguma culpa ou desejam ser admiradas pelo que fazem. Outros, por sua vez, podem ajudar por simples motivação política, e, não, porque amam alguém e se importam com o povo.Por isso a experiência do deserto é fundamental para a caminhada cristã. Enquanto o coração tenta nos esconder de nós mesmos, Deus usa o deserto para nos levar ao encontro daquilo que realmente somos. Percebemos que aquilo que imaginávamos ser não é aquilo que realmente somos. No deserto, nós somos desmascarados e as realidades mais escondidas do nosso coração são trazidas para fora. Aqueles quartos da nossa alma, que durante anos permaneceram fechados e “protegidos” pela escuridão, têm as suas portas abertas e seus segredos revelados.A ira, outrora oculta, é revelada. A ansiedade, antes guardada na escuridão, vem para fora. A arrogância, que antes se escondia atrás de uma falsa humildade, vêm à tona. O medo, que se ocultava atrás de vestes de coragem, mostra a sua força. A liberalidade, que parecia tão altruísta, mostra-se como fruto do egoísmo. A santidade, que parecia motivada por amor a Deus, revela-se motivada pelo apego ao legalismo. No deserto, as portas do coração são escancaradas e o manso pode revelar-se iracundo; o tranquilo, ansioso; o humilde, arrogante; o corajoso, cheio de medo; o altruísta, egoísta; e o santo, legalista.Quando o povo de Israel estava para entrar na Terra Prometida, o Senhor lhes falou sobre o deserto como esse lugar de encontro do homem consigo mesmo: “Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos” (Dt 8.2).Não era Deus quem precisava conhecer o coração dos israelitas. Deus conhece todas as coisas, inclusive as profundezas do coração do homem. para o deserto. Mas eram os israelitas quem precisavam se conhecer a si mesmos. E por isso, Deus os levou ao deserto! Eles precisavam descobrir quem eles realmente eram! Eles não se conheciam de fato!Depois de terem saído do Egito, os israelitas fizeram aliança com Deus e proclamaram em alta voz que eram e sempre seriam fiéis e obedientes a Deus. Contudo, a experiência do deserto revelou o contrário acerca desses homens e mulheres. Repetidas vezes, eles mostraram que, no seu coração, eles eram murmuradores, inconstantes e desobedientes. O deserto foi o lugar onde os israelitas puderam saber quem eles realmente eram e o que estava guardado em seus corações.Por outro lado, o deserto é também o lugar do encontro com Deus. É somente nesse lugar onde as nossas fraquezas são expostas, as nossas forças se acabam, os nossos argumentos cessam, a nossa beleza vai embora, o nosso dinheiro desaparece, os nossos limites são revelados e a nossa humanidade se manifesta; é somente nesse lugar que reconhecemos a nossa necessidade de Deus. E, para a nossa surpresa, os nossos olhos são abertos para percebermos que Deus sempre esteve ali, do nosso lado, aguardando o momento em que buscaríamos por Ele. O deserto é o lugar onde percebemos que Deus está sempre perto e sempre disposto a graciosamente se encontrar conosco.

esta mensg. foi tirado do blog de minha,
amiga co coraçao,(vanessa oliveira)
em 14/01/2010.
Related Posts with Thumbnails